Todo profissional da engenharia civil, assim como os de qualquer outra área, em início de carreira – ou com alguns anos de experiência -, se vê frente às seguintes perguntas: como captar clientes? Como se apresentar para o mercado?
A resposta, segundo o engenheiro civil Marcelo Akira, dono de um canal no YouTube com mais de 340 mil inscritos e de um Instagram com mais de 95 mil seguidores, é posicionamento.
Para o marketing nas redes sociais funcionar e gerar negócios, é importante ter um foco. Muitos engenheiros, especialmente em início de carreira, fazem de projeto de prevenção contra incêndios a reformas residências. Ser tão generalista nem sempre é tão bom assim. Fazer uma única coisa, bem-feita, é o que pode te levar para o crescimento e o sucesso.
Contudo, para chegar lá é preciso que as pessoas saibam qual é a sua especialidade, conhecer você como profissional para contratar seus serviços. É aí que entram as estratégias de marketing nas redes sociais. Acompanhe as dicas para acertar no planejamento e ver sua receita aumentar!
O que é marketing nas redes sociais
O marketing nas redes sociais é muito mais do que apenas abrir uma conta no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, YouTube, Bilds e afins.
Ter esses canais inativos significa que você não está nem perto de fazer marketing digital. Afinal, para o marketing para engenheiros funcionar nas redes sociais é preciso promover os seus serviços, ter uma presença digital capaz de ampliar os seus contatos e, por consequência, as oportunidades de negócios.
Portanto, o marketing nas redes sociais para engenheiros são as diversas ações que você executa nas diferentes mídias sociais para o seu público conhecer você e o seu trabalho. Isso exige planejamento, constância e consistência. Não adianta fazer uma publicação hoje no YouTube e outra somente daqui a três meses, por exemplo.
Para o marketing nas redes sociais dar resultado para os engenheiros, é preciso tempo e dedicação. Por isso, a dica é você pensar no seu plano de marketing nas redes sociais, considerando por quais canais irá começar. Escolha aqueles que são mais fáceis de você compartilhar conteúdo. Depois, você pode ampliar sua estratégia para as outras redes.
Porque fazer marketing nas redes sociais para engenheiros
As pessoas, hoje, têm um poder na mão, que é o telefone celular. É por onde a maioria acessa as redes sociais. Com isso, elas têm total controle sobre o que querem consumir de conteúdo.
Não fazer marketing nas redes sociais é deixar de aproveitar a chance de estar em contato com o maior número de pessoas possíveis praticamente ao mesmo tempo e de iniciar um relacionamento mais próximo com quem pode estar interessado nos seus serviços.
Potencializar o marketing por meio das redes sociais permite aos negócios de engenharia progredirem. Marcelo Akira conta que obteve o dobro de crescimento dois anos depois de decidir começar a investir em posicionamento nas redes sociais, como conta nesta aula sobre Instagram e YouTube para engenharia, disponível no canal da AltoQi:
Para que serve o marketing nas redes sociais
De nada adianta ter um perfil profissional nas redes sociais, com a melhor logomarca, um nome de empresa muito bem elaborado por uma agência de marketing se você, enquanto engenheiro, não se comunica com as pessoas e nem se relaciona com elas nas suas redes sociais.
A forma como é feito o marketing de conteúdo nas redes sociais hoje tem principal objetivo impactar as pessoas. Ganha mais quem consegue solucionar um problema que elas provavelmente têm.
Para isso, é preciso conversar com as pessoas. Iniciar a relação a partir das possibilidades que as redes sociais oferecem. Afinal, pessoas gostam de conversar e se relacionar com pessoas. Quando essa conexão se estabelece, começam a ser feitos alguns contatos e parte deles se revertem em oportunidades de negócios.
Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais
Além de alavancar oportunidades, o marketing digital nas redes sociais permite difundir os conhecimentos, gerar forte impacto e fazer com que aquilo que os engenheiros têm como meta profissional ou até mesmo propósito de vida, - e também vivenciam no dia a dia da engenharia civil -, possa ser compartilhado com um número maior de pessoas.
Mostrar para as pessoas, que de alguma forma chegam às suas redes sociais, quem é você, o que você faz, qual é a sua especialidade na engenharia civil e todos os serviços que oferece é o primeiro passo da sua estratégia de marketing nas redes sociais. É dessa forma que você começa a criar laços de confiança e a construir sua credibilidade.
Defina qual é o seu propósito de vida
O propósito nada mais é do que a forma como você ajuda as pessoas a realizarem os seus desejos. No caso do engenheiro civil Marcelo Akira, o propósito dele é melhorar a qualidade das construções residenciais no Brasil. É isso o que ele se propõe a fazer a tanto tempo.
A partir disso, você pode ter uma ideia do que te inspira a fazer o que você faz todos os dias. Ao encontrar essa motivação, você pode usar as redes sociais para dividir o que faz e multiplicar conhecimento. Assim, outras pessoas poderão se espelhar em você e, além disso, aquelas que se identificarem poderão entrar em contato para formalizar parcerias. Afinal, a partir do momento que você mostra que de fato consegue auxiliar, o mercado responde positivamente.
Determine qual será a oferta para o mercado
A engenharia civil é um universo muito vasto. É possível projetar de casas residenciais a hidrelétricas. Por isso, escolher um nicho e investir no marketing nas redes sociais para engenheiros nesse mercado pode ser uma possibilidade maior de negócios para você.
Uma boa forma de determinar qual será sua oferta para o mercado pode ser o que você mais gosta de fazer na engenharia. É trabalhar com novas tecnologias? Então, talvez você possa se especializar em projetos em BIM. O importante é explorar o que mais te agrada e, caso possível, o que poucas pessoas estão oferecendo no mercado, pois assim a chance de se destacar é maior.
Conheça o seu público
A definição do seu propósito e da oferta para o mercado são duas informações da estratégia de marketing para as redes sociais que facilitam, muito, a compreensão sobre qual é o seu público. Porque a pessoa que quer um projeto em BIM, por exemplo, não será a mesma pessoa interessada em como fazer o financiamento da casa própria.
Com essa delimitação, você poderá estudar o tipo de informação que mais pode interessar às pessoas com quem você quer falar. Saberá qual o melhor formato de conteúdo para compartilhar e a linguagem mais adequada para transmitir informação.
Posicione-se sobre quem é você
Ainda existe uma crença de que o profissional não se mistura ao pessoal. Mas as conexões não se fortalecem se as pessoas não conseguirem saber quem é você de verdade, então, mostre-se, como engenheiro e como pessoa.
Publique um bom trabalho que te gera satisfação e orgulho, traga opiniões dos seus clientes, mas também mostre o que te torna o profissional que você é: sua família, as pessoas que você ama, as viagens que você faz, os livros que você lê? Tudo isso também gera engajamento, aproxima e pode trazer um bom retorno para os negócios, por mais incrível que pareça.
Planeje como transmitir sua mensagem
A forma como você expressa suas ideias, como comunica os seus pensamentos para as outras pessoas, faz toda a diferença na maneira como elas irão entender aquilo que você quer transmitir.
De nada adianta criar o melhor vídeo se a pessoa que estiver assistindo não entender a mensagem que você quer passar. Portanto, invista um tempo entendendo o seu público. Isso ajudará a compreender qual é a melhor forma de você se expressar.
Como funciona o marketing nas redes sociais
O marketing nas redes sociais é uma ferramenta que dá aos engenheiros a oportunidade de se tornar mais íntimo das pessoas, a possibilidade de se tornar mais próximo do seu público e de demostrar o dia a dia profissional e pessoal.
Mas para gerar o retorno esperado em negócios, é fundamental você saber qual é a dinâmica de cada mídia para acertar na forma de se comunicar em cada uma delas.
YouTube
As pessoas que mais usam o YouTube são aquelas que querem aprender sobre algo e usam a rede social como meio de pesquisa.
O engenheiro civil Marcelo Akira revela que 32% das pessoas chegam até o canal a partir de uma busca no Google.
Isso mostra que as pessoas utilizam a rede social para sanar suas dúvidas e que esse é o principal tipo de conteúdo para ser publicado no YouTube.
Muitos engenheiros perdem essa oportunidade por preocupação em entregar suas estratégias para a concorrência. A questão é saber onde está o seu foco. Caso o propósito seja ajudar um possível cliente, esta é a melhor forma de fazê-lo chegar até você: compartilhando todo o seu conhecimento para gerar credibilidade e confiança.
O Instagram é uma ferramenta totalmente dinâmica. No começo foi muito utilizada como passatempo, mas hoje também é uma ferramenta de negócios.
Muitos perfis profissionais surgem no Instagram a cada dia e os engenheiros não podem ficar de fora dessa rede social.
O segredo para se sobressair no Instagram é tornar o conteúdo atrativo, ou seja, mostrar para o seu público coisas pelas quais ele realmente se interessa.
Vídeos mais técnicos dificilmente têm a mesma aderência de vídeos que demonstram situações práticas do dia a dia, conta Marcelo Akira neste vídeo sobre o poder das redes sociais na engenharia:
Criar conteúdos que são de fato relevantes para a audiência é uma questão de teste. Nem sempre aquela grande aposta será a que irá ter mais engajamento. Mas isso só é possível descobrir fazendo, avaliando os resultados e tentando novamente até acertar na fórmula.
Há quem acredite que o Facebook é uma rede social quase obsoleta, frente às mídias mais recentes. Mas se considerar que existem mais de dois bilhões de usuários ativos na rede, segundo relatório divulgado pela Meta no final de 2023, ainda é uma mídia que pode gerar bons negócios se bem utilizada.
A questão é saber se o seu público está no Facebook para valer a pena incluí-lo no planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais.
Conforme um levantamento feito em janeiro de 2024, cerca de 28% das pessoas que usam o Facebook no Brasil possuem entre 25 e 34 anos, e 29% dos usuários está acima dos 45 anos.
Então, sendo esse um público que você deseja impactar, pense na oferta de conteúdos para quem é usuário dessa rede. Lembre-se de qual é o seu propósito, como espera que a sua mensagem seja recebida e arregace as mangas para produzir vídeos, imagens, stories para engajar e serem compartilhados pelo público.
X (ex-Twitter)
Quando o assunto é como fazer marketing nas redes sociais, há que se considerar o X também - ou o Twitter para os mais apegados.
A principal característica dessa rede é acompanhar os acontecimentos em tempo real - por isso ela é considerada muito dinâmica - e promover grandes discussões. É um ambiente propício para criar conexões.
No X é possível publicar texto, imagem e vídeo. No formato texto, sua mensagem precisa ser passada em 280 caracteres. Por isso, cada publicação precisa ser muito bem pensada.
Por causa dessa limitação, muitos usuários criam threads (ou “fios”) para abordar de forma mais extensa alguns assuntos e gerar conversas mais profundas. Aquelas que despertam muito interesse podem chegar aos trending topics, ou seja, a lista de assuntos mais falados na rede social.
O público no X é um dos mais fiéis de todas as redes e gostam de temas próximos da vida real, sem os filtros do Instagram ou a linha profissional do LinkedIn, o que pode ser muito explorado por profissionais de engenharia. A questão é investir no relacionamento com as pessoas, participar das conversas relevantes para o negócio e gerar valor para os usuários.
- seu site ou redes sociais;
- o endereço de atendimento;
- o e-mail de contato;
- os seus serviços;
- o horário de atendimento.
Com o WhatsApp também é possível criar comunidades para discussão e listas de transmissão a partir de tags, que nada mais são do que marcadores que permitem organizar as conversas entre clientes, fornecedores, parceiros, etc.
Para facilitar, é até possível criar respostas rápidas e padronizadas para as perguntas mais corriqueiras. Só tenha cuidado quanto a isso porque as pessoas ainda preferem conversar com pessoas. Então, deixe o texto o mais "humano" possível.
As respostas automáticas também são uma forma de dar atenção a quem entra em contato com você em momentos em que não é possível realizar o atendimento. Mas não espere, apenas, que as pessoas tomem a iniciativa. Utilize os contatos que você já tem para traçar uma estratégia de compartilhamento de informações. Planeje os tipos de conteúdo e os dias e horários de envio.
O mais importante! Sempre que uma pessoa entrar em contato, responda a ela de alguma forma. O WhatsApp é considerado uma rede muito pessoal, em que as pessoas esperam retorno rápido. Receber a mensagem em um dia e deixar para responder só no dia seguinte pode significar uma perda de negócio relevante para você. Por isso, tenha cuidado como o marketing no WhatsApp, pois a qualidade da interação é muito valiosa nessa rede.
TikTok
O TikTok é uma rede social relativamente nova que conquistou os usuários pelos vídeos curtos e divertidos. Mas como todas as demais redes sociais, o TikTok se transformou também em um meio de divulgação de negócios e marcas.
Portanto, se você quer fazer marketing nas redes sociais, deve considerar criar uma conta no TikTok, que já tem dado um bom retorno para muitos negócios. Contudo, considere antes as peculiaridades da rede para não correr o risco de falar com um público que não se conecta com você.
Os usuários do TikTok são, principalmente, jovens da geração Z, com idade entre 16 e 24 anos. A ideia principal é disponibilizar na rede vídeos curtos, de no máximo 10 minutos. A maior parte aborda dicas práticas e rápidas sobre o negócio e mostra os bastidores do trabalho. Porém, há muito para explorar.
Conteúdos originais, criativos, úteis ao público-alvo são os com maior chance de engajamento no marketing nas redes sociais para engenheiros - e não seria diferente no TikTok. É a melhor maneira de se diferenciar da concorrência e impactar as pessoas com a sua mensagem e o seu propósito.
O LinkedIn é uma rede social profissional. O que isso quer dizer? Que no LinkedIn você não vai publicar sobre o passeio que fez no fim de semana com a família, como pode fazer no Instagram. As publicações no LinkedIn são mais direcionadas a cases, a como você vence dificuldades que aparecem no seu dia a dia de trabalho.
Por exemplo, vamos imaginar que você tem problema para orçar suas obras e os custos sempre excediam o que estava previsto, até que você descobriu um software para fazer gestão de custos e orçamentos e, com isso, a diferença entre o orçado e o realizado diminuiu drasticamente. É esse tipo de informação que você pode compartilhar no LinkedIn, que demonstra sua eficiência e criatividade para resolver as dificuldades.
O LinkedIn é uma vitrine e um meio para fazer relacionamento, capaz de gerar tantos negócios quanto as outras redes, desde que você saiba acertar no tom das informações que compartilha e utilizar corretamente os recursos da ferramenta.
O interessante é que o próprio LinkedIn oferece cursos gratuitos para profissionais e empresas saberem como se destacar na plataforma.
Bilds
A Bilds é a primeira rede social voltada especificamente para o cenário da construção civil. É um ambiente para conectar profissionais do ecossistema e gerar oportunidades de negócios. Nela estão desde arquitetos e engenheiros, até fornecedores e construtoras.
É possível aproveitar toda essa base de portfólios de profissionais da construção civil de todo o Brasil nas estratégias de marketing nas redes sociais para engenheiros. Principalmente porque a Bilds se propõe a permitir localizar e contratar profissionais especializados. Por isso, pode ser o local ideal para publicar seus projetos e divulgar seu trabalho.
Na Bilds você pode montar a sua própria galeria de projetos, como uma vitrine do seu trabalho, permitir que as pessoas da rede peçam um orçamento a você diretamente no seu perfil profissional, encurtando o caminho da negociação, fazer publicações sobre assuntos relevantes para o ecossistema da construção e, assim, provocar discussões com a comunidade, além de criar um perfil para a empresa, caso preferir.
A rede também oferece um marketplace para oferta de produtos. É muito fácil entrar na Bilds. Basta criar uma conta para aproveitar todos os recursos e mais uma oportunidade de fazer marketing em uma rede social inovadora.