AltoQi - Conhecimento em projetos de edificações e gestão digital da construção

Educação 4.0: a solução para os desafios de aprendizagem na construção civil

Escrito por Camila Sayury Nakahara | 29/07/2024 17:27:37

Trabalhando há quase 10 anos em times de produção de conteúdos educacionais, posso afirmar que vi uma evolução exponencial acontecer nos últimos anos. A busca por conhecimento não é uma novidade para quem está no mercado de trabalho e precisa se destacar, mas a transformação digital, acelerada pela pandemia de Covid-19, trouxe novas possibilidades e desafios para os profissionais que querem manter-se atualizados.  

Engenheiros civis, projetistas, construtores, arquitetos, professores e estudantes enfrentam desafios únicos quando se trata de aprimoramento profissional no segmento da construção civil. Neste artigo, trago alguns insights de como a Educação 4.0 está transformando a maneira como esses profissionais aprendem, oferecendo soluções inovadoras para as suas principais dores. 

Segundo o relatório de Monitoramento Global da Educação, da UNESCO, “o número de estudantes em cursos online abertos massivos aumentou de 0, em 2012, para pelo menos 220 milhões em 2021” e a Educação 4.0 está apenas começando a revolucionar o aprendizado digital.  

À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar ver ainda mais inovações, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), sendo incorporadas ao aprendizado online. São inúmeras e infinitas possibilidades que se desdobram com o avanço da tecnologia.  

Os principais desafios para quem busca conhecimento técnico no nicho da construção civil 

Desafios tradicionais da educação envolvem tempo, custo e acesso, mas se agravam em determinados segmentos, como o da indústria da construção. Listamos os cinco principais desafios para os profissionais desta área: 

  1. Manter-se atualizado: acompanhar as tendências e novidades que emergem na indústria da construção civil é um grande desafio, tendo em vista a velocidade com que a tecnologia avança. Os profissionais precisam acompanhar as últimas tecnologias, regulamentações e práticas para se manterem competitivos. O avanço do BIM no Brasil e as principais NBRs da construção civil são apenas alguns dos exemplos.  
  2. Tempo e flexibilidade: frequentemente, trabalhar na construção civil significa enfrentar prazos apertados e horários imprevisíveis o que torna encontrar tempo para o aprendizado um desafio significativo. Para muitos profissionais da construção civil, especialmente aqueles que trabalham em áreas remotas ou têm horários de trabalho irregulares, acessar o ensino é um desafio à parte.  
  3. Custo: cursos tradicionais podem ser caros, especialmente quando consideramos os custos de viagem e acomodação para participar de treinamentos presenciais. MBAs e formações mais longas também implicam em investimentos maiores a depender da instituição escolhida.  
  4. Atualização tecnológica: a rápida evolução da tecnologia na construção civil requer uma constante atualização de habilidades para permanecer relevante no mercado. Isso inclui expandir conhecimentos sobre a utilização de softwares e soluções. 
 

Assista ao vídeo com Deivi Oliari, Head de Negócios Educacionais da AltoQi, para entender como a transformação digital está impactando a educação: 

4 soluções que a Educação 4.0 oferece aos estudantes 

 A Educação 4.0 proporciona aos estudantes flexibilidade, acessibilidade e recursos tecnológicos que contribuem para um aprendizado mais dinâmico e personalizado. Dentre estas e tantas outras funcionalidades, listei as  principais para ajudá-lo a entender melhor este momento: 

1. Aprendizado personalizado e autodirigido: assim como o consumo de conteúdo está cada vez mais personalizado, com a participação ativa do que e como o usuário quer acessar um vídeo, música ou rede social, o mercado desenvolveu Plataformas de Educação 4.0 que oferecem conteúdo sob demanda e personalizado. 

Isso permite que os profissionais estudem no seu próprio ritmo e adaptem o aprendizado às suas necessidades específicas. Aqui na AltoQi Education contamos com um ambiente de aprendizagem tecnológico que tem favorecido a criação de estratégias personalizadas, trilhas, pílulas de conhecimento e aprendizado autogerido. 

2. Acesso global: com a Educação 4.0, não há limites geográficos. Profissionais podem acessar cursos e recursos educacionais de qualquer lugar do mundo, eliminando a necessidade de viagens dispendiosas. Desta forma, todos têm a possibilidade de acessar conteúdos de grandes profissionais do mercado através dos cursos à distância e lives. A escala da oferta também permite a democratização do acesso, com preços mais acessíveis e formas de pagamento facilitadas.  

Para oferecer conteúdo sempre atualizado para engenheiros e profissionais da construção civil, neste ano, lançamos o plano de assinatura na AltoQi Education. Uma forma de expandir o acesso com  custo acessível aos conteúdos técnicos dos nossos especialistas. Neste modelo o aluno escolhe quais assuntos tem mais interesse e consome livremente um catálogo de cursos e aulas de temas atuais da construção civil.  

3. Comunidades digitais: as comunidades têm contribuído para o network e troca de experiência entre os profissionais em ambientes onde as equipes colaboram eficientemente. Com este recurso, os colaboradores se tornam mais engajados e os clientes têm um canal direto para interagir com as empresas. A comunidade AltoQI na BILDS tem fomentado este ambiente de interação e compartilhamento, a fim de alimentar o ecossistema da construção civil. Conheça e faça parte! 

4. Tecnologia de ponta: Plataformas de Educação 4.0 utilizam tecnologias avançadas, como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) para criar experiências imersivas de aprendizado, permitindo que os profissionais pratiquem habilidades em ambientes simulados.  

Como a Educação 4.0 tem apoiado professores e instituições de ensino? 

Se por um lado a Educação 4.0 traz muitas vantagens para estudantes e profissionais, por outro ela  oferece uma série de benefícios para professores, coordenadores e instituições de ensino.  

De fato, existem vários sinais de que os cursos superiores precisam se transformar. É neste contexto que a Educação 4.0 traz recursos e possibilidades para manter o engajamento dos estudantes e a efetividade do aprendizado.  

 Aqui estão algumas maneiras que a Educação 4.0 pode ajudar professores e instituições de ensino: 

  • Acesso a recursos e ferramentas digitais avançadas: professores podem utilizar uma variedade de ferramentas digitais para enriquecer o ensino e facilitar a aprendizagem dos alunos. 

    Isso inclui plataformas de aprendizagem online, aplicativos educacionais, simulações, realidade virtual, entre outros recursos que tornam o processo de ensino mais dinâmico e engajador. A AltoQI oferece parcerias com instituições de ensino para o uso das suas soluções, com cursos passo-a-passo. 
  • Personalização do ensino: a Educação 4.0 permite que os professores personalizem o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos. As plataformas educacionais digitais oferecem a capacidade de adaptar materiais de aprendizagem, fornecer feedback imediato e criar experiências de aprendizagem mais interativas e personalizadas. 
  • Colaboração e conectividade: professores podem colaborar com colegas de todo o mundo, compartilhando recursos educacionais, melhores práticas e experiências de ensino. Redes sociais profissionais e plataformas de ensino online facilitam a conexão entre educadores, promovendo um ambiente de aprendizagem contínuo e colaborativo. 
  • Engajamento dos alunos: utilizando tecnologias e abordagens de ensino mais interativas e atrativas, os professores podem aumentar o engajamento dos alunos. Os materiais de aprendizagem multimídia, gamificação, realidade aumentada e outros recursos digitais podem tornar as aulas mais envolventes e motivadoras para os estudantes. 
  • Avaliação e monitoramento de desempenho: Plataformas digitais oferecem ferramentas poderosas para avaliar o progresso dos alunos de maneira mais detalhada e eficaz. Os professores podem monitorar o desempenho individual dos alunos, identificar áreas de dificuldade e adaptar as estratégias de ensino conforme necessário. 

Ou seja, a Educação 4.0 possibilita que professores e instituições de ensino tornem a aprendizagem mais eficaz e adaptável, além de preparar os profissionais  para enfrentar os desafios e oportunidades de um mercado cada vez mais digitalizado e globalizado. 

Para os profissionais da construção civil, em especial, abraçar a Educação 4.0 significa estar na vanguarda, mantendo-se atualizado com as últimas tecnologias e práticas. Ao investir em seu próprio desenvolvimento profissional, não apenas se destacará no mercado, mas também contribuirá para a melhoria contínua do setor como um todo. 

Como a AltoQi Education está se adequando à Educação 4.0 

Há mais de 20 anos a AltoQi Education tem levado cursos para profissionais da construção civil de todo o país e do mundo. Aplicando os conceitos da Educação 4.0, em conjunto com as soluções de software, temos oferecido cursos para que engenheiros apliquem conhecimentos técnicos em ferramentas que otimizam seu trabalho.   

Esta é uma oportunidade para os profissionais da construção civil aprenderem na prática, com profissionais atuantes no mercado e utilizando os recursos mais atuais da construção civil. Acompanhe a  AltoQi nas redes sociais e acompanhe nossas iniciativas para fomentar a Educação 4.0 na construção civil.