Sou engenheiro civil com especialização em projetos de estruturas e atuo na AltoQi há 25 anos.
Minha jornada na empresa começou em 2000. Na época, eu era um engenheiro recém-formado. Ingressei no departamento de suporte técnico e permaneci na função por seis anos. Nesse tempo, tive a oportunidade de adquirir um profundo conhecimento do produto AltoQi Eberick e das necessidades dos clientes.
Linha de produtos Eberick da época.
Foi um período em que também fiz uma especialização pela UFSC e desenvolvi muitos projetos de estruturas, sem vínculo algum com a empresa, mas que indiretamente proporcionaram uma oportunidade de contribuir com ideias para o programa, visto que sentia as “dores” dos clientes com o uso do software na execução de projetos. Mas, como o foco deste artigo não é o Eberick e nem este período, não entrarei em detalhes, apesar das muitas histórias e conhecimentos adquiridos.
Em 2006, migrei para o departamento de Desenvolvimento, onde continuei trabalhando com o software Eberick por mais alguns anos. Foi quando desenvolvemos recursos notáveis para o programa, como o lançamento dos elementos pela seção, o módulo Escadas e Pré-moldados, entre tantos outros que fizeram do Eberick o maior software de estruturas do país.
Em 2012, recebi um importante convite para contribuir com um projeto no qual eu tinha grande interesse pessoal: Alvenaria estrutural, um módulo destinado ao lançamento e detalhamento de projetos de um sistema de construção que utiliza blocos para criar paredes que suportam as cargas da edificação. Entretanto, havia um detalhe importante: o desenvolvimento seria no “QiBuilder” (como era chamado o software na época). Foi então que minha história com o AltoQi Builder começou, marcando o início de uma nova fase em minha carreira, dedicada a elaborar soluções para os demais projetos complementares.
Exemplo de detalhamento de elevação de parede, gerada automaticamente pelo programa.
Desafios de um projeto em construção
O desenvolvimento do Alvenaria estrutural teve grandes desafios. Foi preciso resolver, por exemplo, as modulações das paredes com diferentes famílias de blocos que, por sua vez, possuem diferentes geometrias.
Assim, tivemos de criar uma série de regras para amarração das paredes, de forma a garantir o seu funcionamento, sem a necessidade de pilares e vigas na estrutura. Isso tudo considerando, ainda, aberturas e as inúmeras possibilidades arquitetônicas necessárias às soluções para as amarrações. Precisávamos que fossem sendo resolvidas as modulações e amarrações em cada uma das fiadas de forma automática, conforme as inúmeras possibilidades de soluções.
QiBuilder 2019 – Projeto de alvenaria estrutural com QiBuilder
Na sequência, outro grande desafio veio com a atualização da NBR 5419, em 2015. Por outro lado, essa foi uma oportunidade para complementarmos nosso portfólio com o “QiSPDA”, o primeiro software nacional para desenvolvimento de projetos de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

QiBuilder SPDA 2019
A proposta foi desenvolver um programa com capacidade para fazer a verificação completa do Sistema, pelos métodos Franklin, Gaiola de Faraday e Eletrogeométrico (ou “método da esfera rolante”). Mas não só isso. Queríamos ter uma solução para o Eletrogeométrico com exclusividade em nosso software em 3D, e conseguimos!
AltoQi Builder 2019 – SPDA
Estes dois projetos, Alvenaria e SPDA, são muito interessantes, pois têm muitos detalhes a considerar. Quem sabe sejam contexto para um artigo futuro.
Mas, continuando, na sequência enfrentei outro grande desafio, consolidado ainda em 2015: assumir a gestão da nova equipe do Builder, em parceria com meu colega Otavio Soares Menna.
Transformação pessoal e profissional na gestão de equipes
Desde o início adotamos um modelo de gestão em pares, uma abordagem essencial para o Departamento de Desenvolvimento, composto por profissionais das áreas de programação e engenharia. Nessa estrutura, me tornei responsável pela gestão dos engenheiros e o Otavio, pelos programadores.
Esse foi, possivelmente, o maior de todos os desafios – e continua sendo até os dias atuais –, mas também é o que me proporciona as maiores realizações.
Assumir um papel de coordenação representou, inicialmente, não apenas um desafio profissional, mas também um grande crescimento pessoal, considerando minha formação predominantemente técnica. Por fim, os resultados foram alcançados por meio de uma liderança baseada no exemplo.
Com o tempo, atingimos os objetivos propostos e, ao construir uma equipe altamente qualificada, superei obstáculos técnicos, especialmente por minha atuação não estar diretamente vinculada ao Builder.
Esse êxito foi possível graças à colaboração e à confiança no potencial de cada integrante da equipe – um aspecto que pretendo explorar um pouco mais adiante.
O fato é que a AltoQi investiu – e investe - significativamente na formação de lideranças internas, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento profissional e o crescimento dos colaboradores.
Esses investimentos não apenas aprimoraram nossas habilidades de liderança. Também contribuíram para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
Com equipes mais preparadas, fortalecemos a empresa como um todo, promovendo um reconhecimento mais amplo e consistente para todos.
Entre os treinamentos realizados, destacam-se a Universidade Corporativa, que abordou temas essenciais como:
- comunicação;
- gestão de conflitos e de clima organizacional;
- avaliação de desempenho;
- entrevistas por competências;
- legislação trabalhista; e
- desenvolvimento de times de alta performance.

Treinamento interno: Universidade corporativa.
Posteriormente, participei do Academy, um programa de mentoria em grupo para líderes da AltoQi, focado no desenvolvimento de habilidades de liderança e na promoção de uma cultura organizacional saudável, inclusiva e produtiva.
Com sessões interativas, workshops e acompanhamento personalizado, o programa teve o objetivo de capacitar os participantes a liderar com excelência e influenciar positivamente suas equipes, fortalecendo uma cultura de crescimento e alto desempenho. O Academy elevou nossas competências de liderança a um novo patamar.
Assim, o investimento contínuo em capacitação permitiu-nos assumir o papel de gestores com maior segurança e excelência.

Treinamento interno: Academy
Formação de equipes para um trabalho mais eficiente
Voltando às equipes, por se tratar de um software novo e que abrangia diferentes projetos de instalações elétrica, hidrossanitária, climatização, etc , precisávamos não apenas de profissionais tecnicamente qualificados em diversas áreas, mas também de uma estratégia para engajar as pessoas no compromisso com a qualidade.
Com o tempo, percebemos que atividades de teste podem ser maçantes e repetitivas. Para mitigar isso, envolvemos os profissionais em outras atividades do setor, permitindo que contribuíssem em melhorias e na otimização dos processos.
Esse modelo proporcionou a diversificação das tarefas e o desenvolvimento de novas habilidades, anteriormente restritas aos supervisores, que estavam sobrecarregados com demandas executivas.
Nosso foco também foi aproveitar melhor o potencial do especialista da equipe do Builder. Para isso, estabeleci uma estrutura interna que direcionava atividades específicas para ele.
Os recursos do programa são desenvolvidos por diferentes equipes, responsáveis por partes isoladas das funcionalidades, e seguem fluxos de testes que muitas vezes não abrangem uma validação consolidada do recurso sob a ótica do programa como solução integrada — ou seja, considerando o uso completo, “como um cliente”.
Também podem interessar
Embora esses testes finais aconteçam tradicionalmente antes das entregas trimestrais, muitos recursos são desenvolvidos ao longo de vários meses ou até por mais de um ano. Nesse contexto, o especialista passou a exercer um papel fundamental, conduzindo testes com um olhar mais amplo e crítico, complementando os testes convencionais e antecipando problemas que só seriam percebidos na integração final.
Além dessa atuação, ele também contribui em atividades direcionadas aos Departamentos de Produto e Suporte, agregando valor com sua profunda bagagem técnica e visão de sistema.
Isso fortaleceu o time e aprimorou a qualidade do programa, ao incorporar validações adicionais dos recursos. Consequentemente, o próprio profissional também evoluiu, assumindo responsabilidades para além dos testes rotineiros realizados pelos cargos de base do departamento. Essa mudança permitiu uma aplicação mais estratégica de sua expertise técnica.
Atualmente, a equipe de engenharia do setor de desenvolvimento atua em diversas frentes, indo além da especificação e dos testes dos programas — tarefas que, por si só, já exigem um alto nível de dedicação para garantir a qualidade esperada.
Pela minha experiência, as iniciativas que incentivam a equipe a assumir responsabilidades em múltiplas frentes, promovem discussões ricas em diferentes perspectivas e impulsionam a evolução dos processos internos é o que torna o time altamente capacitado e engajado para avançar em frentes como a automação de tarefas manuais e repetitivas. Ao mesmo tempo em que cultivamos uma cultura de melhoria contínua, estamos sempre atentos às oportunidades para tornar nosso trabalho mais eficiente, inteligente e alinhado aos desafios do nosso setor.
Destaque: E por falar em pessoas, muitas mãos construíram o AltoQi Builder. Com o programa aberto, no menu Ajuda, clicando no ícone “?”, depois em “Sobre” e em “Créditos”, você pode conhecer os profissionais da equipe de Desenvolvimento, que dedicam seu talento para evoluir o software a cada versão. Vale a pena conferir e conhecer quem está por trás desse trabalho!

Créditos equipe de Desenvolvimento
AltoQi Builder: evolução do melhor software para produtividade em projetos complementares BIM
Na evolução do programa, enfrentamos desafios e também fizemos grandes entregas ao longo dos anos, com ênfase nos avanços relacionados aos conceitos BIM e à modelagem tridimensional.
Nos anos de 2018 e 2019, participei de projetos com implementações de recursos voltados aos conceitos BIM de projeto, assegurando a continuidade de um investimento estratégico que resultou no lançamento do AltoQi Builder 2020.
Essa versão aprimorou os processos de lançamento, cálculo, modelagem, colaboração e entrega de projetos. Nossa estratégia foi otimizar as informações já inseridas em versões anteriores para elevar a eficiência na colaboração entre projetos e na detecção de interferências físicas entre elementos distintos. Além disso, automatizamos a geração de notas e complementamos o recurso BCF com o comando “verificar colisões”.
QiBuilder 2020 – Verificar colisões
Somado a isso, conseguimos que o software apresente detalhamentos com alto nível de realismo, o que promoveu uma evolução significativa no processo de finalização dos projetos. Agora, as entregas para os clientes estão mais objetivas e impactantes.
QiBuilder 2020 – Detalhamento realista
Algo muito claro para nós sempre foi que no AltoQi Builder o investimento em recursos voltados aos conceitos BIM de projeto seria constante. Uma prova disso é a implementação de funcionalidades inovadoras, como a criação de edificações a partir de arquivos IFC e o lançamento automático de desvios de eletrodutos flexíveis.
QiBuilder 2020 – Desvios de eletrodutos flexíveis
Em 2020, desenvolvemos e lançamos a versão AltoQi Builder 2021, que ampliou significativamente as funcionalidades do software. A prioridade foi integrar recursos robustos de modelagem, colaboração e entrega de projetos, garantindo que aspectos cruciais, como dimensionamento e lançamento, permanecessem sólidos. Essa atualização resultou em avanços substanciais em diversas áreas.
No esforço de proporcionar uma abordagem integrada ao desenvolvimento de projetos, implementamos ferramentas para modelagem de sistemas de climatização e redes voltadas a projetos de prevenção e combate a incêndios (PPCI), além de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) estruturais, que possibilitam a modelagem com elementos específicos, permitindo o uso total ou parcial da estrutura para compor a solução do projeto.
QiBuilder 2021 – PPCI
Desenvolvemos, ainda, o dimensionamento de sistemas em corrente contínua, ampliando a eficiência e a capacidade do módulo de projetos elétricos.
Com foco na usabilidade, reformulamos a experiência de lançamento, que incluiu o desenvolvimento do corte editável totalmente redesenhado.
QiBuilder 2021 – Corte editável
As ferramentas de colaboração também passaram por uma reestruturação profunda, e a integração da realidade aumentada foi consolidada como parte essencial da plataforma.
QiBuilder 2021 – Realidade aumentada
Em relação aos projetos hidráulicos, aprimoramos a conexão das tubulações com os elementos volumétricos, permitindo capturar a conexão diretamente na face ou em pontos internos do elemento. Com isso otimizamos a precisão e a eficiência no desenvolvimento desses sistemas. Mas não paramos por aí.
QiBuilder 2021 – Captura elementos volumétricos
Tecnologias que redefiniram a eficiência no Builder 2022
As tecnologias avançadas que incorporamos na versão 2022 do AltoQi Builder o colocaram em um novo patamar. Um dos marcos desse trabalho, realizado no decorrer de 2021, foi a implementação de suporte completo para projetos fotovoltaicos, abrangendo desde o lançamento e o dimensionamento até a modelagem desses sistemas. Mais uma vez, isso consolidou o software como uma referência em inovação no setor.
QiBuilder 2022 – Fotovoltaico
Mas, embora o foco em BIM continue sendo um diferencial, questões técnicas permanecem sendo prioridade. Nesse contexto, implementamos o critério probabilístico "Hunter" para o cálculo de vazões de projeto, otimizando o dimensionamento e assegurando conformidade com a revisão da NBR 5626. Essa implementação reforçou nosso compromisso com a excelência técnica.
QiBuilder 2022 – Critério probabilístico “Hunter”
Outro destaque da versão 2022 foi a introdução de um recurso altamente solicitado pelos usuários: a conexão direta dos condutos aos pontos de conexão. Essa funcionalidade permite um detalhamento mais preciso e uma modelagem mais fiel às condições reais de projeto.
QiBuilder 2022 – Captura direta dos condutos ao ponto da conexão
No âmbito da integração entre os softwares AltoQi Builder, AltoQi Eberick e AltoQi Cloud (atual Visus Collab), implementamos melhorias que fortaleceram a experiência colaborativa em projetos conectados, principalmente no fluxo do gerenciamento de pranchas, na organização da documentação e na integração de comunicação via BCF, tornando os processos mais fluidos e eficientes.
Por fim, implementamos melhorias no ambiente 3D, que agora oferece maior realismo e usabilidade. Ao incorporar recursos para exibição de linhas de contorno, permitimos ao usuário fazer a importação de cores de modelos e representação volumétrica de um número maior de elementos do projeto. Essas inovações elevaram a qualidade visual e a eficiência das apresentações, beneficiando diretamente os profissionais que utilizam o AltoQi Builder.
QiBuilder 2022 – Linhas de contorno no 3D
A cada ano são lançadas as novidades do software. Até 2022, a liberação da atualização anual ocorria sempre no mês de agosto. Contudo, em 2023 decidimos alterar essa data para fazer o lançamento próximo à Feicon, a tradicional Feira da Construção Civil.
Assim, a versão 2023 do AltoQi Builder foi lançada no início do ano, destacando-se por integrar tecnologias avançadas, como o uso do PEX, e pela ampliação do portfólio, com a inclusão de projetos de piscinas, atendendo às demandas mais recorrentes dos clientes na área de hidráulica.
AltoQi Builder 2023 – PEX
Também desenvolvemos recursos voltados para aprimorar a usabilidade e a produtividade, como a possibilidade de mover a janela 3D para um segundo monitor e a nova interface para cadastro de peças em 3D.
AltoQi Builder 2023 – cadastro de peças em 3D
Somado a isso, trabalhamos na implementação de funcionalidades inovadoras que fortalecem a integração e a colaboração entre projetistas, como a criação de edificações a partir de modelos externos vinculados ao AltoQi Cloud, além de melhorias na geração de pranchas e no gerenciamento de arquivos.
Houve ainda um foco expressivo em estabilidade e performance, fruto de esforços contínuos para garantir a excelência da ferramenta.
O sucesso do lançamento de 2023 nos fez repetir a fórmula para a apresentação da versão AltoQi Builder 2024. Assim, no início do ano atualizamos a todos os clientes e interessados sobre as novidades do software – e foram muitas!
Implementamos o “Detalhamento em vista 3D”, uma abordagem revolucionária para a elaboração de pranchas no software. Este método incluiu funcionalidades como Perfis de vista 3D, que permite definir regras detalhadas para a representação do modelo 3D, e Títulos personalizados, trazendo maior praticidade e flexibilidade à criação de documentos técnicos.
AltoQi Builder 2024 – Novo detalhamento
Foi um ano, também, para apresentar as novas aplicações comerciais: Infinity, Enterprise, Premium e Professional, que ampliam as possibilidades de personalização para diferentes tipos de clientes.
Nessa nova configuração, desenvolvemos recursos exclusivos para os clientes das aplicações Infinity e Enterprise, como o Barramento blindado, que permite modelagem, dimensionamento e detalhamento totalmente integrados ao projeto de Fiação.
AltoQi Builder 2024 – Barramento blindado
Outro destaque importante da versão 2024 do Builder foi o desenvolvimento do comando Quadro executivo, que proporciona a criação de projetos elétricos mais abrangentes, com layouts de quadros padronizados e informações detalhadas em 2D e 3D, superando os diagramas convencionais.
AltoQi Builder 2024 – Quadro executivo
Além disso, implementamos melhorias significativas na base 3D, como os comandos:
- Medir ponto a ponto;
- Seleção múltipla; e
- Definir peças no 3D.
Isso otimizou as operações para maior eficiência. Já o aprimoramento do importador IFC assegurou maior compatibilidade na leitura de arquivos e melhor integração no fluxo de trabalho.
As outras novidades no segmento de projetos hidrossanitários foram a adição de novos recursos, como o lançamento, dimensionamento e detalhamento de Pressurizadores e Estações elevatórias de esgoto.
AltoQi Builder 2024 – Pressurizadores
Para aumentar a produtividade, implementamos ferramentas como:
- Cotas dinâmicas;
- Cotas automáticas; e
- Unificar pavimentos.
AltoQi Builder 2024 – Cotas automáticas
Esta última, permite que projetistas trabalhem simultaneamente em computadores diferentes, lançando no mesmo pavimento de um projeto e unificando posteriormente os dados dos projetos de maneira eficiente, o que garante maior colaboração entre as equipes.
Com essas entregas, reforçamos o compromisso de atender às demandas do mercado e elevar o padrão técnico dos projetos realizados com o AltoQi Builder, consolidando nosso papel como referência no setor.
As inovações do Builder 2025
O foco em proporcionar inovação e eficiência para os usuários conduziu o desenvolvimento e aprimoramento dos recursos da versão 2025 do Builder. O que realizamos para entregar tantas novidades em tão pouco tempo foi embasado na adoção de uma nova abordagem de trabalho, fundamentada na colaboração e na inovação contínua.
Criamos um ambiente onde as ideias fluem livremente e podem ser testadas, promovendo um forte senso de pertencimento e motivação. Os reflexos disso apareceram na produtividade, na confiança mútua e no suporte que os membros da equipe deram uns aos outros. Como resultado, desenvolvemos o lançamento de condutos. Agora, é possível viabilizar a criação de condutos diretamente no ambiente 3D, com a visão integrada de disciplinas.
A colaboração da equipe também resultou na implementação da funcionalidade de lançamento no espaço, onde o usuário pode definir comprimento, ângulo e plano de lançamento, e fazer ajustes, como realizar lançamento de desvios e compatibilizações de maneira intuitiva.
Para ir além, otimizamos a experiência no 3D, incorporando ferramentas de localização que agora destacam e enquadram elementos na tela, facilitando a navegação em projetos complexos.
AltoQi Builder 2025 – Lançamento de condutos no 3D
O diagrama unifilar elétrico também passou por uma reformulação significativa, permitindo a edição direta dos elementos para personalização em prancha. Ou seja, agora é possível manipular quadros e proteções, gerando quebras de linha que também são manipuláveis, além da introdução da orientação vertical para ampliar as possibilidades de representação.
AltoQi Builder 2025 – Diagrama unifilar editável
Conclusão
Em 2026 vem mais novidades por aí, pode ter certeza! Não contarei quais são, mas sei que continuaremos a entregar soluções inovadoras e a transformar a maneira como os projetos de engenharia são feitos. Principalmente porque há o comprometimento da equipe e a busca contínua por aprimoramento.
Estou certo de que até aqui, fomos além de criar o maior software de projetos de instalações prediais em BIM — não apenas do país, mas quiçá do mundo. Credito isso ao entendimento de que liderar a equipe de Desenvolvimento é sobre, acima de tudo, desenvolver pessoas, participar ativamente do processo de treinamento de cada uma delas e ter a oportunidade de contribuir de alguma forma para seu crescimento.
É gratificante ver as grandes profissionais que todas essas pessoas se tornaram, o impacto que geram no setor e na empresa, e a excelência da ferramenta que entregam ao mercado.
Olhando para o futuro, acredito que estamos preparados para evoluir e transformar o setor. Já provamos nossa capacidade de inovar e o quanto ela é essencial para superar os desafios tecnológicos que surgem a todo momento. Nesse processo, aprendemos uma lição valiosa com a tecnologia: nada é impossível.
