Que tal desvendar alguns desses mitos para entender melhor como funciona a casa inteligente?
Na verdade, os sistemas de casa inteligente são personalizados, ou seja, o perfil do cliente define que tipo de ferramentas serão usadas, suas funções e modos de controle. Além disso, o princípio básico da automação residencial é possuir interfaces amigáveis, que sejam acessíveis a todos os usuários, independente de sua intimidade com a tecnologia.
Outro ponto positivo da domótica é a integração entre sistemas, alcançada graças ao trabalho do profissional “integrador”, que avalia o funcionamento da casa inteligente em todas as fases – projeto, especificação de materiais, compatibilidade entre as soluções e os demais projetos, execução, ficando responsável também pelo atendimento pós-instalação.
Antigamente essa afirmação era verdadeira, pois existiam poucas soluções disponíveis no mercado e, geralmente, vinham do exterior. Com a popularização das casas inteligentes, no entanto, atualmente isso é um mito. Vários fabricantes surgiram e o custo das tecnologias de automação residencial já está menor.
Quando há queda na rede de energia, uma casa inteligente funciona como se não tivesse um sistema automatizado. Para continuar com as opções tecnológicas, é possível investir em fontes alternativas de energia, como geradores e “no break”, para alimentar os circuitos essenciais.
Nada disso! Os sistemas de automação residencial são robustos e com pouca taxa de defeito. Mesmo assim, é possível garantir o completo funcionamento com a instalação de chaves de contingência nos circuitos principais. Em caso de manutenção, o sistema poderá ser acionado manualmente e a previsão de sistemas redundantes para aumentar a segurança contra falhas.
Entendendo o que é mito e verdade no funcionamento de uma casa inteligente, é possível avaliar os benefícios da automação residencial e usufruir de todas as suas possibilidades, nas áreas de segurança, conforto, entretenimento, acessibilidade, entre outras. Ganha o cliente final com um sistema que facilita sua rotina, e o mercado (engenheiros, arquitetos, instaladores), com novos produtos e valor agregado em projetos e execução.
Compartilhe suas dúvidas e sugestões sobre casa inteligente na área de comentários.