A elaboração de um projeto hidráulico demanda um tempo considerável. Além da concepção do projeto em si, o projetista ainda tem que fazer o dimensionamento da tubulação de acordo com a vazão necessária nos pontos de utilização, assim como das pressões mínimas e máximas conforme a recomendação normativa.
Existem muitos outros detalhamentos, entre eles, o conjunto de bombas hidráulicas que será adotado na edificação. Diante da complexidade de elaborar um projeto de qualidade, existe um bom motivo para usar um software hidráulico: a automatização. Confira o que um programa especializado pode fazer de forma automática, garantindo qualidade técnica e precisão.
Dimensionamento da rede hidráulica.
É baseado na velocidade de escoamento, que se obtém ao somar as vazões das peças hidráulicas e o diâmetro adotado para a tubulação. Já o dimensionamento dos condutos considera o “consumo máximo possível”, no qual se soma diretamente as vazões das peças. Ou adota-se o critério do “consumo máximo provável”, onde a vazão é obtida por meio da fórmula que multiplica a raiz quadrada da somatória dos pesos por 0,3.
As tabelas com os valores de vazões e pesos são desnecessárias com o uso do software hidráulico, porque nele existem cadastros com todas as informações indispensáveis para o dimensionamento da rede. A partir do desenho elaborado, o software se encarrega de efetuar a obtenção dos dados, proporcionando o cálculo completo da rede hidráulica de uma edificação com base no critério adotado pelo projetista.
Lançamento da tubulação.
Um dos maiores trabalhos para o projetista hidráulico é a geração dos detalhamentos, entre eles, desenhos dos detalhes isométricos, detalhamento em planta, cortes e esquemas verticais. Esse processo complexo pode ser resolvido facilmente com o programa especializado. Atualmente, é possível definir apenas o perímetro do ambiente, clicar próximo à posição das peças hidráulicas e obter automaticamente todo o lançamento da tubulação. O software inclui também os pontos de utilização nas suas devidas elevações. Ou seja, o projetista consegue, em poucos cliques, definir os detalhes isométricos e demais desenhos a serem apresentados no projeto.
Verificações de pressões.
Para se chegar no valor final da pressão de um ponto de utilização é necessário efetuar um dimensionamento detalhado, desde o ponto inicial de abastecimento, normalmente um reservatório, até o ponto final de consumo. Neste percurso, várias informações devem ser consideradas como, por exemplo, a altura geométrica, o comprimento equivalente das conexões e a rugosidade do material.
Automatizando o procedimento, a pressão é medida em qualquer uma das conexões hidráulicas do projeto. O projetista pode escolher as fórmulas de Hazen-Williams, Fair-Whipple-Hsiao ou a Universal. Nas verificações de pressões feitas por um programa, é possível também checar problemas de pressões excessivas e pressões inferiores ao limite, tanto na rede como nos pontos de utilização.
Dimensionamento do sistema de recalque.
Para definir a bomba hidráulica, o projetista precisa coletar muitos dados, como o volume a recalcar, o cálculo da altura manométrica com base no desnível geométrico da rede e as perdas de carga ao longo do trajeto. Ao realizar o dimensionamento da bomba com auxílio de um software especializado, o resultado ganha mais precisão, pois é feito baseado no cruzamento da curva do sistema hidráulico com a curva da bomba hidráulica. Isso ajuda o projetista a encontrar o ponto de operação da bomba com o melhor custo beneficio para a edificação.
Viu como é possível automatizar processos com um software hidráulico especializado e ainda ganhar qualidade técnica? Investir em um programa para otimizar a rotina do projetista é uma atitude importante para quem quer se manter competitivo no mercado. Pesquise os softwares disponíveis e a credibilidade da empresa fornecedora para fazer um investimento certeiro.
Ficou com alguma dúvida sobre por que usar software hidráulico para criar projetos de qualidade? Deixe sua pergunta na área de comentários.