Todo engenheiro, em início de carreira ou não, interessado em expandir os negócios, deve entender como construir sua estratégia digital de marketing para ganhar autoridade, atrair e fidelizar clientes.
O marketing para engenheiros é capaz de ajudar – e muito! - no posicionamento profissional e de mercado, e na construção de conexões que podem se tornar parcerias duradouras no segmento da construção civil. Mas, para isso, é preciso que seu cliente em potencial tenha como te encontrar.
Não há como conseguir que um cliente entre em contato com você sem investir ao menos tempo no seu marketing digital. Já parou para pensar nisso? Já pensou em rever suas estratégias?
Agora é o momento de entender o que fazer para ter visibilidade na sua área de atuação. Vamos lá!
Com o avanço da tecnologia e diversas maneiras de fazer buscas na internet, as pessoas conseguem encontrar até mesmo serviços de engenharia civil com uma simples e rápida pesquisa. Por isso, o marketing digital ganhou tanta importância nos últimos anos.
Em um mercado onde a prestação de serviços para outros negócios é uma constante, o uso das ferramentas de marketing para engenheiros pode destacar você e o seu negócio, permitindo que você seja encontrado primeiro por quem precisa dos seus serviços.
Aparecer no momento certo para as pessoas, quando elas precisas daquilo que você faz depende de uma série de estratégias e de paciência.
"O marketing, como as demais áreas, requer planejamento e muito trabalho". - Marcelo Maraschin, Head Of Market Intelligence
Embora a forma de fazer marketing tenha mudado muito nos últimos tempos, com a inserção de canais digitais nas estratégias que antes se resumiam à veículos impressos, rádio e televisão, muitos fundamentos do marketing digital se mantêm os mesmos antes de a internet existir. Conheça-os a seguir.
Para se diferenciar, além de adotar estratégias de marketing, é preciso ir além e surpreender o cliente. A proposta de valor ajuda a definir qual será essa entrega diferenciada que fará o seu serviço ser contratado e não o do concorrente.
A proposta de valor geralmente responde a quatro perguntas básicas:
Para ver um exemplo de criação de proposta de valor, assista a aula sobre marketing para engenheiros no nosso canal do YouTube com o Head Of Market Intelligence da AltoQi, Marcelo Maraschin:
A segmentação de mercado é a forma de identificar para qual público direcionar seus serviços e, consequentemente, os esforços de marketing digital.
Por meio da segmentação, é possível conhecer melhor quais são os objetivos, os desejos e as necessidades das pessoas que você quer que sejam seus clientes. Isso permite a você planejar estratégias que realmente trarão resultados, porque estarão focadas em atender às necessidades mais particulares das pessoas.
Uma boa segmentação de mercado permite, por exemplo, desenvolver uma comunicação mais próxima com as pessoas que são seu público-alvo. A partir do momento que elas entendem que seu interesse é realmente ajudá-las, aumentam as chances de elas se tornarem um novo cliente em pouco tempo.
A ansiedade para se aventurar no marketing digital e já sair fechando negócios é grande e pode causar frustração sem o mínimo de estruturação. Por isso, antes de fazer as primeiras publicações e até mesmo investir em anúncios patrocinados, foque em entender:
Tudo isso fará com que as pessoas ganhem confiança em você e se sintam seguras para optar por contratar você quando considerar outros profissionais.
O marketing digital para engenheiros não é uma estratégia para resultados rápidos. Sempre pode acontecer de um usuário encontrar você pela primeira vez e estar tão decidido sobre a necessidade dele que já realiza a contratação. Mas normalmente não é assim que acontece.
É preciso haver uma fase de relacionamento, em que você encanta o cliente, conforme explica Marcelo Maraschin:
Como Maraschin deixa claro no vídeo, a principal forma de encantar o cliente é mostrar os seus diferenciais, o seu trabalho.
Você pode explorar um projeto, por exemplo, e explicar:
Essas são algumas das possibilidades de tudo o que pode ser feito dentro da estratégia de marketing digital para engenheiros, tendo as redes sociais como um dos canais de contato com o seu público.
Definir o que será publicado, qual será o formato de cada publicação e a data da veiculação faz parte do planejamento de marketing, considerado a chave para o sucesso – ou o fracasso se não for muito bem elaborado.
O uso dos canais de marketing digital pelos engenheiros depende muito do planejamento e da frequência. Portanto, a sugestão para começar a aplicar as estratégias é pensar em um planejamento de conteúdo e ter frequência na publicação.
O planejamento de conteúdo é a definição dos temas sobre os quais você vai falar em cada canal. Determine se os assuntos serão independentes ou terão alguma relação por quê. Nesse último caso, é preciso redobrar o cuidado para que as publicações sejam feitas na sequência certa.
A frequência de publicação é determinada por você e precisa ser respeitada. Por isso, analise o tempo disponível para dedicar para produzir o texto, o vídeo, a arte que vai para suas redes sociais ou sua página de conteúdo.
Muitas das pessoas que são referência em suas áreas de atuação começaram aos poucos, com os recursos que tinham, e depois ampliaram a sua produção. Então, você não precisa se preocupar em publicar conteúdo todos os dias.
O que você precisa é comprometer-se com a periodicidade das suas publicações. Assim, caso o plano seja publicar algo duas vezes na semana, sempre às segundas e quintas, por exemplo, faça de tudo para cumprir com sua própria meta.
Existem ferramentas que podem ajudar nessa organização. Marcelo Maraschin, sugere o que você pode fazer para garantir sua produção de conteúdo:
Uma relação mais próxima com os clientes é benéfica para qualquer negócio. Portanto, engenheiros que sabem criar essa proximidade podem não só fidelizar seu público consumidor para que faça novas contratações como conseguir que os clientes indiquem os serviços para mais pessoas.
O mais importante nessa estratégia é reforçar a confiança das pessoas em você. A melhor maneira de fazer isso é proporcionando aos clientes uma experiência positiva a cada ponto de contato. Marcelo Maraschin, dá alguns exemplos do que você pode fazer:
Agora você já sabe o básico para construir sua estratégia digital. Considere incluir entre os seus canais de contato com seu público a Bilds, uma comunidade em que profissionais de todo o Brasil pode divulgar seu portfólio, se conectar, fazer networking e impulsionar os negócios e a carreira.