Durante o exercício de qualquer atividade profissional, deve-se sempre ter em mente que qualquer pessoa está suscetível a erros pelo simples fato de não ser uma máquina. A própria condição humana – e todos os fatores da vida pessoal e profissional – acabam tendo forte influência na capacidade de concentração e de tomada de decisão de cada um.
No universo da engenharia estrutural, existe a responsabilidade de criar edificações estáveis para abrigar famílias, escritórios, bibliotecas, universidades e diversas outras utilizações. Isso realmente exige do profissional um grau de atenção e dedicação ímpar à atividade. Ou seja, temos a condição falível do ser humano de um lado e, de outro, uma atividade que requer muita atenção, concentração e dedicação. Com o objetivo de evitar erros que podem ser inclusive catastróficos, o engenheiro civil projetista de estruturas de concreto armado precisa desenvolver habilidades e características que dificultem a ocorrência dos erros graves.
O engenheiro de estruturas precisa ser uma pessoa muito organizada e metódica, desenvolvendo técnicas próprias de elaboração e, principalmente, de conferência dos resultados e da garantia do trabalho desenvolvido. Isto pode ser alcançado por meio de checklists que registram todas as informações relevantes, ao longo da elaboração do projeto. Nesta etapa do trabalho, um software especializado em cálculo estrutural traz benefícios fantásticos na organização de grande volume de dados, apresentando tudo em formas de relatórios e representações gráficas.
Dificilmente, o software vai realizar algum cálculo errado ou as configurações do computador influenciarão nos resultados do detalhamento de estruturas de concreto armado. No entanto, a parte pensante e decisória do processo – o engenheiro de estruturas – pode alimentar o software com dados equivocados ou não interpretar os resultados devidamente. Para evitar esses riscos, é possível utilizar recomendações de normas e implementar processos de certificação da qualidade e outros disponíveis para o gerenciamento e melhoria contínua dos processos.
Existem bibliografias especializadas que relatam erros estruturais do passado, inclusive, uma publicação de Agosto de 2015 intitulada “Aprendendo com erros dos outros – O que ensinam os engenheiros do grupo calculistas – BA” destaca outra forma de se policiar para evitar potenciais erros. Uma delas é conhecer e entender os motivos e situações que geraram erros de outros colegas engenheiros para que se possa tomar cuidados e precauções e evitar que sejam cometidos novamente. Aqui cabe uma citação do escritor Augusto Cury: “uma pessoa inteligente aprende com seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros”.
Não se deve esquecer que as estruturas de concreto armado compõem o produto final que vai para a obra, ou seja, não podem ter erros. A estrutura será executada como está nos desenhos de detalhamento. Portanto, é necessária organização e perícia durante a elaboração destes detalhamentos finais, tendo o engenheiro estrutural plenos conhecimentos teóricos e experiência prática sobre a atividade de cálculo e detalhamento e, ainda, o domínio pleno sobre um software especializado. Sem uma ferramenta, realizando cálculos e detalhamentos manuais, é grande a chance de se cometer erros graves. Assim, devemos usufruir plenamente dos benefícios trazidos pela informática ao processo de detalhamento de estrutura de concreto.
Podemos ajudá-lo a escolher um software adequado para a elaboração dos seus projetos estruturais.
Você quer compartilhar sua experiência com projetos de estruturas de concreto armado? Escreva nos comentários.