Capacitação e implementação de softwares da AltoQi com aplicação da metodologia BIM no SESC-MG
Notícias

AltoQi capacita profissionais do SESC-MG para aplicação do BIM em projetos

Tempo de leitura: 6 min.

Profissionais técnicos, engenheiros e arquitetos que atuam na fiscalização e elaboração de projetos do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC-MG) participaram durante três meses de uma capacitação e implementação de softwares da AltoQi com aplicação da metodologia BIM. 

O Objetivo principal da contratação dos serviços é potencializar e aprimorar as tecnologias que o SESC-MG dispõe para a elaboração de projetos, de acordo com o engenheiro civil e fiscal de projetos e obras da instituição, Luiz Gustavo Machado Júnior.  

“Além disso, o objetivo é também ter auxílio na conferência e fiscalização dessa etapa [de projeto] que é tão importante para a concepção dos nossos empreendimentos e a execução do nosso trabalho", afirma. 

ALTOQI CAPACITA PROFISSIONAIS DO SESC-MG PARA APLICAÇÃO DO BIM EM PROJETOS

Para o SESC-MG, a AltoQi organizou um período de capacitação nos softwares AltoQi Eberick e AltoQi Builder, incluindo as disciplinas de instalações hidrossanitárias e elétricas, prevenção e combate a incêndio, climatização e infraestrutura predial de gás.  

Também foi feita a execução de um projeto piloto para os profissionais do SESC-MG poderem vivenciar de forma prática o uso dos softwares no dia a dia de trabalho. 

Por fim, os especialistas da AltoQi conduziram um Workshop de Lições Aprendidas que ocorreu de forma presencial na sede da instituição, em Belo Horizonte, para encerrar a implementação do BIM no SESC-MG.   

Importância do BIM para o SESC-MG 

Para Luiz Gustavo Machado Júnior, o BIM permite à instituição melhorar a qualidade dos projetos e, por consequência, a vida do comerciário.  “No SESC-MG nós prezamos por ter as melhores ferramentas para podermos entregar os melhores projetos e as melhores soluções para as pessoas que tanto necessitam do nosso suporte, dos nossos serviços, das nossas atividades”, diz o engenheiro civil.  

ALTOQI CAPACITA PROFISSIONAIS DO SESC-MG PARA APLICAÇÃO DO BIM EM PROJETOS

O SESC é uma empresa privada, mas que necessita respeitar preceitos de um órgão público. Por isso, Machado considera que ter um software que atua diretamente na informação compartilhada, auxilia no planejamento, na concepção do projeto, na própria viabilidade dele, na elaboração de todas as disciplinas, evita que ocorram prejuízos ainda durante a licitação. 

“Mais do que modelar de uma forma 3D, com a compatibilização nós conseguimos analisar todos os desvios que possam aparecer”, comenta. "Sempre que tivermos economia, vai sobrar energia para poder empregar em mais projetos, em mais serviços e em melhorias na prestação dos nossos serviços para o comerciário", conclui.   

Como funciona a capacitação em BIM da AltoQI 

Poder contar com uma ferramenta BIM na elaboração de projetos possibilita ao SESC-MG anteceder diversos erros que poderiam ocorrer na fase de execução da obra. A atuação no planejamento prévio evita surpresas indesejadas. 

ALTOQI CAPACITA PROFISSIONAIS DO SESC-MG PARA APLICAÇÃO DO BIM EM PROJETOS

Para a preparação dos profissionais, a capacitação sobre BIM da AltoQi ocorreu em seis fases: 

  1. Gerenciamento do Projeto;   
  2. Capacitação à Distância (EaD);   
  3. Implementação, incluindo as etapas de iniciação, modelagem e publicação dos projetos, análise e dimensionamento, colaboração e compatibilização, finalização e documentação, quantificação e orçamentação; e   
  4. Workshop de lições aprendidas. 

Dessa forma, foi possível:  

  • promover o nivelamento conceitual e sensibilização sobre o tema BIM; 
  • acompanhar o uso e a adoção das soluções AltoQi; 
  • consolidar o conhecimento adquirido; e 
  • favorecer a cultura de melhoria contínua. 

 A capacitação dos profissionais do SESC-MG para aplicação do BIM em projetos iniciou em março e encerrou em junho de 2024. A AltoQi já fez uma parceria similar para implantação do BIM no TRT-SC.