AltoQi - Conhecimento em projetos de edificações e gestão digital da construção

Como criar um portfólio de sucesso na engenharia civil - AltoQi

Escrito por Anna Oliveira | 09/09/2024 12:10:23

Um dos meios mais rápidos para profissionais da área da construção conseguirem clientes é tendo um portfólio de engenharia civil. Melhor ainda se for no ambiente digital, um meio mais prático e, sem dúvida, o mais utilizado atualmente para exposição de cases. 

O portfólio organizado permite a engenheiros e engenheiras civis alcançarem maior visibilidade e autoridade em seus campos de atuação, e, por consequência, conquistarem clientes alinhados com seu propósito profissional. 

Portanto, tire seus projetos da gaveta – ou da pasta de arquivados do computador - e pare de pensar que eles não são tão interessantes como projetos de arquitetura, por exemplo. 

O trabalho que você executa em projetos complementares devem ser expostos tanto quanto os demais, para sua valorização profissional e para você se destacar no mercado. 

O que é o portfólio de engenharia civil

O portfólio é uma etapa fundamental na construção da marca pessoal. Tem o objetivo de gerar credibilidade e autoridade, para que você seja visto como especialista referência na sua área de atuação. 

Não é difícil fazer um portfólio de projetos de engenharia. Até porque, de forma simples e prática, o seu portfólio nada mais é do que aquilo que já integra a sua rotina:  

  • As ferramentas e habilidades que você utiliza na elaboração dos projetos. 
  • Todos os projetos já criados e em elaboração para os clientes. 
  • As fotos e vídeos que você produz para fazer o acompanhamento das obras.

Sendo assim, o portfólio de engenharia civil pode ser definido como o repositório onde todas essas informações estão centralizadas e organizadas para facilitar o entendimento do seu perfil profissional, habilidades, realizações e resultados. 

Importância da elaboração de um portfólio de engenharia civil

Antigamente, havia poucas opções de profissionais no mercado e isso tornava mais fácil, de certa forma, a decisão a respeito de qual serviço contratar. Mas esse cenário mudou.  

Atualmente, há muita oferta de serviços de engenharia para cada demanda. Afinal, cerca de 40 mil profissionais de engenharia concluem a graduação no Brasil a cada ano, segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). 

Além disso, a tecnologia tem tornado possível contratar profissionais de qualquer lugar do mundo para elaborar um projeto, por exemplo. Nesse contexto, como o cliente pode decidir quem contratar?  

É por isso que ter um portfólio de engenharia civil é tão importante. É a melhor maneira de você se apresentar para um cliente e tornar possível para ele: 

  • Conhecer você profissionalmente. 
  • Saber quais são suas competências e habilidades. 
  • Entender em quais projetos você já se envolveu. 
  • Compreender quais foram os resultados alcançados por você.  

É com base nessas informações que um contratante decidirá sobre ter você como parceiro ou não e é a partir delas, também, que você pode se posicionar de forma mais efetiva no mercado, inclusive dentro do seu nicho de atuação.  

Sendo assim, o portfólio é uma etapa importante na construção da marca pessoal de qualquer engenheiro ou engenheira civil, pois contribui para gerar mais confiança em clientes interessados em seus serviços. É uma forma de transmitir credibilidade como especialista e referência no mercado. 

Dicas para criar um portfólio de serviços de engenharia civil

É muito difícil qualquer profissional de engenharia ter aprendido ainda na graduação como vender projetos, como montar propostas de orçamentos ou como captar clientes. 

Geralmente, a graduação em engenharia foca muito em questões de exatas e lógica, sem mencionar como fazer o marketing profissional. Mas hoje, para se desenvolver em qualquer área de atuação, é necessário saber aplicar essas e outras estratégias para atrair clientes, fazer networking e se diferenciar dos concorrentes. 

O que colocar no portfólio de engenharia civil 

Um erro comum de muitos profissionais é participar de várias atividades e estágios no período de faculdade e não incluir essas informações no currículo profissional.   

Então, a primeira orientação é usar o tempo na graduação para começar a se posicionar como engenheiro, já a partir das oportunidades de estágio, utilizando as redes sociais como canal de disseminação das informações.  

É o primeiro passo para construir um portfólio de engenharia digital e conquistar novos clientes. Com essa e as demais dicas, a ideia é que, com o tempo, você seja reconhecido como um profissional experiente em estruturas, hidráulica ou outra disciplina de projetos.  

Fotos e vídeos 

Fotos e vídeos produzidos durante a elaboração dos projetos e a execução das obras são formatos de conteúdos que podem ser muito bem explorados em um portfólio de engenharia civil.  

O interessante é que as imagens mostrem seu dia a dia profissional e seu processo de criação de projetos e orçamentos, por exemplo. Outra possibilidade é mostrar por meio das fotos e vídeos os cursos, palestras e eventos em que você esteve presente, pois é uma forma de evidenciar sua qualificação profissional. 

Imagens de projetos 

As imagens de projetos elaborados por você ao longo da sua carreira - não importa se ela recém tenha iniciado ou você já seja um profissional muito experiente - são informações essenciais e que, com toda a certeza, devem estar em seu portfólio de engenharia civil.  

O que muitos profissionais fazem é mostrar em uma sequência de fotos ou em uma edição de vídeo o antes, o durante e o depois dos empreendimentos. Não importa que você esteja repetindo uma fórmula. Afinal, é algo que as pessoas gostam de ver, além de ajudá-las a entender melhor como é o seu trabalho em todo o ciclo da obra. 

Ferramentas 

Na hora de pensar em como montar um portfólio de engenharia, não se esqueça de incluir também todas as soluções tecnológicas que você usa para fazer seus projetos, planejamento, orçamentação e gestão de obra.  

Melhor ainda! Produza vídeos demonstrativos de como você trabalha ou resolve problemas comuns – e até mesmo inesperados – aplicando soluções como AltoQi Eberick, AltoQi Builder, AltoQi Visus, Revit, Autocad e outros. 

Algo muito importante se você quer se destacar como um especialista em BIM é usar o portfólio de engenharia civil para mostrar como você aplica a metodologia na prática na sua rotina de trabalho e quais são os resultados que obtém com o uso do BIM.  

Experiência profissional e formação 

O portfólio de engenharia civil não é o currículo profissional, mas certamente pode complementar de maneira visual e até de forma mais aprofundada algumas das informações que constam no documento. Por isso, use o portfólio também para mostrar suas experiências profissionais, acrescentando resultados e – por que não? - depoimentos de quem já trabalhou com você.  

Incluir sua formação profissional no portfólio também é interessante. Ainda mais se considerar que, muitas vezes, o portfólio é consultado antes mesmo do currículo. Então, você já aproveita o espaço para ter uma breve apresentação sobre sua carreira, especializações e outras informações relevantes. 

Como criar um portfólio de engenharia civil mais atraente 

As pessoas tendem a buscar meios de validar as decisões que elas têm que tomar. Então, quanto mais estruturada estiver a sua imagem profissional, maiores serão as suas oportunidades de negócios.  

Por isso, invista na criação do seu portfólio antecipadamente, para que no momento da venda sua autoridade "fale por você".   

Mas lembre-se disso: as pessoas estão em busca de resultados verdadeiros. É isso o que você precisa mostrar em seu portfólio de engenharia civil para gerar negócios. 

Tire fotos com qualidade 

As pessoas são visuais, portanto, produza imagens que chamem a atenção.  Evite tirar fotos com pouca iluminação e preste atenção aos ângulos. Uma dica é fotografar a mesma cena mais de uma vez e em diferentes perspectivas para ter opções e poder escolher a melhor imagem. Na dúvida, peça a opinião de outra pessoa, uma que você considere que tem um bom senso estético. 

Crie sua marca 

Um detalhe que faz a diferença em seu portfólio de engenharia civil é inserir em cada foto ou vídeo a sua marca. Assim, você informa indiretamente para o seu público que aquelas imagens foram realmente feitas por você e referem-se aos seus projetos, e que nada foi retirado de outras fontes na internet. Com isso, você ganha credibilidade. 

Renderize seus projetos  

Uma boa prática, que prende muito a atenção, é disponibilizar uma versão virtual realista de um projeto, antes mesmo de iniciar a obra no canteiro. O pulo do gato aqui é ter essa versão e a imagem real para comparação. Isso comprova que a obra é planejada com tecnologias modernas, conforme foi projetada e atrai a atenção de possíveis contratantes. 

Invista em conhecimento 

É um erro considerar que o conhecimento da graduação basta para atuar na construção civil. O fato é que muitas universidades estão, ainda, em fase de adaptação frente ao cenário da transformação digital. Por isso, é preciso que os profissionais busquem especializar-se para se destacarem no mercado. 

Mostre em seu portfólio, de forma prática, que você é um engenheiro atualizado, com conhecimento e domínio das mais novas tendências do mercado da construção civil. Vá além da exposição do certificado e mostre como você faz projetos em BIM, por exemplo, em vídeos curtos e fáceis de entender. 

Faça boas parcerias 

Na busca sobre como fazer um portfólio de engenharia civil, não podem faltar as boas parcerias de negócio. Principalmente porque ainda não há propaganda melhor do que o boca a boca.  

Mesmo com todas as estratégias de marketing disponíveis, muitas vezes o que gera mais e melhores clientes é a indicação, a recomendação de alguém que já utilizou os seus serviços.  

Portanto, faça seu networking e escolha bem os seus parceiros na construção civil. Muitos profissionais se conectam pela Bilds, que aproxima especificamente especialistas de todas as áreas da construção civil.  

Ao atrair e fechar parcerias valiosas você consegue fazer com que o seu próprio parceiro faça propaganda do seu trabalho. 

Cuide do relacionamento com o cliente 

Além dos parceiros de negócios, os clientes têm um grande valor na criação do portfólio de projetos de engenharia civil. O bom trabalho que você executa e a atenção que você dá para cada pessoa é o que faz com que seus clientes não só indiquem você, mas aceitem que o projeto esteja em seu portfólio.  

Valorize seu cliente do início ao fim. Peça sempre feedback e perceba o quanto ele está satisfeito. Isso dará abertura para você convidá-lo para gravar um depoimento em vídeo ou escrever um texto contando sobre a experiência de ter contratado seu serviço. 

Onde fazer um portfólio de projetos de engenharia 

Para que seu portfólio possa ser usado para atrair clientes, fechar negócios e até mesmo conseguir um emprego na construção civil, é preciso criá-lo na ferramenta certa. 

Muitos portfólios de engenharia civil são feitos em PDF e publicados na internet, em ferramentas como o Issuu e o Pinterest. De fato, hoje, a forma de entregar o portfólio para os clientes está muito mais fácil por intermédio dos meios digitais. 

O problema é que muitas plataformas não são nichadas e você dependerá de a pessoa fazer uma busca na internet para talvez encontrá-lo. Ou então, você mesmo terá de fornecer o link em outros locais, como as suas redes sociais, para receber visitas e ter a chance de demonstrar o seu trabalho. Isso pode ocupar um tempo que talvez você não tenha. 

É por isso que surgiu a Bilds, uma rede profissional exclusiva para quem trabalha no ecossistema da construção civil. Além de ser um espaço para conexão, a plataforma social permite a você criar uma galeria exclusiva com os seus projetos e ainda disponibilizar uma forma de as pessoas pedirem um orçamento diretamente do seu perfil profissional, encurtando o caminho para a realização das melhores parcerias. 

Invista o seu tempo em estruturar um portfólio de engenharia civil na Bilds para aumentar sua visibilidade e gerar mais negócios.