Ao trabalhar um empreendimento através de BIM (Building Information Modelling), muito se ouve falar de LOD, os chamados Níveis de Desenvolvimento. Mas o que isso significa exatamente?
O LOD (Level of Development) é uma classificação sugerida pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetura) para organizar as etapas do desenvolvimento de um empreendimento em BIM. Dessa forma é possível situar que nível de informações é preciso ter em cada etapa e determinar um nível de confiabilidade para esses dados.
O AIA definiu 5 níveis de LOD em um documento chamado “Project Building Information Modeling Protocol” em 2013. Estes 5 níveis de desenvolvimento em BIM são:
- LOD 100
Equivale a representação gráfica quase sem detalhes ou informações além da forma da construção, detalhes do terreno e outras informações preliminares.
- LOD 200
Equivale à etapa de anteprojeto, quando ainda se está planejando em termos mais gerais o tamanho, forma , volume e preço, ainda requer aprovação para ser executado.
- LOD 300
Na etapa do LOD 300, já temos o anteprojeto aprovado, então começa-se a fazer o detalhamento dos projetos executivos, estruturais, arquitetônicos, memórias de cálculo, maquetes e do orçamento, ao fim faz-se a compatibilização de todas essas etapas para garantir que não há erros.
- LOD 400
Num LOD 400 já estamos trabalhando com planejamento, cronograma físico-financeiro, documentação legal, tudo necessário para a execução.
- LOD 500
O LOD 500 corresponde à etapa do modelo como será construído, quando todos os custos, fornecedores e especificações para cada material já devem estar inseridos no projeto.
Graficamente, o LOD vai aumentando conforme vamos acrescentando mais detalhes e avançando a cada etapa do projeto. Veja no exemplo abaixo como mudam as informações de acordo com a etapa em que se trabalha:
#Benefícios de trabalhar em vários níveis de desenvolvimento (LOD)
A maturidade do uso de BIM só traz benefícios! Por exemplo, é possível que vários profissionais trabalhem no mesmo projeto ao mesmo tempo e de forma mais coordenada, o que evita erros de informação e retrabalhos.
Cada nível de desenvolvimento requer um conhecimento específico, por isso cada profissional envolvido no planejamento e execução de uma obra pode entrar com o seu trabalho no momento certo. Todas estas informações inseridas ficam reunidas num arquivo principal, podendo ser reaproveitadas e aprofundadas na próxima etapa.
Vejamos um exemplo:
- Um projeto começa com o levantamento de um topógrafo, juntamente com um engenheiro civil e um arquiteto. Juntos, eles trabalham em uma proposta de empreendimento que resulta em um anteprojeto.
- Depois de aprovado o anteprojeto, são feitas alterações e começam então os outros projetos, como o elétrico, sanitário, preventivo de incêndio, estrutural, memórias de cálculo, etc. Tudo para garantir que os projetos executivos estejam em ordem. Ao final, deve-se compatibilizar tudo para garantir que não há erros.
- As informações são ainda mais refinadas e o planejamento tem início: são definidos os cronogramas, o orçamento fica mais detalhado, a equipe de execução é definida, as aprovações burocráticas têm início.
- É preciso ter todo o orçamento detalhado e as autorizações necessárias para realizar a compra dos materiais e então começar a execução do empreendimento.
- Em todo esse processo, trabalham juntos engenheiros civis, eletricistas, sanitaristas, empreiteiros, instaladoras, arquitetos, topógrafos, orçamentistas, compradores, gestores de obra, entre outros profissionais. O BIM é a melhor forma de reunir e aproveitar as informações de todos estes trabalhos!
- Se um projeto é feito com alto nível de desenvolvimento num software BIM, é possível, por exemplo, gerar orçamentos automáticos a partir das informações já detalhadas. Por exemplo, ao terminar a etapa de compatibilização de projeto num software como o QiBuilder, pode-se utilizar o Sienge para detalhar o orçamento na etapa do LOD 500.
Viu só como pode ser vantajoso trabalhar com todos os Níveis de Desenvolvimento de BIM?
Para garantir essa integração de softwares e gerenciar todos esses dados e profissionais, garantindo o sucesso da metodologia BIM, é preciso ter um novo profissional: o Gerente de BIM. Ele será o responsável por aplicar o método BIM e assegurar a confiabilidade das informações.
E então, está pronto para começar a trabalhar BIM em todos os LODs?