A imagem exibe uma casa moderna de dois andares com grandes janelas, varandas com guarda-corpos e vegetação ao redor da casa
BIM

Novo em projetos de edificações? Como a WAZ se destacou no segmento mesmo em um período de crise

Tempo de leitura: 8 min.

Proporcionar clareza e segurança aos seus clientes é a proposta que a WAZ Engenharia traz para o mercado desde 2013. Focados em buscar inovação tecnológica para elaborar projetos de edificações, a empresa admite que aposta em se reinventar, testando novas ferramentas e oferecendo compatibilizações em seus empreendimentos. “Os profissionais que não se adaptarem as novas tecnologias que estão surgindo no mercado, ficarão para trás”, constata Andrigo Antoniolli, diretor-presidente da WAZ.

Atentos a realidade desse mercado, a empresa tem preconizado se atualizar desde a sua fundação. De acordo com o diretor, havia uma necessidade de otimizar a produtividade. Assim, um negócio que começou atendendo a 2 clientes, em outubro de 2013, já soma uma demanda de mais de 100 clientes ao todo. Mesmo atravessando um período de baixa para o setor civil, a WAZ apresentou um surpreendente crescimento de 83% ao ano.

Você também pode se interessar:

Novo desafio: projetos mais rápidos, econômicos e com alto desempenho nas edificações
Case: Como o BIM agregou qualidade nos meus projetos de pequeno porte
E-book gratuito: Guia para compatibilização de projetos com BIM

Sobre a WAZ

A proposta da empresa é trabalhar com o ciclo completo em Engenharia Civil, ou seja, unir equipes especializadas em projetar, orçar, planejar e gerenciar obras residenciais e comerciais, valorizando cada etapa do processo. De acordo com Andrigo, a abordagem utilizada, que une Projeto e Construção, torna a experiência BIM mais completa, já que uma única organização fica responsável pelo projeto e pela construção.

Andrigo Antoniolli, diretor-presidente da WAZ Engenharia, sorrindo para a foto e atrás dele tem uma estante com livros

Andrigo Antoniolli é diretor-presidente da WAZ Engenharia

Problemas ao longo da trajetória

Há um consenso entre os profissionais da área hoje: cálculos manuais despendem um tempo valioso, e tornam o trabalho do projetista exaustivo. Além disso, são mais suscetíveis a erros e incompatibilidades. “Levávamos muito tempo procurando apresentar clareza e informações detalhadas sobre vazão e dimensionamento de tubulações por trecho, das bombas de recalque e pressurização nos projetos hidrossanitários”, conta Antoniolli.

Como os softwares da AltoQi solucionaram os contratempos da WAZ em projetos de edificações

Com a intenção de minimizar os retrabalhos, a WAZ experimentou uma nova solução em projetos de edificações. Isto é: a utilização de softwares com tecnologia BIM.

banner pos graducao altoqi qisat

“Assim, nosso escritório já nasceu adotando soluções AltoQi, já que a vantagem de usar uma ferramenta de projeto sobre outra, que é apenas do tipo CAD, estava bem clara para todos da equipe”, explica.

Uma renderização 3D de uma residência moderna de dois andares. Com grandes janelas de vidro, varanda e guarda-corpo de metal.

Projeto integrado: residencial unifamiliar, localizado em Florianópolis – SC

E-book gratuito: Guia para compatibilização de projetos com BIM

Diante disso, as ferramentas da AltoQi foram substanciais no processo de quantificação de materiais. Além de favorecerem a apresentação de tabelas de dimensionamentos e anteciparem os erros. Segundo o diretor-presidente, o aprimoramento desses serviços garantiu à WAZ um lugar seguro durante o período de crise. “Sem dúvidas, eu posso afirmar que, o mesmo tempo que levaria para fazer um projeto usando ferramentas convencionais, eu faria 3 com as soluções AltoQi”, destaca Andrigo.

Veja alguns projetos da Waz Engenharia em nossa galeria

Resultados e conquistas

O âmbito da construção civil tem sofrido duras retrações desde 2014. Conforme publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC, a queda já atingiu 21,7% até o ano de 2017. Contudo, a WAZ manteve-se crescendo focada em inovação e qualidade. E, a partir disso, conseguiu estabelecer-se e criar um portfólio que é referência no mercado.

“Focamos na aplicação de sistemas de otimização desde a fase inicial dos projetos. Muitos de nossos clientes chegavam até nós com um orçamento limitado, principalmente pessoas físicas querendo construir o sonho da casa própria. A partir daí, começamos a fazer uma engenharia reversa e pensar em soluções de projetos que caibam dentro de um teto de investimento. Ferramentas como a da AltoQi, por exemplo, nos auxiliam no processo de quantificação de materiais e na antecipação erros”, esclarece Andrigo Antoniolli.

Confira no slide abaixo alguns projetos da Waz Engenharia expostos em nossa Galeria de Projetos:

Enxergar uma oportunidade de se modernizar e investir nela pode ser um fator determinante em um mercado instável e com tantos concorrentes. A equipe de Andrigo soube observar os problemas que se apresentavam em um momento de crise para todo o país, e explorar diferentes possibilidades. Diante disso, obtiveram crescimento exponencial de 83% em cinco de anos de empreendimento.

Apesar de iniciar suas atividades em um comércio com índices negativos, a WAZ disparou e amadureceu suas ideias e objetivos; assim como tantas outras empresas e profissionais que se reinventam e evoluem com o BIM para realizar projetos de edificações.

Gostou deste case? Deixe seu comentário aqui no post!
Acesse também nossa galeria e veja mais projetos realizados pela Waz Enganharia.