AltoQi - Conhecimento em projetos de edificações e gestão digital da construção

Profissão BIM Manager: tudo o que é preciso saber para ser gerente BIM

Escrito por Ewillyn Vital | 27/06/2024 12:30:00

O BIM e a atuação do BIM Manager estão cada vez mais indissociáveis no mercado da construção civil. 

A função é relativamente nova, ainda mais se considerarmos que o termo Building Information Modeling (BIM) foi empregado pela primeira vez em 1986. Mesmo assim, é estratégica para empresas que buscam por inovação e lucratividade na área da construção. 

O BIM Manager é o profissional com visão ampla e multidisciplinar dos projetos de construção civil e domínio dos processos e ferramentas em BIM para aplicá-las na prática em todas as etapas do empreendimento. 

Embora sua atuação possa elevar a produtividade e a competitividade dos negócios da construção, ainda falta entendimento do mercado sobre a relevância do BIM Manager - e da própria metodologia BIM -, para o segmento. 

Exemplos como o da Reta Engenharia ajudam a compreender o nível de performance que um projeto pode alcançar com o uso do BIM. A empresa reduziu em 40% a emissão de carbono com a tecnologia. Um dos responsáveis por esse resultado é o BIM Manager da Reta, Lukas Fukuda. 

Segundo a pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023, a maior dificuldade de 60% das 264 incorporadoras e construtoras que participaram do levantamento é encontrar projetistas com conhecimento técnico em BIM para propor soluções eficientes. 

Portanto, há um mercado profissional promissor, com grande chance de crescimento na carreira, para quem tiver interesse em atuar com BIM.  

Quer saber por onde começar? Entenda os conhecimentos e habilidades necessários para ser BIM Manager, as responsabilidades da função e os softwares que mais contribuem para um gerente de projetos BIM. 

O que faz um BIM Manager 

Tornar-se BIM Manager é uma forma de alavancar a carreira na arquitetura e na engenharia civil.  

O BIM Manager desempenha uma função de muita responsabilidade nos projetos de construção civil. Além de conduzir o processo para a virtualização do empreendimento, tem a missão de disseminar a metodologia BIM a ponto de transformar a cultura do ambiente de trabalho, tornando-o mais colaborativo e produtivo.  

É atribuição do BIM Manager estar envolvido em todos os projetos de engenharia e garantir, em cada um:  

  • colaboração permanente; 
  • transparência no compartilhamento de dados; 
  • gestão de equipes; 
  • gerenciamento de recursos; 
  • monitoramento do cronograma; 
  • acompanhamento das tarefas; 
  • verificação dos resultados e 
  • feedbacks para melhoria contínua. 

O BIM Manager, portanto, é um profissional decisivo para os negócios da construção interessados em agregar valor aos seus projetos por meio da adoção do BIM. 
 
O BIM Manager é quem lidera o processo de implantação do BIM e os profissionais especialistas nas disciplinas de projetos que compõem a equipe, como coordenador BIM, especialista BIM MEP, especialista BIM arquitetura e especialista BIM estruturas, dentre outros. Por isso, deve possuir um vasto conhecimento em projetos, tecnologias e softwares.  

Embora não seja necessário que o BIM Manager tenha conhecimento aprofundado de todas as tecnologias, é preciso que as conheça suficientemente bem para escolher os softwares em BIM para modelagem e fluxos de trabalho com os quais a equipe deverá atuar. 

É de responsabilidade do BIM Manager, ainda, definir estratégias e fazer a gestão do Plano de Execução BIM (PEB).  

Plano de Execução BIM (PEB) 

O ponto chave para trabalhar em BIM não é somente as ferramentas, e sim a comunicação. 

Como se comunicar, como será o uso do BIM, o que será entregue em cada modelo, quais informações constarão no projeto são alinhamentos que fazem parte do PEB, também conhecido como BIM Mandate - uma ferramenta essencial para entregar um resultado com qualidade.   

O Plano é elaborado individualmente para cada empreendimento. O documento define as estratégias de elaboração do projeto e interação entre a equipe. Também detalha as regras do projeto para de fato extrair vantagens do BIM e o trabalho ocorrer de forma integrada. 

O ideal é o BIM Manager conduzir a elaboração do PEB em conjunto com as equipes das demais disciplinas de projeto (elétrico, hidrossanitário, instalações, infraestrutura e outras) para estabelecer: 

  • quem serão os envolvidos no projeto; 
  • as ferramentas que serão utilizadas; 
  • o padrão de nomenclatura dos arquivos; 
  • as formas de comunicação; 
  • o cronograma de entregas. 

O PEB precisa ser atualizado durante todo o ciclo de vida do projeto e todos os profissionais da equipe devem se envolver nessa tarefa, mas é o BIM Manager quem está à frente dessa obrigação. 

O passo a passo para elaboração do PEB é explicado pela engenheira Bruna Durieux neste vídeo: 

 

Onde o BIM Manager pode atuar 

Existem algumas possibilidades de atuação para o BIM Manager, desde empresas privadas a profissionais autônomos e empreendedores. Cada opção tem as suas particularidades, mas as funções e as responsabilidades do BIM Manager se mantêm basicamente as mesmas na trilha profissional que o especialista escolher seguir. 

Construtoras e incorporadoras 

Uma busca por vagas para BIM Manager traz como primeiros resultados oportunidades em construtoras e incorporadoras. Essa pode ser a razão de muitos profissionais BIM Manager atuarem em empresas de construção, pois é onde estão muitas ofertas para aplicar diariamente as habilidades em BIM.  

As principais responsabilidades do cargo geralmente incluem analisar e executar as atividades relativas ao desenvolvimento dos projetos, garantindo a compatibilização das disciplinas, e participar do desenvolvimento de projetos, em conjunto com os projetistas terceirizados. 

Escritórios de projetos 

Em escritórios de projetos o BIM Manager atua na coordenação do escopo de projeto e é o ponto de contato com o cliente, sendo responsável pelas reuniões de alinhamento e validação de projetos.  

Também tem como funções fazer a gestão e controle do ambiente comum de dados, gerir a informação dos projetos e dos entregáveis, entre outras atribuições. 

Órgãos públicos 

Muitas empresas que detém contrato com órgãos públicos buscam profissionais BIM Manager para atuar nas instituições públicas e assessorar as equipes técnicas na implementação do BIM, contratação de serviços relacionados e tecnologias em BIM.  

É uma oportunidade de atuar na coordenação e supervisão - ou realizar diretamente - do levantamento de informações e a modelagem em BIM de obras governamentais.  

Profissional liberal 

Profissionais especialistas em BIM tem como opção de negócio oferecer serviços de consultoria para auxiliar construtoras, incorporadoras e órgãos públicos na implementação da metodologia em seus projetos.  

Ainda podem incluir na oferta de serviços a realização de treinamentos para equipes de projetos adquirirem habilidades em BIM.  

Segmento de tecnologia 

O desenvolvimento de softwares em BIM não depende apenas de profissionais com formação em Tecnologia da Informação (TI). As empresas de tecnologia voltadas a criar soluções para a construção civil também necessitam de engenheiros com conhecimento na área e em BIM para criar as ferramentas para gestão digital do empreendimento.  

Pesquisa e desenvolvimento 

O BIM é uma metodologia ampla, que proporciona muitas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de inovações na área de Arquitetura e Engenharia Civil. Todo software ou nova metodologia de trabalho origina-se de uma necessidade observada no setor de construção civil. Especialistas em BIM podem ajudar a identificar oportunidades e propor soluções para a indústria da construção. 

Qual é o salário de um BIM Manager 

O BIM Manager é um profissional completo. Precisa possuir muitos conhecimentos e habilidades para poder atuar na implementação do BIM e de tecnologias digitais em toda a cadeia da construção. As empresas em busca de um especialista na metodologia geralmente procuram alguém para: 

  • ser responsável por coordenar a implementação da metodologia BIM nos projetos; 
  •  coordenar equipes multidisciplinares; 
  • desenvolver e manter os padrões BIM da empresa, garantindo a conformidade com as melhores práticas do setor;  
  • colaborar com equipes multidisciplinares para garantir a integração eficaz do BIM em todos os estágios do ciclo de vida do projeto; 
  • fornecer treinamento e suporte técnico aos membros da equipe para promover o aculturamento da ferramenta;  
  • gerenciar a qualidade e exatidão dos dados BIM em conformidade com os requisitos do projeto;  
  • identificar e implementar continuamente melhorias nos processos e fluxos de trabalho BIM;  
  • manter-se atualizado com as tendências e avanços tecnológicos relacionados ao BIM;  
  • Executar demais atividades pertinentes à sua área de atuação; 
  • domínio em Softwares BIM; 
  • conhecimento dos padrões e protocolos BIM, como a NBR 15965, o PAS 1192(UK) ou ISO 19650; 
  • vivência no desenvolvimento e implementação dos protocolos de modelagem BIM e processos de gestão de informações. 

Parte do interesse por profissionais qualificados para atuar com BIM se deve à Lei de Licitações, que entrou em vigor no final de 2023 e recomenda que seja adotada a Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modelling - BIM) nas obras públicas. 

É um movimento de governo que influencia o mercado da construção e, por consequência, torna cada vez maior a valorização do profissional especialista em BIM 

Em uma consulta feita em maio de 2024 no LinkedIn, havia mais de 800 vagas disponíveis para BIM Manager. Um número expressivo se considerar a falta de qualificação dos profissionais apontada pela pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023. 

São oportunidades que, pelo levantamento do site Glassdoor, atualizado em maio de 2024, detém um salário médio de R$ 8.690,00 para BIM Manager. O valor é calculado com base em salários enviados pelos usuários da ferramenta. A faixa salarial varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. 

Como ser um BIM Manager 

O BIM é uma metodologia criada para gerenciar informações de projetos de construção em todo o seu ciclo de vida. Sendo assim, apesar de não existirem exigências formais, recomenda-se que o BIM Manager seja um engenheiro ou arquiteto, por já deter a base dos conhecimentos necessários para trabalhar com projetos de edificações. Mas isso não é tudo.  

O profissional BIM Manager está à frente da implantação e execução do BIM na organização. Por isso, uma das exigências é que possua conhecimento sobre gestão de projetos e, obviamente, em metodologia e soluções tecnológicas BIM. 

São poucas as instituições de ensino que oferecem a oportunidade de os estudantes ter contato com o BIM. Assim, além da graduação, um BIM Manager precisa complementar a formação com especializações para estar de acordo com o perfil de profissional que o mercado busca. 

Cursos para ser um BIM Manager 

Existem diversos cursos disponíveis para a formação em BIM Manager e que se propõem a colaborar com o desenvolvimento de competências fundamentais para a carreira.  

Os mais recomendados são os de instituições de ensino que possuem parcerias com empresas desenvolvedoras de software em BIM, porque permitem aos alunos utilizarem as soluções em sala de aula e aprenderem a prática junto com a teoria. 

As opções mais reconhecidas são os cursos da Zigurat, PUCPR, PUC Rio, UFRJ,  EBPÓs e AltoQi Education. Confira: 

Zigurat 

O Instituto de Tecnologia Zigurat possui um curso Master Internacional em BIM Manager que inclui titulação também pela Universidade de Barcelona (Espanha). 

As aulas são em português, online e a duração é de um ano. Durante o Master os alunos simulam o desenvolvimento de um projeto real usando a abordagem OpenBIM e aprendem sobre custos, segurança, detecção de choques, programação, sustentabilidade e fatores eficientes de gerenciamento de instalações. 

PUC Rio 

A PUC Rio oferece um curso de Especialização em Gestão e Projetos em BIM para profissionais recém-formados e com experiência, interessados em aprofundar o conhecimento sobre a metodologia e se posicionar no mercado como um BIM Manager.  

O curso é 100% online, com aulas ao vivo e gravadas. A especialização tem a duração de três semestres e foca em situações reais do mercado BIM. Exige dos alunos trabalhos em grupo de maneira colaborativa e integrada, e aptidão para operar software de maneira que facilite o fluxo de trabalho. 

EBPÓs 

A EBPÓS dispõe de uma pós-graduação Master BIM para engenheiros e arquitetos que desejam se destacar no mercado. As aulas são ao vivo e gravadas. A duração é de um ano. Nesse período, o aluno aprende sobre a aplicação do BIM para otimização de projetos, gestão eficiente e execução de empreendimentos. 

AltoQiEducation 

A Imersão BIM – Visão 360 em Projetos é uma especialização que compreende todo o fluxo BIM de projetos, com duração de seis meses.  

Dos processos de implementação à integração dos sistemas construtivos, a imersão é conduzida por profissionais experientes no mercado que apresentam os conteúdos em um formato único e foco na prática, para o profissional já aplicar um plano de execução BIM eficiente nos seus projetos. 

Quais os conhecimentos e habilidades para ser um BIM Manager

O BIM é uma metodologia que permite executar empreendimentos com eficiência econômica e maior qualidade técnica. É principalmente com esses resultados que o BIM Manager se compromete quando assume uma oportunidade de implementar a metodologia, conforme seu campo de atuação.  

É possível alcançá-los, desde que o profissional esteja preparado para o tamanho do desafio, ou seja, além da formação e da especialização, desenvolva competências e habilidades relevantes para a posição de BIM Manager, tais como: 

 Conhecimento em BIM  

O conhecimento necessário em BIM talvez não precisasse estar entre as habilidades para ser um BIM Manager, já que o conhecimento sobre a metodologia é pré-requisito para desempenhar a função. Mesmo assim, é importante reforçar a relevância de dominar o BIM porque não se trata apenas de saber o conceito, mas de dominar a prática, também.  

O BIM Manager realiza a intersecção entre os diversos projetos necessários para a execução da obra: de arquitetura, de estruturas, de instalações elétricas, preventivos de incêndio, hidrossanitários, de cabeamento estruturado, infraestrutura, climatização e outros.  

Também é o profissional que precisa ter um olhar para gestão de custos e orçamentos, planejamento de obras, ambiente comum de dados, gestão de processos e atividades, monitoramento de prazos e custos etc.  

Portanto, é imprescindível que saiba como compatibilizar todas essas etapas dos projetos em BIM e conduzir as equipes especialistas para executar o empreendimento com a máxima qualidade e eficiência.  

É um desafio e o engenheiro Francisco Gonçalves sabe disso. Por isso, compartilha neste vídeo algumas dicas interessantes que BIM Managers podem usar: 

 

Liderança  

Um fato importante da metodologia BIM é que dois de seus pilares mais relevantes são processos e pessoas. Significa que os profissionais que utilizarão a metodologia são um recurso estratégico para os projetos em BIM. 

Por isso, a liderança é uma competência que o BIM Manager precisa desenvolver. Afinal, o gerente de projetos, terá de fazer a gestão de pessoas e de equipes. Terá de engajá-las na adoção do BIM e fazer com que se comprometam para a aplicação e manutenção dos processos, e uso das ferramentas que terão de ser adotadas como novos recursos. 

Dessa forma, estar preparado para a liderança implica em estar ciente da necessidade de tomar decisões, delegar tarefas, resolver conflitos, ter empatia e foco em resultados 

A engenheira civil Bruna Durieux resume neste vídeo o que mais fazem os líderes eficazes pelas equipes e pelas empresas: 

 

Trabalho colaborativo

Mais um fato sobre a metodologia BIM é que ela depende do trabalho colaborativo. Os profissionais precisam trabalhar em conjunto para elaborar os projetos e o BIM Manager é o maestro à frente da orquestra, regendo para que os instrumentos de corda, madeiras, metais e percussão formem um ritmo harmônico e agradável. 

A batuta do BIM Manager é a interoperabilidade, que facilita o fluxo de trabalho dos diversos projetistas e demais equipes envolvidas, como de orçamento e cotação. 

É para facilitar a interoperabilidade que a buildingSMART Internacional criou o formato de arquivo .IFC e a troca de informações entre os indivíduos pode ser feita pelas notas BCF. 

O BIM Manager precisa conhecer e dominar as ferramentas de projetos e de gestão em BIM para aplicá-las no dia a dia e saber avaliar qual plataforma de colaboração em nuvem utilizar com as equipes. Nesse sentido, uma experiência interessante é a da Planesul Incorporações, relatada neste vídeo: 

 

 Boa comunicação 

A comunicação é parte essencial da metodologia BIM. O profissional BIM Manager está à frente de equipes multidisciplinares e precisa que elas trabalhem de forma colaborativa e integrada. Para ter esse nível de interação, saber se comunicar é fundamental. 

A boa comunicação não só faz diferença para coordenar o dia a dia com as equipes, mas também para dialogar com fornecedores e clientes. Muitas vezes é o BIM Manager quem precisa informar regularmente os contratantes sobre o estado dos projetos e fazer os alinhamentos necessários. 

Portanto, o sucesso do empreendimento também depende da transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa para todos os envolvidos, de forma que todos compreendam o que é preciso ser feito e como está o andamento das atividades. 

As dicas da engenheira Letícia Carvalho neste vídeo ajudam a compreender como ter processos de comunicação eficazes: 

 

 Comprometimento 

Profissionais comprometidos transmitem maior confiança e tudo o que o BIM Manager necessita é que as pessoas acreditem na sua capacidade e qualificações para atuar em parceria na implementação do BIM.  

O reconhecimento vem quando: 

  • é demonstrada satisfação com o trabalho realizado;  
  • o profissional atua de forma colaborativa;  
  • detém uma boa relação com todas as pessoas em volta e 
  • permite às equipes trabalharem com autonomia.  

O comprometimento também é demonstrado pelo BIM Manager quando mantém um canal aberto de comunicação para que as pessoas com quem trabalha possam se expressar livremente. Também quando expressa a importância do trabalho de cada um para o coletivo.  

Mas, principalmente, quando se esforça para entregar um trabalho de elevado desempenho, levando todos os profissionais a serem congratulados pelos bons resultados. 

Gerenciamento de informações

A informação é um elemento crucial do BIM, afinal, como a própria sigla indica, é a modelagem da informação da construção.  

Ainda mais se considerar que cada componente do modelo pode conter informações associadas como especificações técnicas de dimensionamento, de custos, manutenção, expectativa de vida útil, dentre outras informações que podem ser relevantes em todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento. 

O foco na informação facilita a colaboração e a interação entre os diversos agentes envolvidos no projeto. É por isso que tudo precisa estar sempre muito bem atualizado e disponível a todo momento. 

O BIM Manager é a pessoa responsável por garantir que tudo esteja bem-organizado e acessível a todas as partes interessadas. Em alguns casos, atua como uma espécie de “bibliotecário dos modelos”, removendo informações desnecessárias que os sobrecarregam. 

Nesse sentido, a habilidade de criar documentação de projeto para gerenciamento das informações torna-se uma habilidade necessária ao BIM Manager, em função de ter de lidar com uma elevada quantidade de informações. 

Escuta ativa

O BIM Manager também se encarrega da interação com diferentes profissionais, que detém diversos conhecimentos, com fornecedores e clientes. É quem revisa e aprova os projetos antes de serem disponibilizados para execução das obras e garante que os projetos estejam alinhados com os padrões e requisitos definidos. 

É um trabalho que não realiza sozinho, e sim em conjunto com todos os demais envolvidos. Assim, há maior chance de promover o bem comum dos projetos quando todas as partes conseguem dar a sua contribuição, o que só é possível se o BIM Manager praticar a escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção e interesse as equipes e demais pessoas interessadas no empreendimento. 

É uma prática que ajuda a obter mais conhecimento sobre o assunto em pauta e a evitar inconformidade nos projetos por falta de entendimento. Como resultado, atuação do BIM Manager se torna mais estratégica e alinhada aos objetivos do negócio. 

Flexibilidade  

O BIM é uma metodologia que oferece diversas possibilidades. Por isso, muitos conceitos, práticas e padrões seguem em desenvolvimento ou mudam conforme o universo da construção civil se modifica. 

Esse dinamismo exige que o BIM Manager também seja um profissional dinâmico, capaz de entender os processos de transformação para a evolução de si próprio e dos profissionais com quem trabalha. 

Isso inclui ser capaz de adotar novos processos e estratégias, de mudar prioridades e objetivos, além de ser responsivo às necessidades da organização 

Ainda mais considerando que na construção civil podem ocorrer muitas situações imprevistas, às quais é preciso se adaptar rapidamente, a flexibilidade é uma vantagem competitiva para profissionais BIM Manager. 

Visão estratégica  

O BIM Manager participa ativamente das definições estratégicas, como o Plano de Execução BIM (PEB). Dessa maneira, uma habilidade muito necessária ao profissional é a capacidade analítica e tomada de decisões, ainda mais em um ambiente complexo e em constante mudança como o da construção civil. 

A visão estratégica permite ao BIM Manager elaborar planos de ação mais eficientes, identificar prioridades e otimizar os recursos. Além disso, o faz compreender as tendências futuras e oportunidades emergentes, o que é importante para o universo BIM.  

Ter visão estratégica é um diferencial para o profissional no mercado da construção civil que o ajuda a se manter relevante.  

Sem essa habilidade dos profissionais, a DMS não teria transformado a maneira de fazer projetos. Mas, com o aprimoramento contínuo dos processos, a empresa atingiu grande crescimento, contam os diretores da empresa, Rodrigo Freitas e Lenon Westphal, neste vídeo: 

 

Aprendizagem contínua  

Manter-se atualizado com as tendências e avanços tecnológicos relacionados ao BIM está listada como uma das atribuições do cargo de BIM Manager em muitas das oportunidades disponíveis.  

Isso mostra que o mercado está interessado em profissionais que cultivam uma mentalidade de aprendizagem contínua. Especialmente porque nos modelos de construção digital, a cada momento surgem novidades e conhecê-las para definir seu uso é uma responsabilidade recorrente do BIM Manager.  

Com isso, nota-se que a aprendizagem contínua não se relaciona apenas com o ensino formal, ou seja, o fornecido por universidades e escolas técnicas. Cursos, workshops, treinamentos livres de softwares  e participação em congressos fazem parte da cultura de aprendizagem que o BIM Manager pode desenvolver para crescer e se tornar referência no mercado. 

Novas tecnologias 

Há softwares disponíveis no mercado para diferentes disciplinas e usos em BIM. De fato, as soluções a serem utilizadas para a criação dos modelos são descritas no PEB.  

Como o BIM Manager atua na construção do Plano, é necessário que conheça as opções existentes a ponto de poder discutir com os especialistas de cada área quais são os ideais para melhor compatibilização dos projetos e elaboração dos modelos. 

Para tanto, questões como interoperabilidade entre sistemas de diferentes desenvolvedores de softwares, formatos de arquivos .IFC, o uso de notas BCF e ambiente comum de dados (CDE) têm de ser estudadas em profundidade para maior entendimento das soluções que realmente contribuirão para a eficiência do empreendimento. 

Até mesmo conceitos recentes como a Gestão Digital da Construção (DCM) devem ser discutidos entre o BIM Manager e decisores estratégicos, já que a responsabilidade da função se estende a todo o ciclo de vida do empreendimento.  

Uma forma de desenvolver conhecimento sobre esses temas é acompanhar o canal da AltoQi no Youtube. 

Softwares utilizados pelo BIM Manager 

Desde que a metodologia BIM surgiu na década de 1980, começaram a ser desenvolvidas tecnologias variadas para a compatibilização de projetos e a comunicação das equipes. 

Os investimentos em inovação possibilitaram a construção digital dos empreendimentos ao estimular o surgimento das principais tecnologias em BIM que são utilizadas atualmente para a formulação de modelos vivos das obras. 

Dessas soluções, as que o BIM Manager mais utiliza para conduzir os processos e as pessoas para fomentar ambientes mais produtivos e rentáveis são as relacionadas a ambiente comum de dados, planejamento, fluxo de trabalho e monitoramento.  

Ambiente Comum de Dados (CDE) 

O ambiente comum de dados (CDE) é onde todos os envolvidos em um projeto de construção realizam a troca de informações importantes sobre o empreendimento 

O CDE permite e incentiva a colaboração entre os profissionais.  

É a principal tecnologia para o BIM Manager, pois centraliza os processos de trabalho, o compartilhamento de arquivos, a comunicação e compatibilização de projetos 

A solução da AltoQi para colaboração e gestão da informação é o AltoQi Visus Collab. Em um ambiente colaborativo 3D, projetistas e gestores têm mais facilidade na gestão da documentação e da comunicação. 

Software para fluxo de trabalho  

O BIM Manager costuma lidar com equipes multidisciplinares e diversas partes interessadas, o que faz com que necessite de uma gestão de atividades eficiente e bem planejada. 

Nesse contexto, a utilização de tecnologias e softwares pode auxiliar muito o BIM Manager na implementação de padrões e processos. Principalmente se atendem às especificidades da engenharia civil, como o AltoQi Visus Workflow. 

O software possibilita o acompanhamento em tempo real do progresso e evolução do projeto, além de oferecer uma visualização clara de métricas cruciais, como prazos, quantidade de horas gastas x planejadas, número de retrabalhos e correções, custo por colaborador e outras informações. 

Monitoramento de prazos e custos

Todo BIM Manager precisa ter uma visão ampla e detalhada das principais informações do empreendimento para maior controle na tomada de decisões estratégicas 

O acesso a dashboards vinculados ao modelo BIM é a maneira mais produtiva de visualizar dados do empreendimento em ambiente web por meio de indicadores gráficos. O BIM Manager obtém essa visualização com o AltoQi Visus Control Tower. 

Enfim, são muitas as possibilidades tecnológicas com as quais um BIM Manager pode atuar.  

Você pode explorar mais o assunto no eBook sobre Boas práticas de modelagem e interoperabilidade BIM.