No post anterior eu falei sobre a importância de uma ferramenta para gestão de projetos, como alternativa viável para solucionar os problemas gerados pela concepção assíncrona dos projetos. Neste post, quero mostrar que propor uma ferramenta de gerenciamento de projetos é uma excelente oportunidade de reconhecimento de trabalho e que pode resultar em uma oportunidade de efetivação para você que faz estágio em obra.
Para isso, elaborei 5 perguntas e respostas sobre o momento de propor uma nova solução para a gestão de processos na construtora. Vamos lá.
1- Porque dominar/indicar uma ferramenta de gestão de projetos é uma oportunidade para o estagiário ser efetivado na empresa?
O gerenciamento dos projetos é uma parte muito importante para a empresa. Uma boa gestão reduz custos e acelera os processos. Quando o estagiário contribui para isso, seja por indicar uma plataforma ou por manusear bem uma já existente, ele mostra preocupação com o crescimento da empresa, com a qualidade com que os empreendimentos serão entregues, e com os custos e prazos da construção. Se implantada essa solução na empresa, certamente não será somente na obra em que está estagiando, mas sim nos demais empreendimentos em andamento, tomando uma proporção corporativa. Sendo assim, esse profissional acaba se destacando pela busca de alternativas de melhora e soluções para problemas e suas chances de efetivação aumentam.
2 -Qual é a importância de uma análise prévia da solução?
A análise prévia da solução para gerenciamento de projetos e documentos é fundamental para ver se a nova solução realmente não vai deixar a desejar em algum sentido. Os recursos da plataforma atendem a forma de trabalho da empresa? Ao migrar para um sistema, teremos ganho real na solução dos problemas? Somente após a identificação das necessidades e se certificar que a solução atende esses requisitos, a proposta pode ser levada aos gestores.
Apresentar algo que não atenda as necessidades da empresa pode ter o efeito contrário do esperado e “queimar o filme” do profissional na empresa.
3 – Quais itens são importantes verificar antes para garantir que a nova ferramenta resulte em melhoria?
Tenha em mente que essa ferramenta deve facilitar processos. Como mencionei no início deste post, a rotina de trabalho em uma construtora é bastante atribulada, e exigem decisões que influenciam em todo fluxo de processos. Nesse cenário, a gestão de projetos pode ser um grande aliado ou um vilão na empresa. Quando é bem feito, a empresa tem ganho real de tempo e recursos, por isso é muito importante.
Para enriquecer a resposta da pergunta acima, separei alguns itens que podem fazer uma solução proposta ganhar destaque:
3.1 – Relação custo-benefício favorável
As empresas buscam cada vez mais diminuir seus gastos sem perder recursos. Na realidade presente dos últimos anos, as empresas reduziram seus investimentos, buscando alternativas mais baratas em todos os âmbitos. Possuir uma boa relação custo-benefício é um diferencial na hora da escolha dessa solução.
3.2 – Segurança, controle e personalização
Os projetos representam uma “matéria-prima” fundamental para as construtoras. Ter segurança de que os projetos estão corretos e atualizados, em harmonia entre todos os projetistas, que tiveram acesso às modificações e controle na troca de informações para a evolução dos projetos é algo essencial. Buscar fazer isso de acordo com a forma de trabalho da empresa, sem a necessidade de grandes mudanças, torna uma ferramenta mais atrativa sempre.
3.3 – Convergência de informações – busca rápida e facilitada
O ecossistema de gestão e execução de uma construtora é bem dinâmico, por isso há necessidade de acesso rápido às informações por todos os envolvidos. Portanto, organização é fundamental para que uma ferramenta de gestão de projetos surta os efeitos esperados. Se a ferramenta der essa possibilidade, oferecendo recursos que agilizem essas buscas e acessos, ganha destaque.
3.4 – Usabilidade da ferramenta
Toda nova ferramenta exige um tempo de adaptação. Portanto, uma ferramenta de fácil manuseio possibilita aos usuários uma experiência melhor. Também faz com que não seja necessário muito suporte e uso de muitos treinamentos. Dessa forma, o tempo do gestor da plataforma pode ser melhor aproveitado.
3.5 – Equipe de suporte e interação entre desenvolvedor e cliente
Considere que mesmo a melhor ferramenta encontrada, em algum momento, poderá ter dificuldades técnicas ou apresentar erros. Por isso que possuir meios de comunicação entre cliente e fornecedor tem sido algo bem valorizado.
A facilidade em solicitar melhorias, acesso rápido ao suporte e rapidez na resolução dos problemas tem se mostrado um grande diferencial e algo que realmente agrega valor a solução.
4 -Como sugerir ou propor uma nova solução?
Ao propor uma nova solução, evite criticar a solução existente. Uma boa tática para fazer isso é apresentar diferenciais. Mostrar que, ao fazer algumas pesquisas de mercado, você identificou novas possibilidades e ferramentas com recursos diferenciados que podem ser muito úteis na empresa. Não imponha sua solução, mas deixe claro que existem outras possibilidades no mercado.
5 – Fazer a empresa adotar a solução proposta por mim (estagiário) é a melhor tática para ser efetivado?
Seguramente não existe uma fórmula infalível para efetivação ou destaque profissional. Propor uma solução para otimizar e facilitar a gestão de projetos e processos da construtora é apenas uma das ações que podem diferenciar você dos seus concorrentes, uma vez que possuir uma visão macro dos processos é valoroso e infelizmente não é comum.
Trabalhar com afinco, possuir a cultura de aprimoramento contínuo e saber defender sua posição com respeito e consideração de posições contrárias, para chegar a melhor solução certamente também são ações que aumentam suas chances de sucesso profissional.
Na próximo post, vamos compartilhar um vídeo do Engenheiro Civil Marcus Vinicius dos Reis Higashi, gerente de projetos e de obras da empresa FAZ engenharia, que dará dicas para e diferenciais do estagiário para ser efetivado.