BIM

Guia para compatibilização de projetos com BIM

Tempo de leitura: 2 min.

Na nossa segunda linha de conteúdos sobre BIM, percebemos que realizar a compatibilização de projetos com a técnica de modelagem de informações traz ganhos em segurança e eficiência para a edificação. No mundo ideal, todos os profissionais deveriam manter uma comunicação constante para checar as interferências entre projetos e promover alterações, após o estudo de diversos cenários e seus impactos. No entanto, sabemos que no dia a dia da construção civil isso não é possível, seja pelos prazos apertados ou pela forma tradicional de se trabalhar, com softwares não preparados para projetos em BIM e workflow não colaborativo.

A ideia de realizar a etapa de compatibilização de projetos com BIM é, portanto, uma alternativa para profissionais que estejam dispostos a trabalhar em um novo workflow. Afinal, a adoção do BIM na engenharia civil pede habilidades diferenciadas, como projetar a partir de modelos em 3D e lidar com diversas informações, de inúmeros setores, inclusive os gerenciais. Também requer um método de trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos, inclusive com o compartilhamento de informações.

Imagine, por exemplo, como seria criar um projeto arquitetônico e compartilhá-lo pela rede com os engenheiros? E se todos os profissionais envolvidos na edificação conseguissem visualizar detalhamentos e simular diferentes cenários antes de fazer mudanças nos projetos? E mais: se todos seguissem a mesma linguagem para facilitar a compreensão dos projetos? A incorporação do BIM traz as respostas para essas e muitas outras questões que envolvem planejamento e execução de edificações.

Para compreender a importância do BIM na análise de interferências, criamos um guia com diversos aspectos da modelagem de informações. Você vai entender como a compatibilização de projetos com BIM pode facilitar o planejamento da obra – e evitar execuções com retrabalho e desperdícios – e como essa análise é feita na prática. Para isso, compartilhamos um vídeo, no qual o engenheiro Francisco Gonçalves Junior apresenta ferramentas de compatibilização de projetos utilizando o conceito BIM.

Enquanto você lê nosso material, também pode conferir alguns diferenciais dos softwares BIM utilizados para análise de interferências, como o Naviswork e Solibri.

Boa leitura!

Faça o download gratuitamente