Quase chegando à reta final da Feicon, o terceiro dia de evento trouxe visitas ilustres ao estande da AltoQi e ao estúdio Bilds .conecta. Entre apresentações das soluções AltoQi e entrevistas, uma coisa ficou clara: os profissionais da construção civil estão ávidos por novidades para tornar suas obras mais eficientes e rentáveis.
Confira os melhores momentos do dia e assista à transmissão do Bilds .conecta na íntegra.
Tecnologia viabilizando a transformação na construção
Os engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), visitaram o estande e conheceram as funcionalidades da Plataforma Visus que transformam a maneira de planejar e controlar obras.
Já no estúdio, o que não faltou forma exemplos de como a tecnologia está levando transformação para o setor.
Gilberto de Freitas, do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações (ITIE), contou como tecnologias de industrialização estão transformando a construção civil com métodos modernos de construção. O diretor foi enfático: “Não existe construção industrializada sem BIM”. Assista à entrevista completa para entender como este ramo do mercado da construção funciona e está se desenvolvendo no Brasil.
Rosângela Castanheira, sócia da TRÍADE, participou da “grande festa” que é a FEICON, nas palavras dela, e parou para conversar com a gente sobre o orçamento como protagonista do projetar. A professora explicou por que é mais barato quando as coisas podem ser corrigidas ainda “dentro do computador”, em nível de planejamento. O impacto não está só no bolso, está também em usar os recursos de forma sustentável. É o pulo do gato entre poder ou não executar algo extraordinário.
BIM: das experiências públicas às oportunidades de negócio
Leonardo Santana, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esteve no estúdio do Bilds .conecta para falar sobre as ações e aprendizados da entidade na disseminação do BIM pelo país, que fazem parte das políticas de desenvolvimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Colhendo os frutos da implementação do BIM, os representantes da divisão de obras e projetos do INSS, Carlos Martins e José Piorski, compartilharam como o BIM foi utilizado para contribuir na manutenção e reforma dos imóveis da entidade.
“O banco de dados que o BIM gera é essencial para nosso controle. Imagine duas mil edificações catalogadas. Você já pode perceber a simplicidade que vai ser extrair uma informação essencial para a necessidade de uma reforma ou expansão”, exemplificou José.
Késia Alves, do Conexão BIM, encorajou o mercado a deixar de lado o pensamento de ser “só” mais um e assumir nosso papel como protagonistas para disseminar o BIM. O cenário é favorável e há uma infinidade de movimentos acontecendo para evoluir o BIM no Brasil. As ações de cada um são fundamentais para transformar o mercado.
Na sequência, Brandon Donizete, ConstruExperts, mostrou na prática como a inspiração provocada pelo BIM para transformar a construção civil gerou uma oportunidade de negócio. Foi assim que ele e sua sócia fundaram a ConstruExperts, uma consultoria para implementação de BIM focada em pessoas, já com dois clientes. “Foi uma empresa que já nasceu andando!”, concluiu.
Highlights do Bilds .conecta
Além dos passeios pelo pavilhão da São Paulo Expo, comandados por Lívia Tavares, e entrevistas realizadas nos corredores da feira, feitas por Sicilia Vechi, Elio Quaresma recebeu 11 convidados no estúdio do Bilds .conecta.
Confira um resumo dos melhores momentos:
- Jobson Modena, da Guismo engenharia, falou sobre proteção de áreas abertas de raios.
- Julia Chiavone, compartilhou os aprendizados com o BIM, da modelagem à manutenção da obra.
- Sicilia Vechi trouxe os números alcançados pela AltoQi até o terceiro dia do evento.
- Júlio Farias, do SP BIM, contou como tem levado transformação digital para negócios da construção civil com o BIM.
- Juliana Kuhn, Head de People da AltoQi, abordou a importância das pessoas e da cultura em contexto de transformação na construção.
Acompanhe todas as entrevistas no canal do YouTube da AltoQi: