Futuros profissionais da indústria da construção civil visitaram na quinta-feira, 8, a sede da AltoQi, no Centro de Florianópolis. O grupo, formado por cerca de 20 alunos, possuía acadêmicos de diversas fases do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A visita fez parte da programação da Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) da instituição.
Os acadêmicos foram recebidos pelo time da AltoQi Education, braço da empresa responsável pelo desenvolvimento de ferramentas para ampliar o conhecimento em BIM. “A participação na Semana Acadêmica é uma oportunidade incrível para compartilhar a nossa missão, o nosso grande propósito que é transformar a construção civil. Os acadêmicos demonstraram muita curiosidade pela nossa empresa, pelas soluções e por conhecer o BIM na prática”, explica a head da área, Camila Sayury Nakahara.
Durante a visita, os estudantes conheceram o prédio da empresa, que passou por retrofit, mantendo sua estrutura original, mas ganhando melhorias hidráulicas, elétricas e de acabamento. A obra foi desenvolvida com apoio da metodologia BIM, que permite a gestão digital de todas as etapas do projeto.
Com o retrofit, a empresa conquistou o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) em nível máximo - sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em mais de 160 países.
Além de esclarecer dúvidas, durante a visita os acadêmicos demonstraram interesse em saber sobre o dia a dia da empresa e os profissionais que atuam nela, principalmente sobre onde os engenheiros desenvolvem suas atividades.
Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UFSC teve aula sobre o Eberick
Após a visita, os estudantes tiveram uma aula sobre o Eberick. O product owner da AltoQi, Ronaldo Parisenti, mostrou, com exemplos práticos, como funciona a solução.
A estudante da 6ª fase, Rafaela Medeiros, escutou com atenção às explicações. “Essa é a segunda vez que visito a empresa e o que a gente vê quando entra aqui é como realmente o BIM funciona. Entre uma visita e outra, eu aprendi um pouco mais e começo a ver a usabilidade dos softwares, tenho uma compreensão maior e muitas dúvidas também, que estou buscando esclarecer. É muito legal ver as inovações, como a integração com inteligência artificial”, contou a estudante.
Acadêmico de engenharia e estagiário na própria AltoQi há cinco meses, João Gustavo Farias salientou a importância de unir teoria com a prática. “Eu acredito que na graduação a gente acaba não tendo muita visualização do BIM no mercado e quando a AltoQi abriu a vaga de estágio, eu abracei. Eu acredito que um engenheiro que não acredita em BIM, é um engenheiro sem mercado no futuro, porque o BIM é o nosso futuro", explicou.
Além da visita, a AltoQi esteve presente na UFSC com a palestra “Introdução aos projetos estruturais com o Eberick”, que abordou uma visão geral do processo de modelagem estrutural em concreto armado utilizando o software.
"Quando a gente começa a organizar a SAEC, pensa no que realmente o profissional sabe e usa no mercado, e como vai contribuir para a nossa formação. Então, a AltoQi e o BIM estão presentes na construção e nos projetos. Queremos saber o que está por trás do software, da metodologia que a gente utiliza. É um momento para se desenvolver e isso faz total diferença para o nosso futuro profissional depois”, finaliza a acadêmica da 6ª fase e diretora geral da SAEC UFSC, Mariana Boeng.
A carreira na engenharia civil pode se desenvolver em diversas áreas. Na AltoQi Education há diferentes cursos para os acadêmicos experimentarem as possibilidades e ir para o mercado com um conhecimento maior sobre softwares para projetos.