Maior evento BIM da América Latina, a BIM Fórum Conference Brasil 2024, realizado em São Paulo (SP) nos dias 27 e 28 de maio reuniu as maiores lideranças do setor e especialistas em BIM para debater o futuro do BIM no Brasil e no mundo.
O evento serviu para ampliar os rumos do BIM no país para o centro das discussões, aproximar profissionais de toda a cadeia produtiva da construção e pessoas referência em BIM. “A união de diversas entidades é essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil,” afirmou o presidente do BIM Fórum Brasil e Diretor de portfólio da AltoQi, Rodrigo Koerich.
A empresa formou uma comitiva para ouvir e colaborar com as pautas mais recentes e relevantes da transformação digital na indústria da construção. “A AltoQi vem fazendo um trabalho hercúleo para levar ao mercado soluções para complementar a Jornada BIM. Nosso trabalho vem sendo reconhecido pelo mercado”, disse o cofundador da empresa, Rui Gonçalves.
A AltoQi está há 35 anos promovendo a transformação digital do mercado da construção civil “e com um diferencial único”, de acordo com Gonçalves. “Somos uma empresa BIM e genuinamente brasileira”, acrescentou.
Os cases de Gestão Digital da Construção apresentados por clientes AltoQi marcaram a participação da empresa na BIM Fórum Brasil Conference neste ano. Um deles foi o case da Reta Engenharia. O arquiteto e especialista em BIM, Lucas Fukuda, participou de um painel técnico sobre Contratação BIM, ondem foram discutidas as melhores práticas e inovações na área.
Foi a partir da especificação técnica para contratação da obra de uma hidrelétrica que a Reta Engenharia encontrou uma forma de executar obras mais sustentáveis a partir da adoção da metodologia BIM. Com isso, a empresa conseguiu reduzir em 11,28% os custos da operação e em 40% a emissão de carbono estimada na construção.
“Eventos como a BIM Fórum Conference, servem para oportunizar o encontro com alguns clientes, e receber retornos positivos. O que nos motiva a fazer mais e melhor. No próximo ano estaremos de novo apresentando ainda mais inovações para o mundo BIM”, destacou Rui Gonçalves.
Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil, reforçou a importância das conexões para a digitalização e modernização do setor. Um passo dado para fortalecer a disseminação do BIM no Brasil foi a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o BIM Fórum Brasil, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
O Acordo é um avanço para a transformação digital do setor AEC, através do compartilhamento de conhecimentos, apoio a iniciativas BIM e participação em eventos conjuntos. A proximidade com os Conselhos profissionais também possibilita desenvolver ações e projetos focados na difusão e adoção do BIM com os profissionais de todo o Brasil.
Para Koerich, o BIM é uma política de desenvolvimento, tanto por parte das entidades como do governo. E as organizações podem ajudar empresas, instituições públicas e profissionais a adotarem o BIM de forma eficaz.
Para fortalecer ainda mais a transformação digital na construção, outra importante parceria foi firmada durante a BIM Fórum Conference. O presidente da direção da buildingSMART Portugal, José Carlos Lino, e o presidente do BIM Fórum Brasil e chair da buildingSMART Brasil, Rodrigo Koerich, assinaram um memorando de entendimento entre os dois capítulos.
Com isso, os países assumem o compromisso de alinhar suas missões e apoiar a indústria da construção na melhoria e modernização dos processos, desenvolvendo e fomentando padrões e fluxos abertos para o setor AEC, além de estabelecer novos marcos de inovação e eficiência.
O BIM Fórum Brasil atuou para o desenvolvimento de ações para a criação de um Capítulo Brasileiro da buildingSMART. Como resultado, o Brasil tornou-se o primeiro capítulo da América do Sul e agora está ao lado de países da Europa, Ásia e Oriente, compondo uma comunidade internacional dedicada à promoção do OpenBIM para edificações e infraestrutura.
O diretor de marketing da buildingSMART International, Aidan Mercer, esteve na BIM Fórum Conference e ressaltou o impacto e a importância do OpenBIM para a estratégia e visão do Brasil no contexto do BIM.
“Gostei muito do evento BIM Fórum Brasil que aconteceu em São Paulo nesta semana. Conheci muitas pessoas inspiradoras e interessantes e o conhecimento e competência para o OpenBIM mostra que ele é uma parte fundamental da estratégia e visão para este país e a região”, escreveu em seu perfil no LinkedIn.
O Diretor de portfólio da AltoQi, Rodrigo Koerich, permanece à frente do BIM Fórum Brasil até 2026. A reeleição ocorreu durante Assembleia Geral Extraordinária e elegeu também Humberto Farina como vice-presidente e Ricardo Ferreira como tesoureiro.
"Fomos eleitos novamente e agradecemos a todos pela confiança depositada em nós para continuarmos com a gestão que temos realizado. Seguiremos em frente, evoluindo nossos projetos e abrindo portas para expandir o uso do BIM", destacou Farina.