A construção de um empreendimento envolve diversos profissionais. A grande variedade de pessoas com funções e atividades diferentes exige maneiras de contornar contratempos ou gargalos de produção, para garantir entregas rápidas e com qualidade. Por isso, é fundamental possuir um planejamento e controle de obras eficiente.
Em um mercado competitivo como o da construção civil, ganham mais os negócios que têm ferramentas para evitar atrasos e erros, cada vez menos tolerados, principalmente em função das perdas e custos que representam. Por isso é crescente o uso de softwares para planejamento e controle de obras.
As soluções tecnológicas integram as etapas da obra, desde o projeto até a entrega final, aumentando a eficiência da construção. Segundo informações do jornal O Globo, a tecnologia na construção civil pode reduzir o desperdício em obras para 5%, frente à média de 40% desperdiçados na atualidade.
Portanto, para gerar lucros na construção civil, ater-se só ao orçamento de obras não é o suficiente. Há também a necessidade de verificar e alterar os processos para que haja maior fluidez de informações, colaboração e assertividade na gestão de projetos de construção.
A tecnologia pode se tornar a principal aliada na hora de elencar e priorizar ações, distribuir atividades, estabelecer prazos, acompanhar o cronograma de entregas, identificar gargalos e buscar melhores resultados.
5 motivos para usar softwares para planejamento e controle de obras
As tecnologias com foco na gestão de projetos de engenharia conectam as diferentes fases da obra, desde o planejamento até a execução, garantindo maior controle e qualidade.
Sendo assim, têm sido utilizadas principalmente para aperfeiçoar processos e prevenir os erros que, muitas vezes, acontecem pela falta de ferramentas específicas.
O fato de os profissionais e as atividades poderem estar integradas em uma plataforma de gestão digital da construção fortalece o engajamento da equipe com os processos, ações operacionais e resultados. Além disso, proporciona:
1. Visão estratégica
A forma dinâmica como a visão do andamento das atividades é demonstrada nas ferramentas digitais para a construção oferece uma visão estratégica que potencializa a eficiência das equipes e o cumprimento de prazos. Isso reflete diretamente no orçamento de obras e na qualidade da entrega.
2. Comunicação
Em uma construção, a comunicação é um dos pontos-chave para o sucesso. Há uma infinidade de arquivos e revisões que precisam ser acessados e repassados entre os profissionais.
Os softwares BIM para planejamento e controle de obras organizam e facilitam a comunicação e compatibilização de projetos a partir da criação de apontamentos (Notas BCF), por exemplo.
3. Gestão de atividade
O gerenciamento adequado de uma obra não é uma tarefa simples, justamente por demandar a administração de um número tão grande de fatores.
As soluções em tecnologia para a construção civil oferecem funcionalidades com foco em controle e organização de atividades.
4. Dados para planejamento e controle das obras
O uso de softwares especializados na gestão de projetos de construção possibilita o acompanhamento em tempo real do andamento da obra e a visualização das informações em dashboards e relatórios.
Os dados são estruturados para proporcionar uma análise efetiva e permitir a identificação rápida de desvios em relação ao cronograma e orçamento original. Isso permite que sejam feitas correções imediatas, evitando que pequenos problemas se tornem grandes transtornos.
5. Colaboração entre equipes
Softwares BIM especializados fornecem ferramentas de colaboração online que permitem que os membros da equipe trabalhem juntos, em tempo real, em documentos e modelos, aumentando a produtividade e a eficiência.
Isso garante maior transparência para todos os envolvidos no projeto, gera confiança e facilita a resolução de problemas.
Recursos que facilitam o planejamento e controle de obras
Visualização em Gantt
O Gráfico de Gantt oferece uma visão abrangente e clara do projeto e facilita a percepção do tempo necessário para cada etapa da obra.
Além disso, determina as dependências entre as tarefas e a compreensão da ordem lógica de execução das atividades.
Com isso, há maior controle sobre a execução das tarefas que precisam ser concluídas antes de outras serem iniciadas.
Em softwares como o AltoQi Visus, o planejamento de obras pode não só ser elaborado e visualizado no Gráfico de Gantt, como as etapas e subetapas podem ser rastreadas no modelo 3D. Entenda melhor como o recurso funciona:
Visualização 4D da obra
A visualização 4D cria uma simulação virtual da construção antes mesmo de as atividades iniciarem no canteiro de obras, e oferece um entendimento claro e objetivo do cronograma e das etapas construtivas.
É um recurso que também compõem o AltoQi Visus e que facilita a visualização das etapas de execução da obra em reuniões, inclusive envolvendo os clientes.
Sem contar que a visualização 4D auxilia na resolução colaborativa de problemas, permitindo que diferentes equipes trabalhem juntas para encontrar soluções inovadoras e otimizar o processo de construção.
No Canal da AltoQi no YouTube é possível ver de forma prática como utilizar esse recurso:
Planejamento integrado ao orçamento
O planejamento integrado ao orçamento permite organizar os custos da obra por etapas de forma detalhada e precisa, desde as fundações até os acabamentos, com base em composições e insumos de mão de obra, equipamentos e serviços necessários para cada etapa da construção.
A engenheira civil e Custos e CEO da Planbim Engenharia, Julia Schultz, mostra como fazer a extração de quantitativos no software de planejamento e orçamento em BIM AltoQi Visus:
Com a análise minuciosa do projeto e suas especificações, há maior previsibilidade de investimentos, o que permite garantir a viabilidade financeira do projeto.
Notificações de atualizações
A comunicação é fundamental para as equipes poderem trabalhar de forma integrada. Para permitir que aconteça de forma fluida, os softwares para planejamento e controle de obras disponibilizam entre os recursos o envio de notificações e atualizações para os profissionais envolvidos nos projetos sempre que há uma atualização, como a criação de novos documentos, upload de novas versões e o acréscimo de comentários.
A funcionalidade está presente no AltoQi Visus, quem mantém todo o histórico dentro de um Ambiente Comum de Dados (CDE). Saiba mais a respeito:
Gerenciamento de disciplinas
Organizar, controlar e otimizar as diversas especialidades presentes em um projeto de construção é uma tarefa que pode ser facilitada com a adoção de tecnologias para a construção civil.
A comunicação, a produtividade e a qualidade do trabalho são maiores quando recursos como os do AltoQi Visus estão disponíveis para gerenciar as interfaces entre as disciplinas de projeto, contribuindo para a coordenação das tarefas e para minimizar o retrabalho.
Damiane Bebber é sócia da Planesul Incorporações e utiliza o Collab para entregar obras com maior agilidade:
"Temos projeto hidrossanitário que vem do Revit, o projeto estrutural que vem do Eberick e o projeto arquitetônico que vem da Autodesk. Todos esses projetos juntos, a gente consegue colocar no Visus Collab. A gente, hoje, entrega uma obra, com certeza, mais rapidamente do que antes".
O case completo está disponível no canal da AltoQi no YouTube:
Personalização de acesso
A segurança e o acesso às informações é uma questão importante. Por isso, os melhores softwares para planejamento e controle de obras permitem adicionar usuários e definir o tipo de acesso concedido a cada pessoa.
Entre as permissões, pode-se conceder desde apenas a possibilidade de visualização até o poder de aprovação dos arquivos conforme forem sendo incluídos no projeto.
No AltoQi Visus, por exemplo, recursos como grupos de colaboradores e pastas por disciplina conectam os profissionais às suas áreas de especialização, otimizando a colaboração e a produtividade.
O gerenciamento de processos oferece uma visão abrangente de todos os fluxos de trabalho da obra. Ainda, permite a padronização das etapas construtivas, definindo os métodos, as ferramentas e o que é ideal para desempenhar cada atividade.
A partir de processos bem estabelecidos, o andamento da obra pode ser monitorado por meio de indicadores de desempenho, que colaboram para tomadas de decisões mais assertivas.
Um exemplo de software totalmente adequado às necessidades da engenharia civil é o AltoQi Visus, usado pelo ImoveLine Arquitetos:
Plataforma de informações acessível
Os diversos documentos, dados, relatórios e histórico do empreendimento precisam ser organizados e de fácil acesso.
Em uma plataforma, estão integrados os principais sistemas da obra. Isso faz com que as informações sejam atualizadas e disponibilizadas em tempo real, proporcionando uma visão instantânea do andamento do empreendimento.
A qualquer momento é possível consultar os dados e fazer a análise de tendências, padrões e anomalias. Até mesmo realizar simulações e cenários "e se", testando diferentes alternativas e prevendo o impacto de cada decisão no andamento da obra.
Foi assim que a Reta Engenharia conseguiu reduzir em 40% a emissão de carbono de uma de suas obras com o AltoQi Visus:
Como a Plataforma Visus otimiza o planejamento das obras
O AltoQi Visus é uma Plataforma OpenBIM para a Gestão Digital da Construção (DCM) que conecta pessoas, projetos, orçamento, planejamento, cotações, medições, monitoramento e informação para fornecer suporte para tomadas de decisões estratégicas que impactam o sucesso da obra.
As tecnologias digitais integradas, com recursos avançados para apoiar os processos construtivos, possibilitam o planejamento da obra e elaboração do orçamento considerando todas as disciplinas, em qualquer etapa do projeto e de forma automatizada. Com o AltoQi Visus os profissionais de engenharia têm:
- Acesso centralizado às informações;
- Visão do empreendimento em tempo real;
- Acesso a dados confiáveis e precisos;
- Colaboração e comunicação eficientes;
- Histórico de comunicação;
- Simulação de cenários;
- Monitoramento em tempo real;
- Gerenciamento eficaz de mudanças;
- Otimização do uso de recursos.
Além disso, é a única solução do mercado da construção civil com metodologia BIM e em acordo com as normas brasileiras. Nela, as informações para controle de obras permanecem acessíveis e na ponta dos dedos.
Otimizar o tempo e os recursos são apenas alguns dos benefícios do AltoQi Visus. A Plataforma oferece ainda mais vantagens para o planejamento de obras.
Principais benefícios em usar o AltoQi Visus na obra
Segurança com dados
A visão analítica apurada do software para gestão digital do empreendimento identifica instantaneamente inconsistências e garante a excelência do projeto.
Recursos inteligentes
O AltoQi Visus oferece recursos tão simples e ágeis que parecem mágica. É uma plataforma que incorpora tudo que envolve BIM em um só software para planejamento e controle de obras.
Centralização
A solução para gestão do empreendimento reconhece a importância de informações para a tomada de decisão. Por isso, o AltoQi Visus reúne todos os dados a respeito de gestão de custos, prazos e demais referências, além de oferecer a possibilidade de rastrear informações.
Facilidade de uso
Trabalhar com o software para gestão digital do empreendimento AltoQi Visus é simples. A informação atende ou pode ser aplicada a todos os demais modelos de projetos e orçamentos. Tudo em um clique.
Trabalho colaborativo, 100% atualizado
O trabalho colaborativo é um dos princípios-chave da metodologia BIM. No ambiente do AltoQi Visus, cada profissional envolvido no empreendimento sabe quais são suas atribuições e onde atuar no projeto.
Compatibilização de projetos em BIM
O AltoQi Visus atua como centralizador e gerenciador da compatibilização de projetos em BIM, tornando-os mais ágeis e eficientes.
Com os recursos do software para colaboração de obra, é possível criar, visualizar, interagir e resolver apontamentos com o auxílio da modelagem 3D. Também há a possibilidade de importar anotações externas e exportar os registros que já foram criados para outro ambiente.
Personalização de modelos de orçamento
O orçamento para construção é feito em um modelo vivo, totalmente personalizável com as especificações de cada negócio. No AltoQi Visus é possível alterar as nomenclaturas de quantitativos, EAP, template, padrões de relatórios etc.
Orçamentação inteligente
A extração de quantitativos dos projetos é parametrizada e automatizada neste programa para orçamento de obras. Sempre que uma nova regra paramétrica é criada para atender a critérios de medição, é possível salvá-la no Visus Cost Management como template para ser usada em outros orçamentos.
Extração de relatórios
Orçamento, orçamento analítico, insumos da edificação e análise da curva ABC são alguns dos relatórios gerados pelo AltoQi Visus.
É um recurso para conferir mais precisão às análises dos custos e à entrega para o cliente final. Com a opção de todas as informações poderem ser exportadas para Excel.
Prognóstico da obra
As informações e dados disponibilizados no AltoQi Visus permitem analisar o andamento da construção e comparar o que foi planejado ao que foi executado, percebendo o impacto no orçamento da obra.
Com isso, gestores do empreendimento podem agir rapidamente para equilibrar os custos e o cronograma dentro de uma previsibilidade operacional.
Visão integral, de ponta a ponta
A organização do fluxo de trabalho com o AltoQi Visus conduz o planejamento de obras a outro patamar, ainda mais eficiente.
É possível acompanhar a evolução das etapas de cada projeto, otimizar os processos e direcionar os talentos da equipe para maior produtividade.
Crescimento sustentável
É possível garantir a lucratividade e o crescimento sustentável dos negócios da construção civil no mercado a partir da mensuração de produtividade. Com o AltoQi Visus, é fácil acessar todas as informações necessárias para acertar na tomada de decisão.
Centralização da comunicação
Além de organizar o fluxo de trabalho, o AltoQi Visus também centraliza a comunicação para que nenhuma informação importante se perca em outros canais.
As notificações mantêm o foco no que precisa ser feito e o registro das interações assegura o histórico para consulta quando necessário.
Investir em tecnologia é investir no sucesso da obra. Softwares de planejamento e controle de obras, como o AltoQi Visus, oferecem uma plataforma completa para os profissionais concentrarem-se nas atividades estratégicas do empreendimento. Na versão demonstrativa é possível conhecer mais os recursos. Baixe gratuitamente.