Estrutural

Principais livros de engenharia de estruturas para estudantes e profissionais

Tempo de leitura: 4 min.

Em qualquer tempo de nossa carreira profissional é comum termos dúvidas sobre conceitos ou procedimentos que desconhecemos ou simplesmente esquecemos, mas que podem ser facilmente encontrados em bons livros de engenharia de estruturas.

Desde que iniciei minha carreira profissional, me acostumei a consultar livros, seja na biblioteca da empresa, quanto na minha biblioteca pessoal de livros de engenharia de estruturas, a qual venho construindo desde minha graduação. Essas bibliotecas têm acervos de livros, artigos e normas que embasam quase tudo o que se refere ao trabalho que desenvolvo.
No outro post tratamos sobre como preparar-se adequadamente para elaboração de projetos estruturais, numa visão mais geral sobre o assunto. Neste texto, vou propor uma lista com aqueles que poderiam ser seus primeiros dez livros relacionados com a engenharia estrutural e que vão ser úteis em muitos momentos de sua vida. Vamos a eles:

1. FUSCO, Péricles Brasiliense. Solicitações Normais. LTC. 1985
Este livro traz a base do dimensionamento à flexão simples e composta para vigas e pilares, desde os conceitos de equilíbrio até os critérios de dimensionamento. É de fundamental importância para a consolidação das bases de conhecimento em concreto armado e é uma das primeiras leituras a se fazer.

2. FUSCO, Péricles Brasiliense. Solicitações Tangenciais. São Paulo, Editora PINI, 2008.
Da mesma forma como no livro anterior, esse é um livro de base, mas direcionado agora para a parte de cisalhamento e torção, trazendo os conceitos fundamentais do equilíbrio e de dimensionamento para esses esforços. Se você estudar esses dois livros, pode ter certeza que já terá uma base conceitual sólida para começar a trabalhar.

3. LEONHARDT, F. MÖNNIG, E.. Construções de Concreto. Volume 2. Rio de Janeiro, Interciência, 2007.
Este é um dos 6 livros da coleção do Professor Leonhardt, que é uma das mais importantes bibliografias de referência. Embora muitas de suas notações ainda estejam pela norma DIN (Alemã), este volume aborda com base em ensaios os casos especiais de dimensionamento de vigas-parede, consolos e regiões de introdução de forças concentradas, que são situações muito recorrentes em projetos de estruturas. Ele lhe dará uma base para poder resolver com certa autonomia alguns casos especiais de dimensionamento.

 

banner especializacao ead em concepcao de projetos estruturais em concreto

4. LEONHARDT, F. MÖNNIG, E.. Construções de Concreto. Volume 3. Rio de Janeiro, Interciência, 2007.
Complementando o livro anterior, o Volume 3 do livro do Prof. Leonhardt traz orientações sobre como detalhar a maior parte das situações de projeto, especialmente aquelas que normalmente são diferentes do usual. É rico em detalhes e orientações e deve ser francamente estudado.

5. KIMURA, Alio. Informática Aplicada a Estruturas de Concreto Armado. São Paulo, Editora Pini, 2007.
O livro do Alio é único no segmento que aborda os conceitos de estrutura numa visão próxima da sequência de projeto, aliando os conceitos com a prática. Muito didático e com boas ilustrações, é uma ótima referência para quem está começando a aplicar os conceitos em projetos através de uso de software.

6. FUSCO, Péricles Brasiliense. Técnicas de Armar as Estruturas de Concreto. São Paulo, Editora Pini. 1995.
A exemplo do Volume 3 do Prof. Leonhardt, este livro do Professor Fusco traz uma ampla gama de técnicas e detalhes de como armar as principais situações de projeto em concreto armado, porém é mais alinhado com as práticas brasileiras de detalhamento e também dos próprios princípios de norma. É de importância fundamental para uma boa técnica de detalhamento de estruturas em diversas situações de projeto.

7. CARVALHO, Roberto Chust & PINHEIRO, Libânio Miranda. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado, Volume 2. São Paulo, Editora Pini. 2009.
Um livro relativamente recente e muito completo, traz outras situações de projeto que são muito frequentes, como o caso do dimensionamento de lajes nervuradas e lisas, vento e estabilidade global, dimensionamento de elementos à flexão composta, além de sapatas e blocos de fundação, complementando as bibliografias anteriores nesses quesitos.

Download gratuito da versão demonstrativa do Eberick V10

8. SORIANO, Humberto Lima & LIMA, Silvio de Souza. Análise de Estruturas. Ciência Moderna, 2006.
Embora muitos engenheiros não gostem disso, não dá para trabalhar com estruturas de concreto sem entender os princípios básicos da análise estrutural. Tem papel fundamental na revisão dos conceitos que envolvem a análise estrutural, a fim de permitir que o engenheiro saiba interpretar os resultados gerados pelos programas computacionais.

9. MEHTA, P. Kumar & MONTEIRO, Paulo J.M.. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. 2ª Edição. São Paulo, 2014.
Não dá para trabalhar com projeto de estruturas de concreto armado sem conhecer as bases sobre o próprio material – concreto – e seus comportamentos. O livro dos professores Mehta e Monteiro é um dos clássicos na linha de tecnologia de concreto e sem dúvida deve fazer parte de seu acervo pessoal e, logo que possível, estudado como os demais livros anteriores.

10. SILVA, Valdir Pignatta e. Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio. Edgard Blucher, 2012.
Para encerrar essa lista, sugiro o livro do Prof. Valdir Pignatta, que trata da condição de projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, algo que deve ser obrigatoriamente verificado nas estruturas de concreto por exigência normativa, mas é muitas vezes negligenciado por falta de conhecimento. Este livro vai lhe trazer a base de conhecimento necessária para que você possa fazer as verificações necessárias em projeto de acordo com a NBR 15200.

Obviamente, existem muitos outros livros excelentes que eu não citei nesta lista, de autores consagrados da engenharia brasileira, como dos Professores Lauro Modesto dos Santos, Walter Pfeil, José Carlos Sussekind, entre tantos outros, mas não dá para incluir todos eles nesse único post, que já está muito longo. Se você quiser, fique à vontade para complementar essa lista com um breve comentário sobre outros livros de engenharia de estruturas que você gosta de consultar.