Neste processo, o projetista precisa reunir uma série de informações, entre elas, a somatória da potência das peças de gás, a aplicação do fator de simultaneidade e o cálculo da vazão, que varia de acordo com o tipo de gás adotado. Todos esses dados podem ser levantados com o uso de um software, basta fazer o desenho da rede de instalação predial de gás. A utilização de um programa também traz a opção de efetuar um dimensionamento considerando uma rede intercambiável, ou seja, calcula-se ao mesmo tempo a rede levando em conta os gases GN e GLP, gerando como resultado o maior diâmetro que for obtido entre os dois gases.
Para determinar as pressões de uma rede de instalação predial de gás é necessário elaborar uma planilha com as informações do dimensionamento da tubulação e obter o cálculo da perda de carga nos respectivos trechos. Esse cálculo pode ser feito por meio de duas fórmulas, dependendo se a pressão for maior ou menor de 7,5 kPa. Deve-se considerar, ainda, a densidade do gás, pois ela influencia a pressão em caso de escoamento descendente ou ascendente.
Ao aplicar um software destinado a este cálculo, o processo se torna mais simples e confiável. O programa verifica se todos os pontos da instalação estão dentro dos limites aceitáveis de perda de carga. A porcentagem máxima aceitável para perda de carga na rede que alimenta diretamente um aparelho a gás é de 10%. Para a rede que alimenta um regulador de pressão a perda de carga máxima é de 30%.
Finalizado o projeto da rede de instalação predial de gás, é necessário organizar todos os desenhos que foram criados nas suas respectivas pranchas. Uma grande vantagem de utilizar um software especializado neste processo é que ele insere os desenhos das plantas e demais detalhamentos nas pranchas, com as escalas anteriormente definidas. Há também o preenchimento automático do selo com a numeração de folhas. Todo o processo de geração automática das pranchas pode ser feito também nos projetos hidráulicos, sanitários e de incêndio.
Com a escolha de um software, o projetista consegue automatizar diversos processos de instalação. Os projetos se tornam mais competitivos, pois são feitos em menos tempo e com a garantia técnica e a confiabilidade dos programas específicos. Com isso, sobra tempo para o profissional avaliar a melhor opção técnica para o cliente.
Ficou com alguma dúvida sobre como automatizar a instalação predial de gás? Deixe sua pergunta na área de comentários.