Como já notamos no último post, a instalação dos hidrômetros individuais em edificações multifamiliares é uma providência justa para a medição e cobrança da água utilizada em cada apartamento. Desta forma, os moradores que gastam mais são incentivados a diminuir o consumo.
Entretanto, há certa variedade de hidrômetros individuais no mercado que funcionam segundo aplicações diferentes, como ocorre com os medidores unijato e multijato.
Você também pode se interessar:
4 passos para reduzir o consumo de água em edificações
Instalações hidrossanitárias: Dicas sobre as declividades aplicadas nos projetos
Além disso, para o correto dimensionamento e a aplicação de hidrômetros individuais em cada um dos casos, é necessário considerar aspectos como:
- Vazão;
- Localização;
- Cálculo de perda de carga.
A fim de que se compreenda melhor tais características, elaborei umeBook em que explico a aplicação e os cálculos dos hidrômetros individuais, tendo em vista algumas fórmulas e as determinações da NBR.
Baixe gratuitamente o E-book “Como aplicar hidrômetros individuais em edificações” e entenda.
Se você preferir ver tudo isso na prática, gravei um webinar em que abordo esse assunto, além de realizar os dimensionamentos com a ajuda de uma plataforma computacional, o QiHidrossanitário. Clique aqui para assistir ao webinar.