Profissionais de todo o país têm até o final de outubro de 2024 para participar da 5ª edição da Pesquisa Nacional de Precificação de Projetos, maior levantamento sobre preços de projetos de engenharia do Brasil. O estudo realizado pela AltoQi reúne informações importantes sobre os valores praticados em todas as regiões do Brasil, auxiliando projetistas a definir como precificar seus serviços de forma competitiva.
Nas edições anteriores, a pesquisa revelou importantes tendências no setor. Em 2023, a quarta edição coletou dados de mais de dois mil profissionais, identificando médias de preços para diferentes disciplinas, como estruturas, instalações elétricas e hidrossanitárias, em três tipos de edificações: residencial, comercial e predial. Os resultados mostraram, ainda, o crescimento da adoção da metodologia BIM, que passou de 40,18% em 2019 para 61,7% em 2023.
Neste ano, a pesquisa tem o apoio da Trest Consultoria, que fará o processamento e análise dos dados. Esse reforço trará mais precisão e profundidade às análises, aprimorando as técnicas de tratamento dos valores e a criação de indicadores-chave.
A 5ª edição da pesquisa promete ampliar esses dados, oferecendo uma visão ainda mais detalhada sobre como os profissionais da construção civil estão precificando seus serviços em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico. Profissionais interessados em colaborar com a pesquisa têm a oportunidade de apoiar uma iniciativa que impacta diretamente a capacitação e o desenvolvimento de milhares de profissionais do setor.