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Profissão gerente de projetos: importância, atribuições e certificações

Escrito por Ewillyn Vital | 01/05/2024 16:37:00

Um empreendimento, desde a sua idealização até a finalização da construção, conta com muitos envolvidos. Durante todo o ciclo do projeto, é necessária a atuação de diferentes profissionais, com funções operacionais e estratégicas. É como uma orquestra, com cada músico tocando o seu instrumento sob a regência do maestro. No caso da construção civil – e de outros negócios -, a coordenação e organização do trabalho, das pessoas e dos processos é responsabilidade do gerente de projetos. 

Navegue pelo conteúdo:

  1. A importância do gerente de projetos
  2. Quem pode ser um gerente de projetos  
  3. O que é preciso para ser um gerente de projetos 
  4. O que faz um gerente de projetos
  5. Quais são as competências de um gerente de projetos
  6. Certificações
  7. Conhecimentos 
  8. Habilidades 
  9. Quanto ganha um gerente de projetos 
  10. Softwares que um gerente de projetos pode usar 

 

Esse profissional é cada vez mais buscado no mercado de trabalho como forma de garantir que os resultados serão entregues da melhor maneira na conclusão das estratégias, que precisam ser desempenhadas com agilidade. 

Toda a gestão de recursos, definição de metas e alinhamento das iniciativas organizacionais são demandas de um gerente de projetos. O seu envolvimento com as equipes o torna uma liderança, também responsável pelo engajamento e comprometimento das pessoas com o trabalho. 

Devido a sua importância e posição estratégica, o gerente precisa ser uma pessoa com a formação e perfil profissional adequados ao tamanho dos desafios que terá. Algumas competências, habilidades e conhecimentos são essenciais para ser um profissional reconhecido na área.  

Entenda mais sobre o assunto para poder aproveitar as oportunidades.  

A importância da profissão gerente de projetos  

A profissão gerente de projetos tem um papel crítico na liderança de uma equipe para atingir os objetivos desejados. O gerente de projetos inicia seu trabalho antes mesmo dos demais envolvidos, a fim de verificar os processos e propor melhorias capazes de impactar nos resultados.  

De acordo com a organização em que o profissional atua, o papel do gerente de projetos pode variar, embora a base da atuação profissional seja semelhante em todos os tipos de negócios.  

O gerente de projetos é, em todos os lugares, quem deve coordenar e conduzir os projetos de forma eficiente, dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos. 

Sem esse profissional para organizar e estruturar o gerenciamento de projetos, a tomada de decisão se torna mais difícil e, muitas vezes, equivocada. É isso o que motiva as empresas a criarem uma estrutura de gerenciamento de projetos que seja absorvida na cultura da organização. Dessa forma, a gestão de projetos deixa de ser vista como uma área de suporte para se tornar uma área totalmente necessária. 

Na administração pública, o gerenciamento de projetos tem sido um recurso para gerar para a sociedade mais confiança e qualidade de vida a partir do trabalho dos gestores. Com isso, a prefeitura de Niterói (RJ) conseguiu executar R$ 800 milhões em investimentos realizados em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), resultante da implementação do Escritório de Gestão de Projetos (EGP-NIT). 

Gerente de projetos na construção civil 

Um dos desafios para o gerente de projetos na construção civil é coordenar diversos empreendimentos, cada um em uma fase diferente e com demandas específicas no projeto e na obra. A depender da etapa do empreendimento, há um número maior ou menor de especialistas e demandas e isso também precisa ser bem analisado pelo gerente de projetos. 

É por isso que uma estratégia eficaz para a coordenação de projetos na construção civil é priorizar a organização e o uso de ferramentas de comunicação para atuar em colaboração com as equipes. Mas saber utilizar os recursos tecnológicos disponíveis é somente um dos pré-requisitos de um gestor de projetos. 

Quem pode ser um gerente de projetos  

A função do gerente de projetos exige do profissional a capacidade de ter ou desenvolver uma visão completa e estratégica de toda a organização. Uma habilidade que é possível desenvolver e não está relacionada a uma formação específica, pois faz parte das hard skills, ou seja, conhecimentos que podem ser adquiridos. 

Mas, então, qual deve ser a formação e o perfil do profissional para atuar como gerente de projetos? O fato é que não existe uma formação específica para a carreira na área gerente de projetos.  

Diferente de um médico que precisa ser formado em medicina ou de um juiz que só pode ser graduado em direito, o gerente de projetos pode ser um profissional com formação em áreas como finanças, tecnologia da informação, engenharia, gestão de pessoas, dentre outras. 

Contudo, é interessante que o profissional atue de acordo com sua área de afinidade, pois os conhecimentos já adquiridos facilitam a inserção no mercado e reduzem a curva de aprendizagem. 

As certificações contribuem muito para a formação do gerente de projetos. Várias universidades no Brasil e no exterior oferecem MBAs e há institutos com certificações específicas e reconhecidas mundialmente que também dão um impulso à carreira, como a PMP®, aplicada pelo Project Management Institute  e seus parceiros. 

O que é preciso para ser um gerente de projetos 

As exigências do mercado para os profissionais gerente de projetos variam de acordo com o contexto da área de negócios. Mas as funções habitualmente incluem analisar métricas, identificar gargalos operacionais e definir planos de ações para evitá-los, além de perceber situações nas equipes que comprometem o desempenho dos colaboradores. 

Portanto, um gerente de projetos geralmente é uma pessoa com um perfil profissional que se destaca em alguns pontos: 

  • pensamento lógico; 
  • relacionamento interpessoal; 
  • comunicação; 
  • resolução de problemas; 
  • colaboração; 
  • modelagem de soluções; 
  • organização; 
  • empatia; 
  • habilidades analíticas; 
  • liderança; 
  • visão estratégica e negócios e 
  • experiência do usuário. 

Algumas posições exigem conhecimentos mais específicos como boas práticas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e outras metodologias tradicionais de gestão de projetos.  

Metodologias ágeis, incluindo Scrum, Kanban e práticas associadas também são conhecimentos que o gerente de projetos pode dominar para poder ocupar algumas posições ofertadas no mercado. 

Em muitas empresas, um único gerente é responsável por múltiplos projetos simultaneamente. Por isso, profissionais com capacidade de priorização de tarefas também são muito valorizados pelo mercado.  

O que faz um gerente de projetos  

O gerente de projetos tem algumas atribuições como:  

  • mapeamento do processo de trabalho de uma equipe;  
  • desenho de novos processos para melhorar o resultado das entregas;  
  • gerenciamento de pessoas;  
  • gerenciamento de conflitos;  
  • motivação da equipe;  
  • ter uma visão geral da organização e propor melhorias;  
  • ter uma visão global de todas as disciplinas envolvidas em um projeto. 

Seja em empresas, associações filantrópicas, órgãos governamentais ou outra área de negócio, a base da atuação do gerente de projetos pouco muda em função do segmento de atuação da organização. Mas isso não significa que as características próprias de cada setor não irão influenciar na forma como o gerente de projetos opera. Afinal, o profissional precisa ter o entendimento do negócio e considerar as particularidades da organização ou instituição para propor as melhores soluções.  

O fato é que a função é extremamente estratégica para a empresa, justamente pela visão sistêmica da organização. O gerente conhece o projeto do início ao fim e sabe o que é exigido em cada etapa, o tempo que é preciso para executar cada processo, o capital humano necessário e qual é a expectativa de resultado.  

Portanto, é o profissional que não só planeja, mas acompanha o desenvolvimento das ações planejadas e o progresso das rotinas desenhadas para o alcance das metas, cumprimento dos prazos e do orçamento. Por isso, é considerado o mais bem preparado para antecipar riscos e abordar as situações de forma hábil e ágil para mitigar possíveis impactos negativos no planejamento e retorno financeiro. 

Mesmo sendo o responsável por coordenar todos os recursos e elementos do projeto para que seja bem-sucedido, o gerente de projetos não realiza nada sozinho. Até quando é o único profissional da área na empresa, sua atuação é colaborativa com as demais partes do negócio.  

Mas para que a interação seja eficaz, a boa comunicação é um elemento indispensável e uma das principais competências que o gerente de projetos deve ter ou desenvolver, junto com outras habilidades. 

Quais são as competências de um gerente de projetos 

Empatia com os demais colaboradores e um grande senso de liderança são algumas das competências que um gerente de projetos deve possuir, principalmente porque a sua atuação está intimamente relacionada às pessoas. 

A capacidade de gerenciar os recursos é outra habilidade relevante do gerente de projetos. A atuação em diversas frentes impõe ao profissional o domínio de conhecimentos diversificados. 

Certificações  

As principais certificações disponíveis para gerente de projetos são as do PMI®, instituição que promove a área de gerenciamento de projetos e certifica profissionais com reconhecimento internacional:  

PMP® – Project Management Professional 

O PMP valida a competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.  

 CAPM® 

A certificação CAPM demonstra o entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Foi criada com o objetivo de viabilizar a certificação de gerente de projetos, membros de equipe e até estudantes (2º Grau Completo) que estão iniciando na carreira de gerenciamento de projetos.   

 PgMP® 

Certificação para profissionais que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais.  

 PMI® 

A certificação Scheduling Professional foi criada com o objetivo de validar a experiência e conhecimento inerente à programação e elaboração de cronogramas de projetos.    

PMI-RMP® 

A certificação comprova a capacitação em termos de habilidades e conhecimentos dos profissionais credenciados para atuarem em projetos críticos, por meio da identificação e mapeamento de riscos.  

PfMP® Profissional de Gestão de Portfólio 

Reconhece experiências e habilidades na gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais.   

PMI-PBA® Profissional em Análise de Negócios do PMI 

A certificação PMI-PBA foca na capacidade de trabalhar efetivamente com as partes envolvidas na definição dos requisitos do negócio, moldar dados de saída dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos.  

 PMI-ACP® Profissional Ágil Certificado do PMI  

Faz referência às abordagens e aplicação de métodos ágeis, como SCRUM, XP, LEAN e Kanban em projetos.  

PMI-RMP®  

A certificação PMI-RMP reconhece a expertise em avaliar e identificar riscos de projetos, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades.  

PMI-SP® Profissional de Gestão de Cronograma PMI  

A Certificação PMI-SP reconhece a qualificação e a experiência na área de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos.  

Conhecimentos 

O conhecimento de um gestor de projetos não é estático. Muito pelo contrário. Precisa ser contínuo para acompanhar as tendências e mutações do mercado. Ainda assim, há conhecimentos que uma vez adquiridos, contribuem para o desempenho das demandas do gerente de projetos de forma atemporal. 

Metodologia de gestão de projetos 

Existe uma ferramenta certa para cada momento ou tipo de projeto que pode ser aprendida por intermédio da educação formal - a partir de MBAs, pós-graduações e especializações - ou de maneira informal - em palestras, treinamentos, workshops, cursos online. 

Metodologia de gestão do tempo 

Faz parte das funções de um gerente de projetos criar cronogramas para realização das atividades, garantindo que as macros entregas sejam feitas em prazos que atendam à data final. 

Conhecer as metodologias de gestão do tempo que podem proporcionar eficiência em cada projeto é um conhecimento fundamental para o gestor de projetos orientar as equipes e priorizar as atividades mais relevantes. 

Metodologia de gerenciamento 

Está entre as competências necessárias de um gerente de projetos dominar os recursos para planejar, executar e monitorar os projetos. As principais metodologias que fornecem esse conhecimento e colaboram para o gerenciamento dos projetos são a Agile, Lean Manufacturing e Six Sigma. A escolha de qual usar baseia-se muito no nível de complexidade, tamanho, requisitos e outras características do projeto.  

Habilidades 

Ter os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuar como gerente de projetos eleva o nível profissional e coloca o perfil em vantagem no mercado em que o gerente de projetos é figura indispensável para a performance dos negócios.  

Atualmente, é esperado do gerente de projetos que seja capacitado para ter clareza na comunicação e comportamento empático, conseguir se adaptar com agilidade às mudanças, saber negociar e agir como uma liderança 

Boa comunicação 

Um projeto tem metas e objetivos a serem atingidos, etapas a serem cumpridas e, na maior parte das vezes, inúmeras pessoas envolvidas na sua execução. Para poder coordenar todos os recursos, o gerente de projetos precisa saber se comunicar de forma precisa e clara, para que todos saibam qual é o plano, o que está previsto no projeto, como executar o que foi planejado e o que fazer quando surgirem dúvidas ou situações a serem resolvidas. 

Também precisa dominar a forma de se comunicar com os diferentes públicos, pois o gerente de projetos transita em públicos com diferentes vivências, desde o CEO da empresa até um mestre de obras. Então, além de boa, a comunicação do gerente de projetos precisa ser modulada para que todos os níveis hierárquicos o compreendam claramente.     

Empatia 

A empatia é considerada uma competência essencial para liderar grandes projetos, a principal habilidade para criar experiências positivas para as pessoas no ambiente de trabalho. 

Compreender o que motiva uma pessoa, está muito relacionado à capacidade de colaboração e o que um gerente de projetos mais precisa é que as pessoas trabalhem de maneira colaborativa. Afinal, um projeto é uma cadência de atividades a cumprir que, juntas, gerarão o resultado esperado. A falha em um ponto, compromete todo o restante. 

A empatia é o que pode evitar muitos problemas, pois tudo o que as pessoas querem é um ambiente seguro para trabalhar e poder se expressar. O gerente de projetos empático sabe se posicionar ao lado das pessoas para construir com elas inovações que geram resultados. Os efeitos dessa sinergia refletem no nível de engajamento dos colaboradores. 

Adaptabilidade 

Dificilmente um projeto é executado com perfeição do início ao fim, sem que aconteçam imprevistos.  

Uma pessoa da equipe pode pedir demissão e isso afetar o prazo da entrega de alguma atividade importante para a execução de outras etapas. Um fornecedor pode atrasar a entrega de materiais e isso pode interferir no cronograma.  

É para essas situações inesperadas que a adaptabilidade se torna uma competência essencial. É preciso se adequar rapidamente aos acontecimentos e tomar decisões de forma ágil para que os impactos no projeto sejam os menores possíveis.  

Agilidade 

Os exemplos deixam mais do que claro que a dinâmica da área de gerenciamento de projetos não é fixa. Portanto, está sujeita a sofrer modificações de acordo com os acontecimentos que se apresentam. Muitos impõem alta pressão e alto nível de estresse, e o gerente de projetos deve estar preparado para ser ágil nesses momentos e orientar as equipes sobre o que deve ser feito. 

A agilidade é uma habilidade valorizada também para as ocasiões em que o projeto está fluindo, porém, é necessário dar respostas para tranquilizar investidores, consumidores e outros agentes que aguardam a conclusão do projeto. 

Respostas sem demora, precisas e claras transmitem confiança, um ativo de grande importância para toda empresa comprometida com o próprio negócio. 

Negociação 

O gerente define quando o projeto começa e quando será concluído, além dos recursos que serão necessários. Para isso, precisa saber fazer acordos. A diretoria deseja chegar ao resultado em um tempo menor? As equipes precisam de mais recursos humanos para cumprir o cronograma? Vai ser preciso limitar o orçamento em algum ponto do projeto? É quando surgem questões como essas que possuir habilidades de negociação faz toda a diferença para o gerente de projetos.  

Sem a capacidade de negociar, o gerente corre o risco de sobrecarregar a equipe, de precisar que os profissionais tenham trabalho extra e uma sucessão de situações de proporções incontornáveis que podem até comprometer a reputação da empresa. Ninguém quer isso. Então, o melhor é saber negociar. 

Liderança 

Um projeto não acontece só com um gerente. É preciso contar com profissionais de diversas áreas para poder concluir uma obra, criar uma oferta para o mercado, organizar e melhorar processos. Ou seja, é necessário pessoas para executar as tarefas e é um consenso que quanto mais motivados e engajados, melhores são os resultados que os colaboradores alcançam para as empresas. 

O gerente de projetos tem o papel de organizar o que precisa ser feito, determinar quem irá executar cada atividade e acompanhar o progresso da execução. Mas nesse caminho, também é quem precisa cuidar para que as pessoas estejam comprometidas, trabalhando com interesse e satisfeitas pelo que estão realizando. O que significa que o gerente de projetos precisa ser reconhecido também como uma liderança pelas equipes. 

Quanto ganha um gerente de projetos 

O salário médio de um gerente de projetos varia de acordo com estado de origem do profissional, o mercado e o tamanho desse mercado. Segundo o site Quero Bolsa, a menor remuneração da área no país é paga aos profissionais de Rondônia (R$ 1.870,66). Os gerentes de projetos com maiores salários são os de São Paulo (R$ 11.769,24). 

A média salarial da profissão, calculada pelo Quero Bolsa, é de R$ 9 mil. Confira o levantamento baseado nas informações do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego): 

  • Acre: R$ 6.500,00 
  • Alagoas: R$ 6.718,52 
  • Amapá: R$ 4.476,20 
  • Amazonas: R$ 10.194,38 
  • Bahia: R$ 8.442,93 
  • Ceará: R$ 8.826,83 
  • Distrito Federal: R$ 8.909,10 
  • Espírito Santo: R$ 9.331,87 
  • Goiás: R$ 8.903,96 
  • Maranhão: R$ 6.864,62 
  • Mato Grosso: R$ 5.331,83 
  • Mato Grosso do Sul: R$ 5.753,12 
  • Minas Gerais: R$ 9.416,20 
  • Pará: R$ 6.457,74 
  • Paraíba: R$ 8.866,21 
  • Paraná: R$ 9.505,34 
  • Pernambuco: R$ 8.128,34 
  • Piauí: R$ 4.737,69 
  • Rio de Janeiro: R$ 10.610,83 
  • Rio Grande do Norte: R$ 7.061,20 
  • Rio Grande do Sul: R$ 10.537,42 
  • Rondônia: R$ 1.870,66 
  • Roraima: R$ 2.500,00 
  • Santa Catarina: R$ 7.877,19 
  • São Paulo: R$ 11.769,24 
  • Sergipe: R$ 5.046,66 
  • Tocantins: R$ 4.059,95 

Os gerentes de projetos são os profissionais mais demandados da área de Engenharia, segundo o Guia Salarial 2024 da consultoria Robert Half que todos os anos faz um estudo sobre os salários e tendências de recrutamento. 

O levantamento informa que as indústrias que lideram as contratações são:  

  • Agronegócio; 
  • Farmacêutica; 
  • Varejo; 
  • Mineração e 
  • Energia. 

O Guia revela também que os profissionais mais difíceis de encontrar são os especialistas em ESG, gerente de projetos para mineração, comprador do segmento de energia renovável e engenheiro de automação para a indústria. 

Softwares que um gerente de projetos pode usar 

Um gerente de projetos precisa de pessoas para trabalhar colaborativamente e de tecnologia para organizar cronograma, tarefas e prazos. Geralmente, as ferramentas utilizadas são Asana, Trello, Monday e Notion. Todas possuem boas funcionalidades. Contudo, para quem busca uma ferramenta de gerenciamento de projetos para construção civil pode se frustrar, uma vez que dado a amplitude de cenários, estas ferramentas oferecem recursos genéricos que não contemplam os processos específicos dos empreendimentos da construção.  

O escritório ImoveLINE Arquitetos estudou mais de 10 opções de softwares até selecionar três possibilidades. “Dessas, poucas eram direcionadas para a nossa área. Isso era uma grande dor”, conta o arquiteto Thiago Hanemann, co-fundador do escritório.  

O que Thiago e os sócios queriam era uma única ferramenta que pudesse atender o máximo de itens do seu planejamento. “Nesse meio tempo, entrou o Workflow”, lembra o também arquiteto Juliano Marini.  

Um software que permite planejar e padronizar o fluxo e os processos de trabalho na etapa de projetos do empreendimento, como o AltoQi Workfow, tem o diferencial de ser criado para gerentes de projetos de engenharia e ser integrado com um ambiente comum de dados 

O Workflow foi desenvolvido para facilitar a integração das equipes, a comunicação entre profissionais e a tomada de decisão. Além disso, a solução permite interagir com painéis gerenciáveis e garantir a qualidade das entregas de trabalho, aumentar a produtividade e a performance da execução das tarefas, com a comodidade e a segurança do ambiente web. “Sempre estivemos em busca de ferramentas que pudessem dar suporte a isso”, reforça Marini.  

No software, o gerente de projetos pode criar e gerenciar tarefas de forma hierárquica em pouco tempo. Também consegue rastrear o progresso e status das atividades, e ter o controle das horas trabalhadas.   

O Workflow ainda oferece templates personalizáveis que se adaptam aos processos específicos das equipes de projetos e recursos de comunicação integrados. “A questão de ser focado na nossa área de construção foi o primeiro ponto que o Workflow ganhou. O segundo foi por ouvir o que a gente precisava”, afirma Thiago Hanemann.  

A partir dos comentários feitos em uma tarefa e das notificações, cada profissional pode informar e ser orientado sobre o projeto. A atribuição de tarefas torna fácil delegar funções a pessoas específicas e as ferramentas de status mantém todos cientes sobre o andamento das atividades.   

Para proteger as informações sensíveis e garantir a segurança dos dados, o AltoQi Visus Workflow tem permissões de acesso diferenciadas para cada nível profissional e hierárquico. Cada pessoa trabalha somente com as informações necessárias para a execução das suas atividades e as demais mantêm-se preservadas.  

A solução gera relatórios e análises de desempenho das tarefas e projetos, de forma que o gerente de projetos pode identificar áreas de melhoria e eficiência diariamente e assim evitar imprevistos que impactem no planejamento. “Uma das questões principais do Workflow é a gente poder ter o controle da parte produtiva em tempo real”, destaca Juliano Marini.  

Saiba mais como o gerenciamento de projetos da ImoveLINE foi otimizado com o Visus Workflow. 

Há uma playlist completa de apresentação do Visus Worflow no YouTube da AltoQi e mais informações sobre o software na página de Suporte. Os canais para falar com um consultor estão todos abertos para dar início a uma nova história na construção civil.