Elétrico

Energia fotovoltaica residencial: 3 desafios de uso

Tempo de leitura: 2 min.

Apesar do sistema fotovoltaico ter diversos benefícios – e já comentamos alguns deles recentemente -, há ainda alguns desafios a serem contornados para que a energia fotovoltaica residencial ganhe mais espaço. Um dos principais entraves é o custo inicial de implantação do sistema, porém já existe uma tendência de queda dos preços, que será ainda mais expressiva com a popularização da energia solar.

Entraves da energia solar fotovoltaica

1. Geração variável: a quantidade de energia elétrica produzida tem variação imediata atrelada à condição climática (tempo nublado, chuvas ou neve). Durante a noite não existe produção alguma, o que obriga o armazenamento da energia fotovoltaica residencial durante o dia, por meio de baterias, em locais isolados e sem rede pública de distribuição. Apesar da evolução das baterias, esses aparelhos ainda estão limitados a potências pequenas.

2. Rendimento e limitação: os painéis solares têm rendimento de até 25%. Isso impõe uma limitação na capacidade de geração elétrica, por causa da quantidade de painéis solares que podem ser instalados na área disponível da propriedade. As condições de poluição atmosférica na região da instalação do sistema também podem influir na capacidade de geração fotovoltaica.

3. Orientação para instalação: um aspecto a ser considerado no projeto de geração de energia fotovoltaica residencial, em edificação existente ou nova, é quanto à orientação em que devem ser instalados os painéis solares. Para maior eficiência, os painéis devem estar orientados para o Norte, por causa do melhor aproveitamento da radiação solar. Esse aspecto, talvez não seja enquadrado como um desafio, mas sem dúvida é um detalhe relevante e pode introduzir custos adicionais.

Um desafio não citado acima, mas também essencial para ser encarado, é a sensibilização da sociedade brasileira em relação às vantagens de se investir em energias renováveis. Ao compartilhar conhecimento sobre a energia fotovoltaica residencial ou em outras edificações, é possível quebrar alguns mitos sobre o uso da energia solar para que ela seja tão popular quanto à geração de energia tradicional, que já não comporta a demanda atual.

Por mais que ainda existam desafios que dificultam a utilização da energia fotovoltaica nas residências, os especialistas em fontes de energia defendem que seu uso é positivo. Com a popularização desse processo de geração elétrica, é certo que alguns desafios serão reduzidos ou até mesmo superados, restando as vantagens do sistema fotovoltaico.