Trabalhando há quase 10 anos em times de produção de conteúdos educacionais, posso afirmar que vi uma evolução exponencial acontecer nos últimos anos. A busca por conhecimento não é uma novidade para quem está no mercado de trabalho e precisa se destacar, mas a transformação digital, acelerada pela pandemia de Covid-19, trouxe novas possibilidades e desafios para os profissionais que querem manter-se atualizados.
Engenheiros civis, projetistas, construtores, arquitetos, professores e estudantes enfrentam desafios únicos quando se trata de aprimoramento profissional no segmento da construção civil. Neste artigo, trago alguns insights de como a Educação 4.0 está transformando a maneira como esses profissionais aprendem, oferecendo soluções inovadoras para as suas principais dores.
Segundo o relatório de Monitoramento Global da Educação, da UNESCO, “o número de estudantes em cursos online abertos massivos aumentou de 0, em 2012, para pelo menos 220 milhões em 2021” e a Educação 4.0 está apenas começando a revolucionar o aprendizado digital.
À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar ver ainda mais inovações, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), sendo incorporadas ao aprendizado online. São inúmeras e infinitas possibilidades que se desdobram com o avanço da tecnologia.
Desafios tradicionais da educação envolvem tempo, custo e acesso, mas se agravam em determinados segmentos, como o da indústria da construção. Listamos os cinco principais desafios para os profissionais desta área:
Assista ao vídeo com Deivi Oliari, Head de Negócios Educacionais da AltoQi, para entender como a transformação digital está impactando a educação:
A Educação 4.0 proporciona aos estudantes flexibilidade, acessibilidade e recursos tecnológicos que contribuem para um aprendizado mais dinâmico e personalizado. Dentre estas e tantas outras funcionalidades, listei as principais para ajudá-lo a entender melhor este momento:
1. Aprendizado personalizado e autodirigido: assim como o consumo de conteúdo está cada vez mais personalizado, com a participação ativa do que e como o usuário quer acessar um vídeo, música ou rede social, o mercado desenvolveu Plataformas de Educação 4.0 que oferecem conteúdo sob demanda e personalizado.
Isso permite que os profissionais estudem no seu próprio ritmo e adaptem o aprendizado às suas necessidades específicas. Aqui na AltoQi Education contamos com um ambiente de aprendizagem tecnológico que tem favorecido a criação de estratégias personalizadas, trilhas, pílulas de conhecimento e aprendizado autogerido.
2. Acesso global: com a Educação 4.0, não há limites geográficos. Profissionais podem acessar cursos e recursos educacionais de qualquer lugar do mundo, eliminando a necessidade de viagens dispendiosas. Desta forma, todos têm a possibilidade de acessar conteúdos de grandes profissionais do mercado através dos cursos à distância e lives. A escala da oferta também permite a democratização do acesso, com preços mais acessíveis e formas de pagamento facilitadas.
Para oferecer conteúdo sempre atualizado para engenheiros e profissionais da construção civil, neste ano, lançamos o plano de assinatura na AltoQi Education. Uma forma de expandir o acesso com custo acessível aos conteúdos técnicos dos nossos especialistas. Neste modelo o aluno escolhe quais assuntos tem mais interesse e consome livremente um catálogo de cursos e aulas de temas atuais da construção civil.
3. Comunidades digitais: as comunidades têm contribuído para o network e troca de experiência entre os profissionais em ambientes onde as equipes colaboram eficientemente. Com este recurso, os colaboradores se tornam mais engajados e os clientes têm um canal direto para interagir com as empresas. A comunidade AltoQI na BILDS tem fomentado este ambiente de interação e compartilhamento, a fim de alimentar o ecossistema da construção civil. Conheça e faça parte!
4. Tecnologia de ponta: Plataformas de Educação 4.0 utilizam tecnologias avançadas, como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) para criar experiências imersivas de aprendizado, permitindo que os profissionais pratiquem habilidades em ambientes simulados.
Se por um lado a Educação 4.0 traz muitas vantagens para estudantes e profissionais, por outro ela oferece uma série de benefícios para professores, coordenadores e instituições de ensino.
De fato, existem vários sinais de que os cursos superiores precisam se transformar. É neste contexto que a Educação 4.0 traz recursos e possibilidades para manter o engajamento dos estudantes e a efetividade do aprendizado.
Aqui estão algumas maneiras que a Educação 4.0 pode ajudar professores e instituições de ensino:
Ou seja, a Educação 4.0 possibilita que professores e instituições de ensino tornem a aprendizagem mais eficaz e adaptável, além de preparar os profissionais para enfrentar os desafios e oportunidades de um mercado cada vez mais digitalizado e globalizado.
Para os profissionais da construção civil, em especial, abraçar a Educação 4.0 significa estar na vanguarda, mantendo-se atualizado com as últimas tecnologias e práticas. Ao investir em seu próprio desenvolvimento profissional, não apenas se destacará no mercado, mas também contribuirá para a melhoria contínua do setor como um todo.
Há mais de 20 anos a AltoQi Education tem levado cursos para profissionais da construção civil de todo o país e do mundo. Aplicando os conceitos da Educação 4.0, em conjunto com as soluções de software, temos oferecido cursos para que engenheiros apliquem conhecimentos técnicos em ferramentas que otimizam seu trabalho.
Esta é uma oportunidade para os profissionais da construção civil aprenderem na prática, com profissionais atuantes no mercado e utilizando os recursos mais atuais da construção civil. Acompanhe a AltoQi nas redes sociais e acompanhe nossas iniciativas para fomentar a Educação 4.0 na construção civil.