Gestão de processos

Obra parada: os principais motivos que ocasionam esse problema

Tempo de leitura: 6 min.

computador em cima da mesa mostrando ícones de softwares

 

Independentemente do tamanho da sua empresa ou entidade pública, é fundamental ter disponível os arquivos atualizados, ainda mais quando falamos de construção civil. Os arquivos desatualizados podem causar erros, retrabalhos e prejudicar o perfeito desenvolvimento da obra, tendo como consequência:

  • aditivos
  • atrasos de cronograma;
  • e, até mesmo, paralisações na obra.

Ter os arquivos disponíveis de forma correta, organizada e atualizada, torna a empresa mais competitiva, pois a troca de informação ocorre de forma mais ágil e confiável. Este fator é um item fundamental para a segurança das atividades desenvolvidas no ciclo de vida do projeto e da execução da obra.

Por que é importante eliminar arquivos desatualizados da obra?

ilustração mostrando pastas de arquivos saindo do computador e indo para uma lixeira

Durante o ciclo de vida do projeto e da construção, são envolvidos diversos agentes que interagem diretamente ou indiretamente no processo. Estes agentes produzem uma grande quantidade de informação e documentos, geram diversas versões de arquivos, documentações de aprovação, relatórios e detalhamentos. E, muitas vezes, as atualizações dos projetos ocorrem simultaneamente à execução da obra.

Além disso, fatores como o acúmulo de trabalho e funções, equipes reduzidas, dificuldade de gerenciar uma grande quantidade de informações contribuem para possíveis problemas no gerenciamento dos arquivos da obra. 

Um arquivo errado disponibilizado à equipe de trabalho pode prejudicar todo o planejamento de cronograma, materiais e financeiro da edificação. E isso, muitas vezes, acontece de forma recorrente nas obras.

Além das implicações no planejamento, os arquivos desatualizados prejudicam os processos de qualidade. Mas saiba, existem programas de certificação nos quais é importante garantir que os documentos disponibilizados estejam atualizados. Eles são fiscalizados regularmente por auditorias, como a ISO 9001 e a NBR 15575, que traz a necessidade de as informações estarem sempre documentadas.

No âmbito governamental, há, ainda, as implicações de aditivos. Isso porque a necessidade de realizar alterações, reparos não planejados causados pela execução sobre um projeto desatualizado pode ampliar os gastos da obra.

Dicas de organização de arquivos

ilustração mostrando várias pastas de arquivos sendo organizadas

Manter os arquivos atualizados e organizados é fundamental para garantir o sucesso do desenvolvimento da obra. É importante a empresa ter conhecimento e adotar as melhores práticas para disponibilização das informações. Isso dará a ela uma visão mais clara do que está sendo executado.

Para garantir uma organização mais assertiva pode-se adotar alguns procedimentos:

  • ter um fluxo bem definido, que seja transparente e reconhecido por todos os envolvidos no processo, garantido que cada um entenda o processo desenvolvido;
  • definir um responsável para acompanhar o desenvolvimento e verificar a disponibilização dos arquivos, além de exercer o papel de gerenciar o sistema;
  • organizar e padronizar sua estrutura, para que todos saibam onde buscar determinadas informações, tornando o processo mais ágil de identificação;
  • utilizar um sistema de nuvem, para garantir que todos tenham acesso em qualquer local, sendo possível disponibilizar os arquivos no escritório e na obra de forma atualizada.

ilustração com braços mecânicos simblizando automação de processos

Aliado a estas necessidades, existem novas tecnologias que vem para auxiliar as empresas, automatizando os processos, eliminando possibilidades de falhas e conflitos.

Um sistema automatizado pode proporcionar: 

  • informações atualizadas disponíveis;
  • confiabilidade dos arquivos disponibilizados;
  • rastreio das informações;
  • redução de erros;
  • rapidez na tomada de decisões.

A adoção dessas práticas podem trazer melhorias consideráveis para a gestão da obra, eliminando problemas recorrentes ocasionados pela execução com um arquivo desatualizado, além de propiciar melhorias na fiscalização e qualidade da edificação. O registro das informações pode, ainda, auxiliar em itens de gestão comercial, financeira e trabalhista.

Neste sentido, há a necessidade de mudar processos, identificar os pontos críticos, propor melhorias, investir em ferramentas e superar resistências. Mas com certeza esses cuidados trarão benefícios para execução, transparência e agilidade da construção. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo! Quer conhecer a nossa solução na nuvem para gerenciamento de arquivos da obra? Preencha o formulário a seguir para conhecer o sincronizador de arquivos QiCloud.