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Entenda como enviar uma proposta de valor

Escrito por Bruna Durieux Ferreira | 09/10/2020 11:48:53

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Parte 01:

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Parte 02:

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Inicialmente, é preciso entender o que é e como enviar uma proposta de valor. Esse documento é uma exposição do custo-benefício que será entregue ao cliente e um motivador para a concretização da parceria. Trata-se do por quê uma pessoa deve contratar um profissional, em detrimento de outro. E não menos importante, a proposta de valor visa destacar os diferenciais de mercado que um profissional tem a oferecer.

Para iniciar uma proposta de valor, é importante que você saiba quem é o seu cliente e quais são as necessidades dele. É preciso, também, conhecer os seus concorrentes: o que eles oferecem? Como eles se propõe a solucionar a dor de um possível cliente? 

Sendo assim,

  • investigue o seu público-alvo
  • Investigue os seus concorrentes

A proposta de valor é aquilo que diferencia a sua empresa das demais. Caso você já tenha fechado negócios anteriormente, converse com estes clientes e pergunte quais foram os fatores determinantes que os fizeram optar pelo seu serviço. 

Conhecendo a concorrência e as necessidades do possível cliente, pegue um papel e anote algumas questões: 

  • quais produtos ou serviços eu ofereço? 
  • Dentre as atividades que eu desempenho, o que eu faço bem e que meu cliente precisa? 
  • O que eu posso entregar de valor que a concorrência não oferece? 

Esta última pergunta pode estar relacionada ao tipo de entrega, à disponibilidade de tempo, horários flexíveis, um espaço físico para as reuniões, reuniões online… liste os benefícios focando nas necessidades do cliente.

Você deve se questionar, também: 

  • quais dificuldades eu resolvo? 
  • Quais benefícios eu proporciono? 
  • Quais os principais serviços que eu ofereço? 

Com as respostas em mãos, você pode iniciar a redação da sua proposta de valor. 

A seguir, acompanhe algumas sugestões para esta etapa. 

Título 

Crie um título curto e que chame a atenção do cliente. Esta frase deve sintetizar a principal vantagem do seu produto ou serviço em relação à concorrência.   

Introdução 

Nesta etapa, inicie com duas ou três linhas que expliquem a mensagem do título. É o momento para abordar o que você faz, para quem é o seu produto ou serviço e quais são as principais vantagens que você proporciona para os clientes. 

Em seguida, utilize marcadores para listar os benefícios oferecidos por você e por sua empresa. A intenção é apresentar itens curtos, dispostos em lista,com uma apresentação direta e clara das vantagens da proposta

Apresentação da equipe

Após finalizada a introdução, faça uma breve apresentação da equipe que irá desenvolver os serviços propostos. 

Apresente soluções

Retome o que foi pedido. Apresente a solução proposta e o planejamento da aplicação do serviço/produto/consultoria que está sendo oferecido. Como vai ser entregue? Qual é a estimativa de prazo de entrega? O cliente precisa fazer algo durante este meio tempo para que o serviço seja concluído? 

Mostre resultados

Caso você tenha trabalhos anteriores semelhantes, traga algumas imagens e breves explicações das soluções adotadas para que o cliente consiga visualizar o que será entregue de forma prática. 

Seja objetivo nas suas argumentações e facilite ao máximo a leitura do possível cliente. Vá visitá-lo, leve amostras, infográficos, esquemas, plantas, maquetes, faça videoconferências, se necessário. 

Adote uma linguagem amigável

Evite usar termos muito técnicos, ou quando usá-los, inclua uma breve explicação do que se trata. Seu cliente sabe o que é uma superestrutura? O que é o dimensionamento de uma rede em anel? O que é pensado em um projeto de cabeamento estruturado? O que é uma rede de gás intercambiável?  

Mantenha uma linguagem clara e objetiva durante todo o texto. Dificilmente alguém vai ver valor e se sentir atraído a pagar por algo que não sabe o que é ou para que serve. 

Facilite e decisão de compra 

Facilite o entendimento da sua proposta para que seu possível cliente faça o menor esforço possível para tomar a decisão de compra. Dê a ele a segurança de estar fazendo a escolha certa. 

Finalize a sua proposta de valor com um resumo do que foi abordado, trazendo novamente as palavras-chave da proposta. E, por fim, disponibilize diferentes canais de contato, para que o cliente possa tirar dúvidas.