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Parte 01:
Parte 02:
Inicialmente, é preciso entender o que é e como enviar uma proposta de valor. Esse documento é uma exposição do custo-benefício que será entregue ao cliente e um motivador para a concretização da parceria. Trata-se do por quê uma pessoa deve contratar um profissional, em detrimento de outro. E não menos importante, a proposta de valor visa destacar os diferenciais de mercado que um profissional tem a oferecer.
Para iniciar uma proposta de valor, é importante que você saiba quem é o seu cliente e quais são as necessidades dele. É preciso, também, conhecer os seus concorrentes: o que eles oferecem? Como eles se propõe a solucionar a dor de um possível cliente?
Sendo assim,
- investigue o seu público-alvo e
- Investigue os seus concorrentes.
A proposta de valor é aquilo que diferencia a sua empresa das demais. Caso você já tenha fechado negócios anteriormente, converse com estes clientes e pergunte quais foram os fatores determinantes que os fizeram optar pelo seu serviço.
Conhecendo a concorrência e as necessidades do possível cliente, pegue um papel e anote algumas questões:
- quais produtos ou serviços eu ofereço?
- Dentre as atividades que eu desempenho, o que eu faço bem e que meu cliente precisa?
- O que eu posso entregar de valor que a concorrência não oferece?
Esta última pergunta pode estar relacionada ao tipo de entrega, à disponibilidade de tempo, horários flexíveis, um espaço físico para as reuniões, reuniões online… liste os benefícios focando nas necessidades do cliente.
Você deve se questionar, também:
- quais dificuldades eu resolvo?
- Quais benefícios eu proporciono?
- Quais os principais serviços que eu ofereço?
Com as respostas em mãos, você pode iniciar a redação da sua proposta de valor.
A seguir, acompanhe algumas sugestões para esta etapa.
Título
Crie um título curto e que chame a atenção do cliente. Esta frase deve sintetizar a principal vantagem do seu produto ou serviço em relação à concorrência.
Introdução
Nesta etapa, inicie com duas ou três linhas que expliquem a mensagem do título. É o momento para abordar o que você faz, para quem é o seu produto ou serviço e quais são as principais vantagens que você proporciona para os clientes.
Em seguida, utilize marcadores para listar os benefícios oferecidos por você e por sua empresa. A intenção é apresentar itens curtos, dispostos em lista,com uma apresentação direta e clara das vantagens da proposta.
Apresentação da equipe
Após finalizada a introdução, faça uma breve apresentação da equipe que irá desenvolver os serviços propostos.
Apresente soluções
Retome o que foi pedido. Apresente a solução proposta e o planejamento da aplicação do serviço/produto/consultoria que está sendo oferecido. Como vai ser entregue? Qual é a estimativa de prazo de entrega? O cliente precisa fazer algo durante este meio tempo para que o serviço seja concluído?
Mostre resultados
Caso você tenha trabalhos anteriores semelhantes, traga algumas imagens e breves explicações das soluções adotadas para que o cliente consiga visualizar o que será entregue de forma prática.
Seja objetivo nas suas argumentações e facilite ao máximo a leitura do possível cliente. Vá visitá-lo, leve amostras, infográficos, esquemas, plantas, maquetes, faça videoconferências, se necessário.
Adote uma linguagem amigável
Evite usar termos muito técnicos, ou quando usá-los, inclua uma breve explicação do que se trata. Seu cliente sabe o que é uma superestrutura? O que é o dimensionamento de uma rede em anel? O que é pensado em um projeto de cabeamento estruturado? O que é uma rede de gás intercambiável?
Mantenha uma linguagem clara e objetiva durante todo o texto. Dificilmente alguém vai ver valor e se sentir atraído a pagar por algo que não sabe o que é ou para que serve.
Facilite e decisão de compra
Facilite o entendimento da sua proposta para que seu possível cliente faça o menor esforço possível para tomar a decisão de compra. Dê a ele a segurança de estar fazendo a escolha certa.
Finalize a sua proposta de valor com um resumo do que foi abordado, trazendo novamente as palavras-chave da proposta. E, por fim, disponibilize diferentes canais de contato, para que o cliente possa tirar dúvidas.