Tradicionalmente os engenheiros calculam o sistema estrutura-fundação-solo de forma separada. Um projeto estrutural se desenvolve em duas etapas: a primeira, onde se considera a estrutura sob apoios indeslocáveis – rótulas ou engastes perfeitos – no qual se obtém os carregamentos que irão atuar na fundação; e na segunda, esses esforços são utilizados pelo engenheiro geotécnico ou o próprio engenheiro estrutural que projeta as fundações. Para nos aprofundarmos nesse assunto, convido você a continuar lendo este ebook sobre a interação solo-estrutura e sua aplicação na análise de estruturas de edifícios.
Socrate Muñoz Iglesia Engenheiro Civil (1991) e Diplomado em Engenharia Sísmica (1999) pela Universidade de Oriente – Cuba e Mestre em Estruturas pelo Instituto Superior Politécnico Júlio António Mella (1998) (ISPJAE)- Cuba. Possui mais de 20 anos de experiência em projetos estruturais de edifícios e pontes, obras hidráulicas e estruturas especiais em concreto armado e protendido. Atuou como professor das disciplinas de estruturas no Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa, Universidade de Oriente e Universidade de Holguín em Cuba e na Universidade Óscar Ribas e Universidade Metodista de Angola em Angola. Ministrou cursos de pós-graduação no CIIDIR de Oaxaca, México (1999) e na Universidade Nacional de Engenharia UNI, Nicarágua (2000), além de outros cursos de pós-graduação na área de modelação e análise numérica de fundações e estruturas. Conta com publicações de vários artigos científicos nestas áreas. Atuou como Especialista de projetos de engenharia na Empresa de Investigações e Projetos Hidráulicos de Holguín, Cuba (2005-2011). Recebeu o Prémio Nacional de Inovação Tecnológica e o Prémio Especial pela Integração do Ministério de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba (2012).
O checklist para projetos estruturais é uma ferramenta para empresas e profissionais da área conquistarem um nível superior de excelência nos projetos.