Começar a trilhar um caminho de sucesso na elaboração de projetos estruturais é um percurso difícil e cheio de dúvidas. Como em todo ramo em que se almeja o sucesso, a criação de uma rotina de trabalho é essencial para que os projetos elaborados sejam cada vez mais eficientes, seguros e principalmente econômicos para o empreendedor.
No entanto, como se destacar em um mercado tão competitivo como o de projetos estruturais? E como superar a barreira de quem tem pouca ou nenhuma experiência nesse sentido? Sem dúvidas, a experiência é um fator que auxilia bastante na concepção de projetos estruturais. No entanto, a necessidade constante de certificar-se do que está sendo considerado, gerada pela inexperiência, pode se tornar um poderoso aliado nesse mercado.
Falaremos nesse e nos próximos tópicos o que podem ser diferenciais para o profissional que deseja iniciar ou retomar a carreira de um projetista de projetos estruturais.
O primeiro passo para concepção de projetos estruturais eficientes é — e quem diria — a fundamentação do seu projetista. Saber os reais motivos que estão o levando a trilhar esse caminho forma uma base segura que certamente resistirá aos percalços da construção de uma carreira sólida. Você pode ler sobre os requisitos para atuar com projetos estruturais clicando AQUI.
Com isso considerado, o próximo passo consiste em aplicar o que foi absorvido na faculdade no mercado de trabalho. Como dica, comece realizando os projetos que você se sente confortável. Se não possui muita experiência opte por projetos menores. Após muita prática nesses projetos, você criará uma sensibilidade estrutural, que lhe permite prever quais são os resultados esperados para determinado projeto. Somente após adquirir essa habilidade, você deve passar aos projetos maiores.
Lembre-se que projetos estruturais não são apenas pilhas de plantas, cálculos e desenhos. Os projetos estruturais têm por sua finalidade garantir que a estrutura mantenha-se estável e segura, suportando todas as cargas que se destinam a ela, sem apresentar deformações e patologias que impeçam seu uso adequado. Um projeto eficiente evita ainda desperdício de materiais e orienta a execução para que não tenha improvisação no canteiro de obras, através de compatibilização com os demais projetos e projetistas.
Outro diferencial para o profissional que quer trabalhar com projetos estruturais é compreender as reais necessidades do seu cliente. Pensar no futuro do empreendimento, na redução de insumos da obra e principalmente, prevendo um tempo de execução que seja alcançado são soluções de excelência na hora de um projeto, que cativam e satisfazem o contratante. Com isso realizado, o cliente faz suas indicações e fica muito mais fácil conseguir um novo projeto.
Portanto, independentemente do tamanho e se é ou não seu primeiro projeto, elabore-o com maior eficiência possível e demonstre segurança na sua proposta de solução.
No próximo tópico, continuaremos falando sobre como elaborar projetos estruturais com eficiência e segurança, abordando os problemas mais comuns em projetos estruturais.