Na engenharia estrutural, a segurança e confiabilidade das obras é garantida pela precisão. Um erro de cálculo ou um projeto mal elaborado pode ter consequências graves. Ninguém quer que isso aconteça. Por isso, é importante usar ferramentas como o checklist para projetos estruturais para organizar a rotina de trabalho.
O checklist permite que cada detalhe do projeto seja revisado com cuidado e ajuda a organizar os entregáveis, garantindo a qualidade do trabalho e a tranquilidade de todos os envolvidos.
Utilizar o checklist também facilita a identificação das atividades mais importantes e urgentes, saber em que parte do projeto focar primeiro e fazer com que as atividades sejam feitas de forma eficiente, sem se perder em detalhes irrelevantes.
Para elaborar o checklist é preciso considerar quais são as metas, qual é a metodologia para acompanhar o progresso de cada etapa e quais são os prazos. Para agilizar, é possível fazer o download gratuito do Checklist para Projetos Estruturais, criado pelos especialistas da AltoQi.
Importância do checklist para projetos estruturais
Não é possível confiar apenas na memória para gerenciar um projeto completo. O checklist evita esquecimentos e falhas, já que cada etapa do projeto estrutural é listada e documentada.
Além disso, o checklist possibilita criar um padrão para a elaboração dos projetos e um repositório de modelos conforme o perfil das obras: pontes, edifícios, hidrelétricas e outras.
O checklist organiza o fluxo de trabalho de forma lógica e eficiente, guiando o engenheiro passo a passo. Com isso, evita-se o estresse que pode ser gerado pela desorganização. A concentração no que precisa ser feito se torna maior, assim como a qualidade do trabalho.
No Checklist para Projetos Estruturais, disponibilizado gratuitamente pela AltoQi, consta tudo o que contempla um projeto estrutural.
O que contempla um projeto estrutural
Existem algumas etapas na elaboração de projetos estruturais que evitam retrabalhos e aumentam a produtividade.
Laudo de sondagem
Antes de iniciar o projeto, é importante ter acesso a algumas informações que auxiliam no desenvolvimento do trabalho.
O laudo de sondagem é de extrema importância para a melhor escolha das fundações. Além da segurança no dimensionamento do projeto, também pode proporcionar a otimização do custo do projeto.
Definição da tipologia do projeto
É nessa etapa que os projetistas envolvidos na elaboração da edificação definem qual será o sistema construtivo.
No caso de projetos de alvenaria estrutural, por exemplo, é importante verificar com o projetista arquitetônico quais serão as dimensões para a modulação ser a mais adequada.
Modelagem da estrutura
É a etapa seguinte à definição do sistema construtivo. Geralmente é feita com o suporte de um software para projeto e cálculo estrutural, como o AltoQi Eberick.
O importante dessa etapa é a definição da concepção estrutural. É quando os pilares são posicionados e quando são definidos os vãos das vigas e das lajes e definidas as cargas de revestimento e utilização, por exemplo.
Análise e dimensionamento
Após finalizar o lançamento, é o momento de iniciar a análise e o dimensionamento para refinar a concepção da estrutura adotada.
Pode acontecer de o modelo determinado inicialmente não ser o mais adequado para a estabilidade da edificação, por exemplo. Isso é verificado na análise e dimensionamento para otimizar sempre que possível os resultados, considerando os critérios normativos e também a economicidade relacionada à estrutura.
Etapas de compatibilização
A compatibilização evita retrabalho, atrasos na obra e garante a segurança e o bom funcionamento da estrutura.
A partir da análise conjunta dos projetos, engenheiros estruturais, arquitetos, instaladores e demais especialistas podem buscar soluções criativas e compatíveis entre os projetos, considerando as necessidades e restrições de cada especialidade.
Produção do projeto executivo
Nessa etapa são extraídas as pranchas do modelo, as plantas de forma, as plantas de carga, e outros documentos necessários para a execução da estrutura. Todas essas informações podem ser incluídas no manual de uso e operação da edificação depois de pronta.
O tempo de execução de um projeto estrutural pode diminuir quando é feito do jeito certo, como explica a engenheira civil Karine Cunha, Head de Produto na AltoQi:
O que não pode faltar no checklist de projetos estruturais
Informações iniciais do projeto
As informações iniciais do projeto, como título, local, cliente, equipe, data e revisão, são a identificação do projeto e ajudam na rastreabilidade e a contextualizar o trabalho.
Critérios de projeto
Os critérios de projeto, como normas técnicas, cargas, vida útil, segurança e coeficientes ajudam a definir os parâmetros necessários para os cálculos estruturais e a estabelecer os níveis de desempenho esperados da estrutura.
Aspectos críticos do modelo estrutural
Os aspectos críticos do modelo estrutural, como elementos principais, condições de contorno, propriedades dos materiais e hipóteses de cálculo, permitem uma análise profunda do comportamento da estrutura sob diferentes cargas e solicitações, identificando áreas de risco e pontos de otimização.
Ações e combinações de esforços
As ações e combinações de esforços, como peso próprio, vento, sismo e suas combinações, permitem levar em conta todas as forças que atuam sobre a estrutura para garantir que seja projetada para resistir a todas as combinações possíveis de ações, com um nível de segurança adequado.
Lançamento
O lançamento é a etapa de concepção do modelo estrutural. Nele definem-se as posições dos elementos estruturais para garantir a estabilidade da estrutura sob as ações e combinações de esforços definidas.
Dimensionamento dos Elementos (ELU)
O dimensionamento dos elementos (ELU) garante que os elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes, sejam suficientemente fortes para resistir a todas as cargas que atuarão sobre eles. Ou seja, assegura a estabilidade da estrutura como um todo.
Verificação de serviços (ELS)
A verificação de serviços (ELS) garante que a estrutura atenda aos critérios de conforto e funcionalidade, como limites de flecha, vibração e abertura de fissuras. Portanto, minimiza o risco de deterioração prematura da estrutura, como corrosão, fadiga e perda de rigidez, aumentando sua vida útil, além de garantir o conforto dos usuários durante sua operação.
Verificação da estrutura em situação de incêndio
A verificação da estrutura em situação de incêndio assegura a conformidade com as normas e legislações de segurança contra incêndio. Além disso, garante que a estrutura mantenha sua integridade e capacidade de carga durante um incêndio, proporcionando tempo suficiente para a evacuação segura dos ocupantes.
Indicadores gerais do projeto
Os indicadores gerais permitem uma visão abrangente do projeto, desde as cargas e solicitações até os materiais e métodos construtivos. Esses indicadores permitem ao projetista obter, de forma simples, insights para o controle de qualidade do projeto.
Definições gerais
As definições gerais funcionam como base para o desenvolvimento de todas as etapas subsequentes do projeto, desde a definição dos dados gerais de projeto no selo de identificação até a elaboração dos desenhos executivos.
Planta de carga das fundações
A planta de carga das fundações permite o dimensionamento preciso das fundações, definindo o tipo, tamanho e profundidade adequados para cada elemento, garantindo que a estrutura permaneça em pé sob qualquer circunstância. Também serve como base para o desenvolvimento de projetos complementares, como projeto de impermeabilização e projeto de drenagem.
Planta de locação das fundações
A planta de locação das fundações permite a integração com outros projetos, como o projeto de instalações e o projeto arquitetônico, evitando conflitos e garantindo uma obra coesa e eficiente. Ainda, serve como base para inspeções e vistorias, facilitando a verificação da correta execução das fundações e garantindo o cumprimento das normas e legislações.
Planta de formas
A planta de formas garante a execução precisa dos elementos de concreto armado, posicionando cada elemento e seção conforme o projeto. Além disso, permite uma concretagem eficiente, evitando desperdícios de material e outros problemas que podem comprometer a qualidade do concreto.
Detalhamento dos elementos estruturais
Com a definição precisa da quantidade, tipo e posicionamento das armaduras, o detalhamento assegura a capacidade de carga e a resistência das lajes, das vigas, dos pilares, das fundações e das escadas e rampas. Também fornece instruções claras e detalhadas para os ferreiros e concreteiros que garantem a durabilidade da estrutura.
Detalhamento das paredes de contenção e reservatórios
A definição precisa das dimensões, tipo de fundação, armaduras e impermeabilização da estrutura para que resista à pressão do solo ou da água tem por objetivo evitar desabamentos e conferir proteção contra intempéries, desgaste e corrosão, contribuindo com a durabilidade.
Cortes sobre a estrutura
Os cortes são elementos gráficos fundamentais para a compreensão espacial da estrutura concebida. Devem ser realizados em localizações estratégicas da estrutura, permitindo visualizar as elevações e diferenças de níveis entre os elementos.
Memorial de cálculo
Documenta detalhadamente os cálculos realizados, as cargas consideradas, os materiais utilizados e os métodos de análise, assegurando o dimensionamento adequado e a capacidade de carga da estrutura.
Também demonstra a confiabilidade do projeto e o atendimento às normas e legislações vigentes.
Por fim, é um registro histórico detalhado do projeto, facilitando futuras intervenções, manutenções ou reformas na estrutura.
Quantitativo de materiais
Permite a criação de um orçamento preciso da obra e o controle financeiro do projeto. Há softwares de projeto e cálculo estrutural que possibilitam exportar o modelo .IFC para softwares de orçamento de obras.
Há mais informações a respeito no webinar gratuito sobre orçamentação de obras em BIM:
Benefícios da utilização do checklist
O checklist para projetos estruturais é uma ferramenta para empresas e profissionais da área conquistarem um patamar superior de excelência em seus projetos, em função de vários benefícios:
Padronização de Processos
O checklist para projetos estruturais confere padronização aos fluxos de trabalho, garantindo consistência, qualidade e produtividade em todas as etapas do projeto.
Prevenção de falhas
Permite minimizar erros e falhas de projeto, garantindo a integridade da estrutura e a segurança dos usuários.
Detecção de problemas
Ajuda a identificar problemas potenciais desde o início a partir da organização das tarefas, permitindo soluções proativas e evitando retrabalho.
Conformidade normativa
Possibilita assegurar o cumprimento rigoroso das normas e legislações vigentes, garantindo a qualidade e a confiabilidade da estrutura.
Orçamento preciso
Permite a criação de orçamentos com precisão e confiabilidade, aumentando a lucratividade da empresa com a otimização dos recursos.
Entregas de excelência
Contribui para a entrega de projetos de alto nível de qualidade, que valorizam o imóvel e a reputação da empresa, reconhecida pela qualidade e profissionalismo em seus projetos.
Para aproveitar todas as vantagens do checklist para projetos estruturais basta fazer o download gratuito e começar a usar a ferramenta para ter ainda mais sucesso nos negócios.